Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

UPA volta a funcionar 24 horas e autoridades querem implantar rota de micro-ônibus

Representantes das secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Urbanismo (Semurb) e de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) se reuniram na manhã desta sexta-feira, 27, para discutir assuntos relacionados ao acesso à Unidade de Pronto Atendimento, localizada no bairro Cidade Jardim. O encontro foi realizado no mesmo dia em que a UPA completa um ano de inaugurada.

O prédio tem espaço adequado e amplo para o atendimento de pacientes, mas quem precisa se deslocar até a unidade enfrenta dificuldades, o que tem gerado reclamações da população quanto à falta de uma linha de transporte público que contemple o local. Na reunião, a Semsa solicitou à Semsi reforço nas áreas de segurança, com apoio da Guarda Municipal. Já a Semurb garantirá paisagismo e iluminação nas vias que levam à unidade de saúde.

Segundo o coordenador da UPA, enfermeiro Manoel Ilson Carvalho, o trabalho em conjunto entre essas secretarias visa a corrigir e definir soluções para alguns problemas e, assim, oferecer melhor serviço ao município. “A UPA tem a mesma função do pronto-socorro, então precisamos desafogar o atendimento no hospital municipal. Além de funcionar 24 horas, contamos com seis médicos – quatro durante o dia e dois à noite -, Raio-X, laboratório, quatro salas de urgência, leitos de observação pediátrica e adulta”, pontuou.

Na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro, ocorrerá uma nova reunião, desta vez com a participação da Central das Cooperativas de Transporte de Parauapebas, empresa responsável pelos micro-ônibus da cidade. A interação e cooperação entre secretarias, departamentos e coordenadorias deve se tornar uma das marcas da nova gestão.

IML

 

Outro ponto discutido na mesma reunião é para que haja maior parceria com o governo estadual para implementação do atendimento do Instituto Médico Legal (IML) em Parauapebas. Por meio da Semsi, o município atualmente é responsável por toda a folha de pagamento dos funcionários do órgão, bem como pelas despesas com manutenção e combustível dos veículos.

De acordo com Michael Gomes, titular da Semsi, uma reunião com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para tratar desses assuntos ocorrerá na próxima quinta-feira, 2 de fevereiro. Os municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás também são atendidos pelo IML de Parauapebas.

Reportagem: Anderson George

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário