Publicidade

Universidade Federal do Pará divulga listão de aprovados

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulga nesta sexta-feira (17) o listão dos calouros aprovados no Processo Seletivo 2014. A instituição recebeu os dados referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última segunda (13), e passou a semana processando os resultados. O listão oficial está disponível no site da UFPA e do Ceps.

O estudante Igor Cerejo foi o primeiro lugar geral da UFPA. Segundo ele, o segredo para obter uma boa nota é se aprofundar nos estudos. “Além das apostilas que recebi no colégio e cursinho, que são muito boas e já garantem uma aprovação, procurei complementar lendo livros de autores consolidados, por fora. Foi um reforço muito importante”.

Saraiva publicidade

Em segundo lugar, ficou o estudante Lucas Marques, que também prestou vestibular para medicina. O terceiro lugar ficou com o estudante Lucas Bitar, que tentou vestibular para direito. Entre os dez primeiros lugares, sete foram aprovados em medicina, dois em direito e um em engenharia naval.

Expectativa
A estudante Thaynah Luiza, de 16 anos, tenta pela primeira vez o vestibular para o curso de engenharia naval. Ela e o namorado foram cedo para o campus da UFPA em Belém, no bairro do Guamá, para conferir de perto a lista com o nome dos novos calouros a instituição pública de ensino superior. Enquanto isso, a família da jovem prepara a festa em casa.

“Eles estão confiantes na aprovação, nós estamos confiantes. A mãe dela preparou toda a festa. Quando chegarmos lá vai ser só para comemorar juntos”, afirma Leonardo Miranda, de 20 anos, namorado de Thaynah, que também tenta uma vaga na UFPA, pelo segundo ano consecutivo para o curso de geologia.
“Em relação ao ano passado, eu estou me sentindo mais preparado. Estou confiante na prova do Enem e na minha preparação, que esse ano fez a diferença. A prova do Enem foi trabalhosa, mas para mim foi muito boa”, conta.

Enem
Todos os 134 mil inscritos no processo seletivo tiveram de prestar o exame, que foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2013. Assim como a UFPA, outras 115 universidades e institutos federais utilizaram o Enem como critério de seleção.

Victor Mesquita veio acompanhado da mãe e do irmão. Ele tenta uma vaga no curso de engenharia civil, e está muito nervoso pelo resultado. A mãe do jovem, de apenas 17 anos, diz que está tão ansiosa quanto o filho. “Nós viemos para cá porque em casa é muito pior a tensão e o nervosismo. Aqui a gente já sabe logo e pronto, é festa”, brinca Shaelda Mesquita.
Segundo a UFPA, as 7.752 vagas da instituição foram divididas em três processos seletivos: o PES, que é a maior porta de entrada para a universidade, ficou com 5.627 vagas. O restante foi distribuído entre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficou com cerca de 20% do total, e os processos seletivos especiais para indígenas e quilombolas.

Aprovados
Sobre a relação a origem dos candidatos aprovados no concurso, o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, informa que além dos 5.607 paraenses, há 35 candidatos do Amapá; nove do Tocantins; oito do Maranhão; seis de Minas Gerais; quatro candidatos vindos de cada um dos estados do Amazonas, Goiás, Rio de Janeiro e Rondônia; dois candidatos vindos de cada um dos estados do Acre, Ceará, Paraná e São Paulo; e ainda um candidato vindo de cada um dos estados da Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Ao todo, 4.845 candidatos de outros estados haviam se inscrito para disputar vagas na UFPA por meio do Processo Seletivo 2014 (PS 2014).

Concorrência
De acordo com a universidade, o curso mais concorrido é o de medicina, com 5.046 inscritos – uma concorrência de 75.31 candidatos disputando cada vaga. Direito aparece em segundo lugar, com 47 candidatos por vaga, enquanto Educação Física, em terceiro, tem 45.9. Para os cotistas, aliás, Educação Física é o curso mais concorrido: são 3.500 inscritos, gerando uma disputa de 128.8 cotistas para cada vaga destinada ao sistema de cotas. O curso de Serviço Social está em segundo lugar, com 114.06 candidatos por vaga, enquanto Psicologia para o turno vespertino em 100.58 candidatos por vaga.

Fonte: G1-PA

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu