Vereadores de Itabirito-MG homenageiam prefeito de Parauapebas

Vereadores de Itabirito-MG homenageiam prefeito de Parauapebas

Na manhã desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Itabirito-MG, o prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PMDB), recebeu uma homenagem pelo destaque na luta pela aprovação da Medida Provisória nº 789/2017, que prevê o aumento da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (CFEM).

Com seu jeito simples e espontâneo, Darci se disse surpreso com a homenagem da qual afirmou não se achar merecedor. “Não travei a lutar pensando em reconhecimento pessoal, mas apenas no intuito de fazer justiça a tantas pessoas que padecem sem as mínimas condições de saúde, educação e outros serviços essenciais ao bem viver”, afirmou o prefeito, citando como exemplo as famílias nos diversos municípios por onde passa o trem da mineradora Vale S. A., que agora, com a nova configuração da Lei e efeito da MP 789/2017, passam a receber 10% da CFEM. Percentual que ele diz não ter como nada de extraordinário, mas qualifica como avanço para quem não recebia nada.

Para tais municípios, Darci diz que a MP tem um efeito reparador; e lembra que até a renda que antes era levada para casa com a comida que as mulheres vendiam às margens da Estrada de Ferro Carajás (EFC), para os passageiros do chamado “farofeiro”, foi cortada coma modernização dos vagões do trem da Vale. “Nada contra o avanço, mas há de se ter um meio de compensar coisas que, para muitos, parecem simples e pouco, mas para aquelas pessoas, era tudo o que tinham”, explica Darci, tendo dando esta conquista apenas como o primeiro passo da maratona de conquistas a favor do povo de municípios mineradores do estados do Pará, Maranhão e Minas Gerais.

 

Quanto ao aumento da arrecadação para os municípios onde a Vale executa a exploração mineral, Darci diz entender ser preciso planejamento para executar obras essenciais para que, em futuro não tão distante, as pessoas morem em cidades com boa infraestrutura e nelas tenham qualidade de vida. Para Parauapebas, por exemplo, Darci diz ter planos de investir de forma intensa em saneamento, procurando sanar de vez o problema da falta d’água e dos esgotos, que ele qualifica como dívida deixada por todos os gestores que por aqui passaram. “Quanto à comenda, objeto importante para eu lembrar que há pessoas reconhecendo o trabalho da gente; e um número ainda maior esperando que façamos o que muitos não fizeram. Talvez, por não ter a oportunidade ou por não ser o momento”, concluiu o prefeito.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!
Portal Pebinha de Açúcar 11 anos | Você merece o melhor conteúdo!
toggle