Publicidade
Beneficente

SENAR ministra treinamento para moradores do Bairro dos Minérios

Foi com o objetivo de instruir os participantes do Projeto Horta Comunitária, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) ministrou de 6 a 10 deste mês, novembro, curso de horticultura. “Vim aqui trazer informações e treinamento para as pessoas produzirem hortaliças de qualidade e sem agrotóxico”, conta Gildemarques dos Santos Alves, instrutor do SENAR, detalhando que além do preparo da terra e do plantio, ensinou aos participantes a preparar fungicidas e inseticidas naturais para defender suas plantas.

Outro ponto importante do treinamento foi a construção de composteira, podendo assim aproveitar os resíduos orgânicos produzidos por cada família dos participantes do projeto. “As pessoas já se empolgam quando descobrem que é possível produzir sem agrotóxico e assim se integram querendo aprender mais. Aqui não foi diferente, o que nos faz ter um excelente aproveitamento nos cinco dias em que estivemos aqui”, conta Gildemarques.

Quem também participou do treinamento foi o secretário municipal de Habitação de Parauapebas, Crhistian Miranda, que se disse estar feliz por ver o interesse das pessoas em buscar aprender para desenvolver o projeto. “Como disse no início e continuo reafirmando: esse projeto não é meu, não é da SEHAB nem do prefeito. Ele é daqueles que se interessam em desenvolvê-los, plantando seus esforços para colher, além de melhor alimentação, melhor orçamento familiar”, resume Crhistian Miranda.

Sobre o Projeto

A Horta Comunitária no Bairro dos Minérios é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Habitação de Parauapebas (SEHAB) com apoio técnico da Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPROR), que deve ser desenvolvido pela comunidade com o apoio do governo municipal.

O Projeto é desenvolvido em uma área de aproximadamente um hectare, onde os moradores daquela localidade, que se interessarem, poderão cultivar diversas plantas, entre elas: pimentas, quiabo, jiló, tomate, pepino, abóboras, maxixe, couve, alface, coentro, cebola etc.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade
Publicidade

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 99121-9293 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top
error: Reprodução proibida!