Publicidade

Vale divulgará relatório de produção trimestral nesta segunda-feira (16)

Nesta segunda-feira (16), a mineradora multinacional Vale, maior produtora de minério de ferro do globo, vai divulgar seu Relatório de Produção do 1º Trimestre deste ano (RP 1T18). A informação foi levantada com exclusividade pela Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem).

Analistas de commodities preveem que a Vale anuncie hoje o menor nível trimestral de produção física dos últimos quatro anos. Isso deve ocorrer em razão da redução das operações de menor teor para reforçar margens e atender a alta demanda chinesa por minério de melhor qualidade, menos poluente. Trocando em miúdos, a multinacional está diminuindo a produção nos sistemas localizados em Minas Gerais e aumentando o passo da produção nas minas do complexo de Carajás, aqui no Pará. A mineradora está focada em explorar novos depósitos de baixo custo em Carajás e já corre com a papelada para licenciar as minas de N1 e N2, na Serra Norte, município de Parauapebas.


NÚMEROS

A Assopem antecipa a produção trimestral de minério de ferro, principal produto da Vale, nos municípios da região de Carajás. Na Serra Norte, onde estão localizadas as minas de N4E, N4W e N5, no município de Parauapebas, foram produzidos 26,6 milhões de toneladas (Mt) da commodity de janeiro a março, bem menos que os 33 Mt do mesmo período do ano passado.

Na Serra Leste, que fica no município de Curionópolis, a produção foi de 1 Mt, ante 1,2 Mt em 2017. Já na Serra Sul, onde fica a mina de S11D, em Canaã dos Carajás, a produção foi de 11,3 Mt, aumento exponencial ante os 2,5 Mt do ano passado. O inverno rigoroso, com volume recorde de chuvas esta década, pode ter sido a causa da diminuição da produção em Parauapebas e Curionópolis, enquanto em Canaã houve avanço dado o ramp-up bem sucedido de S11D.

A Vale, esperam analistas,  pode ter produzido 75,4 milhões de toneladas nos primeiros três meses deste ano, incluindo compras de terceiros, abaixo dos 86,2 milhões do ano passado. Essa seria a menor produção trimestral desde 2014. Suas principais rivais de minério de ferro, a Rio Tinto e a BHP Billiton, vão divulgar relatório de produção na semana que vem.

FINANCEIRO

Semana que vem, no dia 25, após o fechamento dos mercados, a Vale vai divulgar seu relatório de desempenho financeiro referente ao primeiro trimestre. No dia seguinte, 26, serão realizadas duas conferências telefônicas e webcasts para comentar o desempenho da Vale no 1T18.

Fonte: Assopem

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu