Publicidade

Vereador defende implantação de câmaras frigoríficas para evitar desperdício de alimentos

O vereador Horácio Martins (PSD) fez discurso nesta terça-feira (25) na sessão da Câmara Municipal para alertar sobre o desperdício de alimentos em Parauapebas, no Pará e no Brasil. Ele lembrou que o assunto foi bastante comentado pelos órgãos de comunicação do país nos últimos dias, “porque o desperdício atinge frutas, verduras, legumes, principalmente aquilo que é produzido na zona rural e não é colhido a tempo ou não é transportado ou armazenado corretamente, ocasionando grandes perdas para todos”.

Horácio destacou que o programa de fomento à agricultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), denominado Banco de Alimentos, “financia a compra, construção e montagem de câmaras frias para a zona rural ou não, de veículos a baú-refrigerados para o transporte de alimentos, resolvendo o problema de perdas”.


Segundo ainda o vereador, o processo é simples, pois existe uma contrapartida exigida do município, que é a doação do terreno para a instalação das câmaras frigoríficas, que, no caso de Parauapebas, deveriam ser instaladas na zona rural, devido ao baixo custo de consumo de energia elétrica, e para ficar junto aos produtores.

Horácio Martins pediu o apoio dos demais vereadores na Câmara Municipal para em 2019 trazer esse grande benefício para a população e para os pequenos agricultores. “É para isso que apresento neste momento, com antecedência, a presente indicação ao chefe do Poder Executivo, para que ele inclua na peça orçamentária os custos para a implantação desse Banco de Alimentos no município, e desde já proceda na melhor escolha para o local e que inicie as tratativas e projetos para a localização das câmaras frias, de forma que no ano que vem isto possa beneficiar a todos, inclusive a merenda escolar, um restaurante popular e diretamente ao produtor rural”, defendeu.

Projeto Salobo

O vereador comentou também sobre a audiência que o presidente da Câmara, Elias Ferreira, teve no dia 24 de setembro com representantes da Vale, que comunicaram a futura implantação do Projeto Salobo 3. “Segundo a Vale, o projeto deverá gerar mais de três mil empregos diretos no auge da produção. Para uma cidade que tem cerca de 40 mil trabalhadores desempregados, isto não vai resolver o problema, mas pelo menos poderá amenizar a situação e beneficiar alguns pais de famílias que sofrem com o desemprego”, declarou o parlamentar, voltando a alertar que o minério é finito, ou seja, um dia acaba, e que o município precisa procurar outros meios de gerar emprego e renda, como investimento em projetos agropecuários e nas agroindústrias e a busca de novas empresas para se instalarem no nosso município.

Palmares Sul

Horácio Martins aproveitou para parabenizar Palmares Sul, que no próximo fim de semana irá comemorar seus 24 anos de fundação com uma grande programação, incluindo uma cavalgada no sábado, dia 29 de setembro.

“Palmares Sul é fruto da luta de trabalhadores rurais sem terra, que batalharam há mais de 24 anos para conquistar um pedaço de terra ou mesmo sua moradia. Hoje, apesar de ainda depender de alguns serviços e obras essenciais, é um local agradável para se morar e seu povo é trabalhador e guerreiro. Parabéns a todos os moradores de Palmares Sul pelos 24 anos deste importante bairro do nosso município”, destacou o vereador.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu