Publicidade

Vias alternativas desafogarão trânsito em Parauapebas

Com o crescimento exacerbado da cidade, algumas ruas localizadas no centro de Parauapebas começam a ficar quase que intransitáveis com a intensa movimentação de veículos que circulam diariamente, principalmente nas horas de pico.

Preocupada com esse problema, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), vem criando vias alternativas de acesso para desafogar o tráfego de veículos, principalmente no centro da cidade.

Saraiva publicidade

Algumas vias alternativas de acesso já foram concluídas, enquanto outras estão em andamento, conforme explica o engenheiro civil Gércio Bittencourt Soares, da Coordenadoria de Infraestrutura da Semob.

No Bairro Maranhão, a Rua A foi estendida com terraplanagem e camada asfáltica no trecho da Rua 16 até a Rua 25 de Dezembro, cujo trecho já começa a ser usado por veículos e pedestres.

Paralelo à extensão da Rua A, também no perímetro da Rua 16 até a Rua 25 de Dezembro, está sendo aberta uma nova via de acesso para escoamento do tráfego.

Ainda no Bairro Maranhão, precisamente no final da Rua 16, um processo de desapropriação de cerca de 20 imóveis está em andamento para dar continuidade à via, que vai fazer parte da duplicação da Estrada Faruk Salmen.

Outra via alternativa de acesso que se encontra em andamento no Bairro Maranhão é uma pista que sai da Rua Santarém, faz contorno na base do Morro dos Ventos, passa na frente do Centro Administrativo da Prefeitura e chega à rotatória do Marco do Jubileu, dando passagem para os bairros Beira Rio II e Complexo Altamira.

Entre a Rua 16 e a Rua 25 de Dezembro, a Semob está executando serviço de drenagem num longo trecho numa baixada que passa pela Rua Santarém e chega na Lagoa das Capivaras, para escoação de água pluvial.

Já no Bairro Chácara do Sol, está previsto para esta semana o início da abertura de prosseguimento da Rua Belém, no perímetro da Rua 11 até a Estrada Faruk Salmen.

Na Avenida Liberdade, na frente do Bairro Paraíso, de acordo ainda com o engenheiro Gércio Bittencourt, as obras de alargamento de 5 metros de uma das pontes está prestes a serem concluídas, faltando apenas a camada asfáltica na parte alargada e calçamento na via de pedestre.

Na divisa dos bairros da Paz e Paraíso, no final da Rua Sol Poente, foi construída uma ponte de concreto pré-moldado medindo 30 metros de extensão por 12 de largura, com espaço para pedestres. A previsão do engenheiro é que os serviços de aterramento das duas cabeceiras da ponte, com respectiva camada asfáltica, sejam concluídos até o dia 27 do corrente, quando começa a programação do carnaval, com desfile de blocos e escolas de samba no Bairro Paraíso.

A Prefeitura iniciou também a construção de uma nova ponte paralela à existente na divisa dos bairros Beira Rio I e Beira Rio II, para facilitar a intensa movimentação de veículos naquele local.

O secretário municipal de Obras, engenheiro Raimundo Queiroga Júnior, complementa que, seguindo orientação do prefeito Valmir Mariano, estão sendo estudados outros projetos alternativos de vias de acesso para desafogar o tráfego de veículos na cidade.

Reportagem: Waldyr Silva – Foto: Anderson Souza

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu