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Servidores da educação serão preparados para aposentadoria

O programa está dividido em três módulos: Sensibilização, Informativo e Formativo. O primeiro, de Socialização, foi iniciado na tarde desta quinta-feira (17), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamenta Cecília Meireles e envolveu 14 servidores, entre eles professores, auxiliares administrativos e auxiliar de serviços gerais.

Segundo Nilza Coelho, coordenadora executiva do PPA, a Semed realizou mapeamento para identificar os servidores que devem se aposentar nos próximos anos. “Nosso público-alvo são servidores da educação que estejam a dois anos de alcançar a aposentadoria voluntária ou a um ano da aposentadoria compulsória. Ou aqueles que possuam indicação de aposentadoria por invalidez”, informa.
Por meio do mapeamento, já foram identificados mais de 400 profissionais com idade acima de 53 anos, sendo que quase duas dezenas estão prestes a se aposentar por idade e voluntariamente.

PENSANDO O FUTURO
Ainda de acordo com Nilza, as ações do PPA serão desenvolvidas de forma que os profissionais da educação possam conhecer a multidimensionalidade que envolve uma aposentadoria com qualidade de vida e convivência social. “Vamos oportunizar para esses servidores uma educação para a aposentadoria e auxiliá-los na reflexão, no planejamento e na construção desta nova etapa, possibilitando a elaboração de um projeto de vida futuro”, relata a coordenadora executiva do programa, divulgando que serão trabalhadas as seguintes temáticas: “Aposentadoria como Direito”, “Finanças e Empreendedorismos”, “Qualidade de Vida”, “Redes Sociais”, “Aposentadoria e Cidadania” e “Projeto de Vida Pós-Aposentadoria”.

A professora Maria das Graças Moura Oliveira, de 60 anos, chegou a Parauapebas em 1984, com o projeto de vida de estudar e trabalhar. Segundo ela, é funcionária da rede estadual de ensino há 31 anos e do município há 25. “Estou prestes a me aposentar, mas meu projeto de vida nunca mudou: quero continuar a desenvolver minhas atividades. Acredito que o programa vai me ajudar a dar continuidade a esse projeto, nem que seja de outra forma”, relata Maria.

OFICINAS INTERATIVAS
Durante a socialização de apresentação do PPA, com seus objetivos, público-alvo, ações e módulos temáticos, foram apresentadas as amostras de duas das oficinas que farão parte do programa: “Avaliação de Clima e Diagnóstico Organizacional”, ministrada pela coordenadora do PPA, Nilza Coelho, que possui MBA em Gestão de Pessoas; e “Ressignificação da Identidade Profissional”, ministrada pelo professor facilitador Arão Silva, sociólogo e especialista em Administração do terceiro setor.

Reportagem e foto: Messania Cardoso

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