Banner Educar


SPCDM realiza treinamento inédito com o Corpo de Bombeiros

SPCDM realiza treinamento inédito com o Corpo de Bombeiros

Em uma iniciativa inteiramente nova a SPCDM (Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral) em parceria com o Corpo de Bombeiros de Parauapebas promoveu um treinamento para resgate em mina subterrânea na área do projeto que capacitou cerca de 15 militares da corporação. O acordo não é uma obrigação da empresa, mas sim um compromisso dela com o desenvolvimento da região que atua.

A parceria firmada entre a empresa e o Corpo de Bombeiros poderá durar por toda a vida útil da mina. Além da necessidade de envolvimento direto do órgão em razão do Plano de Atendimento a Emergência da SPCDM, o Corpo de Bombeiros solicitou a capacitação com a justificativa de não possuírem experiência no resgate em mina subterrânea. “Até o momento ainda não houve ocorrências em minas subterrâneas com o envolvimento do órgão na região. E esperamos que nunca ocorra, mas é sempre importante estarmos preparados”, relata o Capitão Charles Catuaba do Corpo de Bombeiros de Parauapebas.

A importante troca de conhecimento e experiências aconteceu na semana passada. Larissa Herzog, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SPCDM, explica que a capacitação teve duração de três dias cumprindo uma carga horária de 24 horas. “A reciclagem das técnicas de resgate, salvamento e combate a incêndio em mina subterrânea apresentadas no curso poderá acontecer nos meses seguintes”, enfatiza Larissa.

Responsável pelo treinamento, o Departamento de Segurança do Trabalho da empresa treinou também 56 colaboradores voluntários de diversas áreas do projeto, formando a Brigada de Emergência, que estarão à frente, junto com a corporação militar, em casos reais de emergência na mina. “Os colaboradores ficaram animados com o treinamento, nossa equipe interna é muito bem preparada para eventuais ocorrências”, pontua Larissa.

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!