Publicidade

Treze creches vão beneficiar crianças da faixa etária de 4 meses a 3 anos de idade

As famílias de crianças na faixa etária de 4 meses a 3 anos de idade poderão contar com o serviço de creches públicas em Parauapebas, a partir deste ano. Ao todo, 13 unidades serão entregues para a comunidade no biênio 2014/2015 para atender a esse público, podendo estender-se também para crianças de 4 a 5 anos (pré-escola).

A inauguração da primeira creche está prevista para ocorrer em agosto deste ano, no Bairro Casas Populares II. A segunda, localizada no Bairro Jardim Canadá, já teve a obra iniciada. Essas duas unidades e as outras nove que serão construídas na cidade são frutos de parceria celebrada entre os governos municipal e federal.


Por meio da parceria, a Prefeitura de Parauapebas se responsabiliza pela doação da área em que serão construídas as creches, seguindo os padrões e critérios do Ministério da Educação (MEC), e pela mobília e manutenção da unidade de ensino. Já o governo federal, por meio do programa Proinfância, constrói a obra civil.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), das nove creches que ainda serão construídas, cinco já estão com as áreas prontas e com o contrato da obra assinado. Elas serão construídas nos seguintes bairros: Cidade Jardim, Minérios, Guanandi, Beira Rio II e Moradias Melhores (Casas Populares). As obras devem iniciar em agosto deste ano. As obras das outras quatro creches aguardam fechamento do termo de compromisso entre as partes.

As áreas em que serão construídas as unidades de ensino infantil passaram por um processo de avaliação junto à esfera federal, que exigia principalmente legalização da área e o tamanho adequado.

Totalizando as 13 unidades, a Semed deve entregar reformadas, até o final de 2014, duas creches que foram doadas pela empresa Vale, localizadas nos bairros Guanabara e Liberdade.

PROGRAMA PROINFÂNCIA
O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e de pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, é indispensável à melhoria da qualidade da educação.

As unidades construídas no âmbito do Proinfância são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes que permitam a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

Reportagem: Karine Gomes
Foto: Anderson Souza

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu