Publicidade

Turismo Rural – Um novo e promissor produto para o turismo local

Turismo Rural ou Agroturismo é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.

Partindo desta definição e acreditando no grande potencial que temos em nosso município, o Departamento de Turismo de Parauapebas vem estudando desde o fim de Maio a cerca das propriedades rurais que se enquadram conforme as exigências do Ministério do Turismo para implantação dessa nova segmentação no turismo local.

Saraiva publicidade

Esses estudos culminam em uma parceria firmada com a Empresa Beta Consultoria Jr, das turmas de Administração e Engenharia de Produção da UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia, que está desenvolvendo um projeto de pesquisa e consultoria para identificar as propriedades com potencial para receberem turistas.

Baseados em alguns exemplos e informações vindas do próprio Ministério de Turismo, e pesquisas de locais que são referência nessa segmentação, hoje sabemos que certas propriedades rurais podem receber turistas para oferecer um ou mais dias de contato com a vida no campo. Assim os visitantes poderão sentir como vive o homem do campo desenvolvendo diversas atividades, que vão desde a ordenha de vacas até a colheita de legumes e o preparo de seu próprio alimento. Algumas dessas propriedades inclusive podem hospedar seus visitantes de forma que eles tenham uma imersão mais profunda na vida do campo. Isso também é uma forma de valorizar as propriedades rurais e resgatar valores, além de fomentar o desenvolvimento desta matriz econômica que é o turismo, hoje sendo a indústria que mais cresce no mundo todo.

Já estamos trabalhando a ROTA DO BÚFALO, que tem forte apelo nesta segmentação, levando os visitantes a terem contato com uma criação de búfalos, degustar produtos derivados do leite da búfala, fazer trilhas equestres, conhecer propriedades que produzem abacaxi e trabalham com apicultura, pesque-pague e se servir da culinária tradicional do campo.

Com a conclusão desta consultoria o Departamento de Turismo espera estruturar uma nova Rota, e assim alavancar ainda mais a procura por atrativos turísticos em nossa cidade.

Antonio Dácio Souza
Segmentação de Produtos – Departamento de Turismo de Parauapebas

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu