Publicidade

Urnas eletrônicas seguem para as zonas eleitorais no Pará

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) fez, ontem, o primeiro embarque das urnas a serem usadas na capital e em Ananindeua, durante o segundo turno do pleito. Após a preparação, o primeiro lote de urnas foi embarcado em caminhões e vans dos Correios, empresa responsável pelo transporte das máquinas. A partir da manhã de hoje, as primeiras 1.800 urnas serão distribuídas para as zonas eleitorais dos dois municípios.

À tarde, a partir das 14 horas, o Tribunal inicia a segunda etapa do embarque das urnas, as quais estão armazenadas no depósito do TRE, na Cidade Nova, em Ananindeua. A região metropolitana conta com cerca de quatro mil urnas, sendo 2.300 destinadas à capital. “Aproximadamente 15 caminhões e 15 vans estão sendo usados no transporte”, disse Ricardo Lima Vieira, técnico jurídico do TRE. As urnas a serem usadas pelos eleitores da região das ilhas também começam a ser levadas para os locais de votação a partir de hoje.

Saraiva publicidade

Ao todo, 20 mil urnas serão usadas novamente no Estado, sendo 15 mil urnas de seções eleitorais e as demais de contingência (reserva), as quais serão utilizadas caso haja algum problema ao longo da votação. Na terça-feira, 21, o tribunal encerrou a cerimônia de preparação das urnas eletrônicas, que durou uma semana. Durante a cerimônia, as urnas receberam as mídias do segundo turno. Também foram realizados testes e habilitação dos candidatos que disputam o segundo turno. “Quando algum problema é detectado, a substituição é feita imediatamente. Mas tudo já foi solucionado. As urnas foram encaixotadas e preparadas para o embarque”, afirmou Ricardo Vieira. As outras urnas a serem usadas no pleito já estão nos demais municípios do Estado desde setembro.

No primeiro turno das eleições foram substituídas 84 urnas no Estado. O problema mais recorrente foi falha de impressão e travamento nas máquinas. Ao todo, 208 ocorrências envolvendo problemas com urnas foram registradas. Apenas uma urna eletrônica foi substituída por urna de lona (cédula). Isso ocorreu no município de Itupiranga, onde tanto a urna normal como a de contingência (reserva) apresentaram problemas.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu