Publicidade

Sustentabilidade da mineração é foco de discussão para vereadores da região

A questão mineral continua sendo ponto de debate para os vereadores de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá. O ritmo acelerado da exploração, a crescente migração e a desigualdade social que atingem os municípios vem sendo discutidos durante todo o ano, como também os mecanismos para minimização dos ônus.

Na tarde desta quinta-feira, 04, os parlamentares se reuniram na Câmara de Parauapebas. Estiveram presentes os vereadores Euzébio Rodrigues (PT), José Arenes (PT) e o presidente da Câmara Municipal, Josineto Feitosa (SDD). Entre os vereadores de Marabá estavam Irismar, Júlia Rosa, Vanda Américo e Pedro Corrêa.


Dentre os pontos que preocupam os parlamentares estão as alternativas de transporte e energia e a modificação regulatório da mineração. Para o vereador Josineto Feitosa os problemas gerados pela mineração devem ser solucionados de forma célere, já que com o decorrer do tempo as riquezas naturais tendem a diminuir. “São problemas de muito tempo e nós, que pertencemos ao legislativo, temos que ter unidade para saná-los”, disse Josineto. Para a presidente da Câmara de Marabá, vereadora Júlia Rosa, a questão mineral merece estar no foco das discussões. “Aqui temos pessoas afetadas pela mineração e nós não podemos continuar engolindo poeira. Temos que cobrar ações mais eficazes. Possuímos muitos ônus, mas queremos mudar essa situação”, explicou.

Os parlamentares voltarão a se reunir no dia 13 de agosto e o tema do próximo encontro será ‘Sustentabilidade da Mineração e Energia’. Ao final do fórum será confeccionado um documento com as reivindicações da região que será encaminhado para discussão em âmbito nacional.

Reportagem: Josiane Quintino

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu