Publicidade

VII Copa de Xadrez de Parauapebas será realizada neste final de semana

Um dos jogos mais populares do mundo terá uma copa dedicada à modalidade neste final de semana (26 e 27). Será a VII edição da Copa de Xadrez de Parauapebas, o evento é realizado pelo professor Rodrigo Leal em parceria com a ONG Fórum Nacional, Coordenadoria Municipal da Juventude, de empresários e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O torneio será aberto para competidores de todas as idades, as inscrições poderão ser feitas nos dias do evento e custará um pacote de arroz de cinco quilos que terão um destino beneficente. “Todos os alimentos arrecadados serão doados para famílias carentes no final do ano”, disse o organizador Rodrigo Leal.

Saraiva publicidade

Segundo Leal, o objetivo é desenvolver e estimular os atletas com acesso a um torneio registrado e de âmbito nacional na cidade, a competição vale ponto na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e na Federação Paraense de Xadrez (Fexpa), além de descobrir novos talentos na região.
“Eu estou muito empenhado em fazer o xadrez crescer cada vez mais, primeiramente na escala estadual e futuramente talvez estendermos para outros estados do Brasil”, planeja.

O evento realizado em 2013 teve 40 competidores, inclusive com participação de outros estados. “Xadrez é o único esporte em que os participantes são nivelados pela mente e não pela força física, nesta modalidade a idade é o que menos interessa”, pontuou.

As cidades de paraenses de Redenção, Belém, Eldorado dos Carajás, Marabá, Canaã dos Carajás, além da anfitriã Parauapebas e as maranhenses, Imperatriz e São Luís estão com as participações confirmadas para o torneio.

O vencedor será premiado com R$ 1.500,00. É dos planos do professor fazer também um campeonato exclusivo para mulheres. “Aconteceu a primeira edição no ano passado e foi um grande sucesso se tornando o maior do Pará, pretendemos repetir o feito esse ano novamente”, almeja.

O evento acontecerá na antiga padaria Pão Nobre no bairro Cidade Nova.

Reportagem: Natália Rosa – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Foto: Arquivo

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu