Banner Educar


Ufra promove Feira Vocacional para alunos do ensino médio

Ufra promove Feira Vocacional para alunos do ensino médio

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) recebeu durante todo o dia desta última quarta-feira, 13, estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de Parauapebas e de Curionópolis. A visita faz parte do projeto “Feira Vocacional da Ufra”, que ocorre em todos os seis campus da universidade e objetiva apresentar para a comunidade as profissões ofertadas por meio dos cursos de graduação, a infraestrutura e as atividades desenvolvidas pela instituição.

A recepção dos 179 estudantes das escolas Eduardo Angelim e Janela para o Mundo, de Parauapebas, e Tancredo Neves e Almir Gabriel, de Curionópolis, foi realizada no auditório do prédio por representantes e alunos da universidade. Na ocasião, foram apresentados os cinco cursos oferecidos pela Ufra: zootecnia, engenharia de produção, engenharia florestal, agronomia e administração. E foi explicado sobre a atuação dos profissionais dessas áreas e sobre o mercado de trabalho.

Cada uma das cinco profissões foi apresentada aos visitantes por estudantes das respectivas áreas. Coube à aluna Natália Bianca Medeiros, do 8º período do curso de zootecnia, apresentar aos jovens um pouco sobre sua futura profissão e descrever para eles algumas das possibilidades que tanto a graduação quanto a Ufra oferecem.
“O nosso objetivo é mostrar a importância do nosso curso para a sociedade e ajudar os alunos a identificarem alguma área ou curso de interesse, pois muitos jovens chegam às vésperas de prestar vestibular ainda sem saber o que querem, além de apresentarmos a estrutura que temos em Parauapebas”, relatou a graduanda.

Depois da palestra dos graduandos, os jovens percorreram os espaços da universidade: salas, laboratórios de solo, fitopatologia, gestão de processos, anatomia e fisiologia animal, reprodução vegetal, reprodução animal, bromatologia (análise de alimentos), entre outros.

 

Gustavo Silva Cardoso, estudante do 3º ano da escola Janela para o Mundo, esteve pela primeira vez nas dependências da Ufra e afirmou que a experiência vivenciada reforçou ainda mais a escolha da futura profissão. “Sempre tive interesse em cursar engenharia florestal. Agora, a vontade aumentou ainda mais. É isso que eu quero e vou me dedicar aos estudos para conseguir”, garantiu o jovem, que confessou ter ficado “espantado” com a organização e quantidade de equipamentos dos laboratórios.

A diretora do campus, professora Kaliandra Alves, avalia a feira como “sensacional” e afirmou que o evento só foi possível graças ao esforço de todos que integram a instituição. “A Ufra como um todo preparou este evento com muito carinho para que os estudantes conhecessem nosso campus, cursos e vivenciassem a realidade da universidade, e a partir de então possam refletir melhor sobre que profissão escolher”, disse a diretora.

Reportagem: Messania Cardoso

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!