No acumulado do ano, foram emplacados 26.981 veículos, contra 34.249 no mesmo período do ano passado, representando queda de 21,22%.
Leonardo Pontes, presidente do Sincodiv PA/AP, credita o aumento das vendas no Pará ao empenho das concessionárias. “Apesar da queda nas vendas, a união dos concessionários foi o principal fator que estimulou esse aumento. O momento é de busca, é de ir atrás dos clientes, não podemos esperar que o cliente venha até a loja, temos que mostrar a ele que existem vantagens reais para a compra do automóvel. Essas estratégias começam a dar resultados positivos, o que realmente só acontece a partir de março”, destaca.
O mercado interno brasileiro perdeu vantagens, o IPI subiu e o crédito foi contido devido ao risco de inadimplência. E, como resultado, a economia brasileira passa por uma retração. Mesmo assim, apesar do cenário pouco favorável, algumas concessionárias têm conseguido aproveitar algumas circunstâncias do momento para manterem-se firmes no mercado.
Com exceção de caminhões e implementos rodoviários, todos os outros setores aumentaram as vendas em março, com destaque para ônibus, com aumento de 270,59%, comparado com fevereiro.
Municípios – Entre os municípios paraenses, Belém continua tendo a maior participação no volume de vendas, com pequena participação apenas nas vendas de ônibus. Os municípios com destaque nos emplacamentos de ônibus foram Marabá, Bragança e Ananindeua. Marabá foi o principal responsável pelo crescimento nas vendas, com 79,37%.
No setor de automóveis, a capital respondeu por 48,57% dos emplacamentos, seguida do município de Ananindeua, com 9,14% das vendas. Na parte de caminhões, a capital paraense teve 22,35% de participação nas vendas, sendo seguida pelas cidades de Marabá, que obteve 9,41%, e Castanhal, que apresentou 5,88% do volume de vendas. Belém também liderou na venda de motocicletas, com 11,35% dos emplacamentos, seguida de Marabá, com 6,05% das vendas. Marabá foi o município de maior destaque no último mês, pois obteve evidência nas vendas de comerciais leves, caminhões, motos e ônibus.
Os melhores desempenhos do município de Parauapebas foi em quarta posição na venda de automóveis com 4,78% e a terceira na venda de motos, com 5,39% das vendas.
Ranking – Dentre as cinco marcas de automóveis que mais venderam no Pará em março, a GM fechou o mês na primeira colocação. Foram 477 carros emplacados. Em segundo lugar, a Fiat fechou o mês com 351 emplacamentos. Hyundai, Volkswagen e Toyota fecham o ranking das cinco marcas mais vendidas no último mês.
Confira, a seguir, mais detalhes do resultado dos emplacamentos do Pará em março:
Automóveis e comerciais leves
No total, foram emplacadas 3.055 unidades de automóveis e comerciais leves em março. O número representa aumento de 6,71% na comparação com fevereiro deste ano e recuo de 29,49% em relação a março de 2015. Na comparação entre o acumulado deste ano com o anterior, os segmentos registraram retração de 29,93%.
Caminhões e ônibus
Segundo o Sindicato, 148 caminhões e ônibus foram emplacados em março, número 34,55% superior ao registrado em fevereiro. Na comparação com o mesmo mês de 2015, o número, no entanto, representou queda de 26,37%. No acumulado do trimestre, as categorias apresentaram desempenho 44,94% abaixo do verificado de janeiro a março de 2015.
Implementos rodoviários
Foram vendidos 36 veículos da categoria no mês. O segmento apresentou diminuição de 28% nas unidades emplacadas na comparação com fevereiro e recuo de 34,55% ante o mês de março do ano passado. Na comparação do acumulado de janeiro a março deste ano com o mesmo período de 2015, houve queda de 18,75%.
Motocicletas – No mês passado, o mercado de motocicletas registrou 6.425 emplacamentos contra 5.540 em fevereiro, representando aumento de 15,97%. Entre as montadoras mais vendidas, o primeiro lugar é a Honda, seguida pela Yamaha.