Publicidade

Vice Governador do Pará e presidente do diretório regional do PSDB Zé Rinaldo participam do aniversário de Rondon

O vice-governador Helenilson Pontes, acompanhado do Presidente do Diretório Regional do PSDB do Sul e Sudeste do Pará, Zé Rinaldo e de lideranças políticas como o Deputado Federal Wandenkolk Gonçalves, participaram do aniversário de 32 anos do município de Rondon Pará, no sudeste do Estado, onde Helenilson assinou a ordem de serviço para as obras de pavimentação asfáltica de 15 quilômetros de vias em nove bairros da cidade. A comitiva ainda visitou as obras da Escola Estadual de Ensino Médio Dionísio Bentes, que está sendo reformada, e de uma nova unidade com doze salas que está sendo construída. Ele ainda se reuniu com prefeitos e lideranças da região.

Ao todo, serão pavimentadas vias nos bairros Centro, São José, Parque Elite, Gusmão, Guanabara, Jaderlândia, Miranda , Recanto Azul e Recantinho. A prefeita Cristina Malcher disse que Rondon do Pará hoje é uma cidade próspera que se prepara para um futuro de desenvolvimento. Ela destaca o fato que o município será a sede de Projeto Alumina Rondon, da multinacional Votorantin, que está em fase de licenciamento.
O projeto é o primeiro investimento da Votorantin no Pará e se constituirá de um complexo industrial integrado de mina, beneficiamento e refinaria de alumina, instalado a cerca de 70 quilômetros da cidade. No complexo, haverá a lavra e lavagem (remoção da argila) da bauxita, produção de alumina, transporte rodoviário do produto e expedição, por navio, em porto localizado em Barcarena.

Saraiva publicidade

Crescimento
O Alumina Rondon produzirá cerca de três milhões de toneladas por ano. Os minérios existentes na localidade asseguram ao menos 40 anos de vida útil ao empreendimento. Rondon e Dom Eliseu são os dois municípios diretamente beneficiados pelo projeto. Helenilson destacou que o município se beneficiará com a geração de emprego e renda. “A cidade está de parabéns, e viemos aqui trazer a mensagem do governo do Estado para toda a população trabalhadora do município”, disse.
As escolas visitadas estão sendo construídas no bairro Liberdade, um dos mais populosos do município. A nova unidade contará com doze salas de aula, guarita, bloco administrativo, auditório, bloco de recreio com banheiros, quadra coberta com vestiários e arquibancadas seguindo o padrão de todas as escolas construídas pelo governo do Estado.

Rondon do Pará tem 54 mil habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 5.780,14. A economia do município baseia-se na agricultura (sobretudo produção de arroz, feijão, milho mandioca, banana, abacaxi, banana e pimenta do reino). Na pecuária, os rebanhos predominantes são bovinos, suínos, equinos, ovinos e bubalinos.
Os primeiros habitantes da região foram os índios, que, com a chegada dos imigrantes do sul do país, tiveram de sair do local rumo a uma reserva indígena em Rio Maria. Com a abertura da Rodovia BR-222, a região recebeu imigrantes baianos, mineiros, maranhenses e paranaenses. Formou-se, assim, uma vila pertencente a São Domingos do Capim chamada Candangolândia, que mais tarde viria a ser chamada Rondon do Pará.

Segundo José Rinaldo Alves de Carvalho, presidente do PSDB de Parauapebas, a visita ao município de Rondon se deu por ele conhecer a região e ser amigo particular da prefeita Cristina Malcher que vem fazendo um excelente trabalho em sua gestão. “Fico feliz em voltar a esta região e me deparar com uma cidade em pleno crescimento . Com certeza o povo só tem a ganhar com investimentos do nosso Governo do Estado, liderado pelo meu colega de partido Governador Simão Jatene”, relatou Zé Rinaldo.

Reportagem: Márcio Flexa / Bariloche Silva

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu