Publicidade

Turma de Física da UFPA em Parauapebas cola grau

A cerimônia de Outorga de Grau da primeira turma do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Polo Parauapebas, vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (Parfor), ocorreu na noite do último sábado (29), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A solenidade contou com a presença do coordenador do curso, professor doutor João Furtado de Souza, que diplomou os formandos e, na ocasião, representou o magnífico reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy; do diretor da Faculdade de Física, professor doutor Rubens Silva; de professores da instituição; do prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano; da secretária de Educação, Juliana de Souza; do vereador Antônio Chaves de Souza (Major da Mactra); e dos coordenadores do Parfor no Polo Parauapebas.

Para os formandos, a cerimônia teve significado mais que especial. “Foram anos de dedicação e esforço. Eu me sinto realizado, principalmente por saber que muita gente sonha com essa oportunidade. E eu tive essa oportunidade. Então, fiz valer a pena”, relembra o mais novo licenciado em Física, Cristiano Gomes de Jesus, professor da rede municipal de educação desde 2006.
Além dos alunos de Parauapebas, havia na turma dois estudantes de Jacundá, para os quais o momento representou uma conquista singular. “Sem contar o empenho exigido em qualquer curso superior, tínhamos que ficar longe de casa durante o período de aula. Isso faz com que este momento tenha um sabor de vitória ainda maior. Estou muito feliz por ter conquistado meu primeiro diploma de curso superior”, relata Marinalva Porfiria dos Santos, moradora de Jacundá. Ao todo, 13 alunos foram diplomados.

Saraiva publicidade

MAIS CURSOS
Em seu discurso, o prefeito Valmir Mariano, patrono da turma, parabenizou os concluintes e informou sobre convênios da Prefeitura de Parauapebas com instituições de ensino superior e a pós-graduação que será ofertada aos professores da rede municipal de ensino.
“Já fizemos convênio com a Ufra [Universidade Federal Rural da Amazônia], a UFPA e agora estamos firmando parceria também com a Uepa [Universidade do Estado do Pará], para que possamos fazer a diferença em educação superior em Parauapebas. Além disso, vamos oferecer brevemente cursos de pós-graduação específicos para professores”, destacou o chefe do Executivo.

Paraninfa da turma, a secretária Juliana de Souza manifestou sua alegria e gratidão pelo convite e aconselhou os novos licenciados a continuarem os estudos. “Prossigam em busca permanente do conhecimento. Invistam em especialização, mestrado e, quem sabe, em doutorado, para que vocês possam contribuir ainda mais com a educação do país”, recomendou.
O professor doutor João Furtado de Souza agradeceu ao governo municipal pelo apoio. “Cumprimento a administração do município, na pessoa do prefeito Valmir Mariano, pela valiosa colaboração com o Parfor daqui. Em momento algum deixamos de ter o apoio de vocês, como também da administração do campus, por meio das professoras Tânia Brunelle e Ana Maria Souza”.
A implantação do Polo do Parfor em Parauapebas é resultado de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), a Universidade do Federal do Pará (UFPA) e o Governo Municipal.

Reportagem: Messania Cardoso

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu