Publicidade

Sistema de Transporte Público de Parauapebas continua sendo alvo de reclamações

O novo sistema que faz o transporte público de Parauapebas continua sendo alvo de reclamações de usuários devido à grande demora nas paradas. Alguns passageiros relatam que esperam mais de uma hora por um dos 75 micro-ônibus que fazem o transporte coletivo da cidade.

“É um absurdo esperar tanto tempo. Quase todos os dias eu chego atrasada no trabalho e tarde da noite em casa”, diz a atendente Suzana Cardoso.


Já o Presidente da Central das Cooperativas de Transporte de Parauapebas, Jovelino Amaral, afirma que o intervalo de um micro-ônibus para outro é de 15 minutos, salvo algumas rotas que chega a 20 minutos. “É logico que as vezes tem algumas situações que causam demora, problema no trânsito, e isso acumula vários carros e desencadeia o horário”, admite o presidente.

Existe no município uma Ordem de Serviço que determina, dependendo da linha, a liberação de um veículo a cada dez minutos. Em relação a essa determinação, o presidente garante que ela está sendo cumprida, mas que alguns imprevistos acontecem de vez em quando e deixam a operacionalidade do cronograma comprometida.

O presidente explica ainda que um dos motivos de tanta demora nas paradas é o fato de as pessoas insistirem em fazer o pagamento em dinheiro. “A população cobra muito da operadora do sistema de transporte, mas não aderiu ainda as mudanças e tecnologias que foram implantadas. Se todos aderissem ao sistema de bilhetagem eletrônica facilitaria. As vezes o passageiro apresenta uma nota de grande valor e até que o motorista passe o troco demanda tempo”, justifica.

O cartão passe fácil custa R$ 2,25 e pode ser recarregado quantas vezes forem necessárias no valor que a pessoa escolher. Os estudantes, portadores de necessidades especiais e idosos devem comparecer com documento oficial com foto para efetuar um cadastro. Para os portadores de necessidades especiais, além dos documentos pessoais, é necessário também um laudo para comprovar a deficiência.

Existem oito pontos de atendimentos para aquisição do passe fácil.

Confira alguns endereços disponíveis:

• Rua Sol Poente, 442, Bairro da Paz;
• Farmácia Zero Hora, Cidade Nova;
• Avenida dos Ipês, Cidade Jardim;
• Avenida Inglaterra, Bairro Novo Horizonte;
• Rua Santa Catarina, Bairro Liberdade;

A efetuação do cadastro é simples e prático, dura apenas alguns minutos.

Reportagem: Stéfani Ribeiro – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu