Publicidade

Vigilância Sanitária interdita clínica odontológica na Palmares Sul

O Conselho Regional de Odontologia (CRO) e a Vigilância Sanitária de Parauapebas realizaram uma ação de fiscalização nesta quinta-feira (31). A ação aconteceu em Palmares Sul, resultando na interdição de uma clínica odontológica.

No local, denominado Clínica Sorriso Feliz, as pessoas eram atendidas por um protético que se passa por dentista colocando em risco a vida dos pacientes. A clínica trabalhava com uma forte propaganda oferecendo serviços de restauração, clareamento, dentadura, canal e limpeza.

Saraiva publicidade

Os moradores da comunidade contaram que já desconfiavam da legalidade do local e principalmente do dentista. Segundo pessoas atendidas pelo protético, muitas vezes ele pedia para fazer exames de Raio-X no posto de saúde da comunidade e seus tratamentos custavam caro.

O falso dentista foi pego em flagrante e encaminhado à delegacia para prestar depoimento. O consultório, que funcionava na própria residência do falso odontólogo sem alvará da Vigilância Sanitária, foi interditado.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia, Roberto Pires, explicou que o caso caracteriza exercício ilegal da profissão, colocando a vida das pessoas em risco, pois a pessoa não possui formação em odontologia, não conhece os métodos de segurança, como a esterilização adequada para os materiais e o risco de disseminação de doenças como hepatite.

“No caso dele que é registrado como protético, a lei de 1967 é clara, o protético não pode divulgar o trabalho ao público em geral, não pode possui instrumentos de uso de exclusividade de dentista. Isso caracteriza exercício ilegal da profissão que está no código penal”, explicou o presidente.

Em Parauapebas são cerca de 150 profissionais registrados no conselho. No entanto, o município possui um alto índice de profissionais não legalizados. Segundo a Vigilância Sanitária, para coibir o funcionamento ilegal de clínicas e consultórios odontológicos são realizadas fiscalização regularmente.

Reportagem: Liliane Diniz
Foto: Irisvelton Silva

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu