Banner Educar


Vale traz projeto Dançarte e promove oficinas e espetáculos gratuitos em Parauapebas

Vale traz projeto Dançarte e promove oficinas e espetáculos gratuitos em Parauapebas

Programação inicia neste domingo, 8, e segue até a próxima sexta-feira, 14/4, com atividades no Centro Cultural e na Praça de Eventos

Com o patrocínio da Vale, o projeto Dançarte, que há dez anos fomenta a diversidade da indústria criativa do Pará, circula pela primeira vez pelo interior. Após celebrar os 105 anos de Marabá, o projeto, patrocinado pela mineradora via Lei Rouanet, chega a Parauapebas com palestras, workshops e aulas livres de teatro, dança, shows gratuitos e programação infantil a partir do próximo domingo (8). A agenda acontece no Centro Cultural Parauapebas e também na Praça de Eventos, no bairro Cidade Nova.

O Dançarte é considerado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) como o maior evento de artes cênicas do norte do país, e já alcançou um público de mais de 10 mil pessoas ao longo de seus anos de atuação. “Ao patrocinar iniciativas como o Dançarte e levá-lo a cidades do interior do Pará, a Vale possibilita a conexão de pessoas, culturas, ideias e locais. Esse projeto contribui para o desenvolvimento de trabalhos criativos com talentos locais e valorização das culturas das regiões “, destaca a gerente de Patrocínios da Vale, Christiana Saldanha. Outro patrocínio que a empresa faz valorizando a cultura de Parauapebas é o Centro Mulheres de Barro. Pelo segundo ano consecutivo, a Vale patrocina, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, este espaço que conta com uma exposição permanente e as oficinas de educação patrimonial destinadas à comunidades.

Na edição desde ano, o Dançarte contará com 50 dias de programação pelos 10 anos de fundação e, por conta do patrocínio da Vale. Além de Marabá e Parauapebas, o evento passará pelos municípios de Curionópolis (de 15 a 21/4), Canaã dos Carajás (de 22 a 28/4) e Belém (1 a 13/5), promovendo um intercâmbio cultural.

“Sempre foi um sonho descentralizar o evento da capital e levá-lo para outras regiões do Pará, oferecendo à população acesso à cultura de forma democrática”, diz Will Júnior, criador e produtor executivo do evento.

Com oficinas e programações em horários diversos, o evento também desenvolverá ações junto a escolas públicas do Pará. “Acreditamos nas ações que transformam. Por isso pensamos em atividades com a participação de jovens da rede pública, para que eles possam desenvolver seus dons artísticos e culturais e também possam profissionalizar-se dentro das artes”, destaca Will.

PROGRAMAÇÃO:

8/4 – Domingo: Inscrições e credenciamentos para quem quiser participar das atividades culturais, às 14h; apresentação Cultural de Grupo de Carimbó no Centro Cultural Parauapebas, às 18h;

9/4 – Segunda-feira: Workshop de Elaboração e Captação de Projetos Incentivados no Centro Cultural Parauapebas, às 10h; Oficina de Interpretação Teatral, às 10h, para alunos da rede pública de ensino, no Centro Cultural Parauapebas; Oficina para Diretores Teatrais, no Centro Cultural Parauapebas, às 14h; Workshop de Música no Centro Cultural Parauapebas, às 14h, para alunos da rede pública de ensino; e Aula Show de Ritmos com Zumba, na Praça de eventos, às 17h.

10/4 – Terça-feira: Contação de História no Centro Cultural Parauapebas, às 10h, para alunos da rede pública de ensino; Oficina de Interpretação Teatral no Centro Cultural Parauapebas, às 11h; Oficina de Dança de Jazz no Centro Cultural Parauapebas, às 10h; Oficina para Diretores Teatrais no Centro Cultural Parauapebas, às 14h; e Aula Show de Ritmos com Zumba, na Praça de eventos, às 17h.

11/4 – Quarta-feira: Contação de História no Centro Cultural Parauapebas, às 10h, para alunos da rede pública de ensino; Oficina de Interpretação Teatral no Centro Cultural Parauapebas, às 11h; Oficina de Dança de Jazz no Centro Cultural Parauapebas, às 10h; Oficina para Diretores Teatrais no Centro Cultural Parauapebas, às 14h; e Aula Show de Ritmos com Zumba, na Praça de eventos, às 17h.

12/4 – Quinta-feira: Contação de História no Centro Cultural Parauapebas, às 10h, para alunos da rede pública de ensino; Oficina de Interpretação Teatral no Centro Cultural Parauapebas, às 11h; Oficina de Dança de Jazz no Centro Cultural Parauapebas, às 10h; Oficina para Diretores Teatrais no Centro Cultural Parauapebas, às 14h; e Aula Show de Ritmos, na Praça de eventos, às 17h.

13/4 – Sexta-feira: Contação de História no Centro Cultural Parauapebas, às 10h, para alunos da rede pública de ensino; Oficina de Interpretação Teatral no Centro Cultural Parauapebas, às 11h; Oficina de Dança de Jazz no Centro Cultural Parauapebas, às 10h; Oficina para Diretores Teatrais no Centro Cultural Parauapebas, às 14h; e Aula Show de Ritmos, na Praça de eventos, com Zumba, às 17h.

14/4 – Sábado: Aula Show de Ritmos na Praça de eventos, com Zumba, às 17h; e show de música popular com a banda Jefferson e Gabriel, às 18h, também na Praça de eventos.

Programação gratuita.

Informações: wj.producoesartisticas@gmail.com

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!