Publicidade

Zimmer cobra agilidade para liberar permissão de lavra aos garimpeiros de Curionópolis

A reunião foi realizada no gabinete da superintendência e contou com a presença da presidente da Cooperativa,Nadir Santana de Almeida, e do secretário executivo do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/Sescoop-PA), Manoel Rodrigues Teixeira, da representante da Secretaria de Estado, de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Mônica Moura, e do chefe de fiscalização do DNPM, Thiago Marques edos advogados da Cooperativa, Claúdio e Rosylaine Cardoso, além do agricultor João da Campo.


A pedido do deputado e da comitiva presente, o titular do departamento prometeu convocar os técnicos da fiscalização para analisar melhor os processos protocolados e emitir parecer e,garantiu que em breve irá encaminhá-los ao Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.
Braga ainda revelou que a instituição sofre com problemas de falta de infraestrutura, além de possuir poucos técnicos que, segundo ele conta com apenas 18, o que dificulta a fiscalização das áreas de garimpo e a análise de cerca de 60 mil processos.

“Pelo menos tivemos uma resposta de encaminhamento para resolver o impasse”, disse Zimmer, explicando que agora vai aguardar e cobrar e depois irá a Brasília.
Para a presidente da Coomafc, o resultado da reunião foi satisfatório. “Estou confiante que a partir disso os processos paralisados vão ser avaliados e já é um bom começo, ”disse Nadir.

Preocupado com as denúncias de que há muitas cooperativas irregulares na região, o representante da OCB/Pa, o secretário Manoel Teixeira, se comprometeu enviar a entidade, uma relação contendo informações de todas as cooperativas ilegais etambém das que estão devidamente regulamentada, de acordo com a legislação do segmento.
A liberação da PLG irá beneficiar diretamente aproximadamente 70 famílias de garimpeiros a terem o direito de extrair minérios da área, seguindo todas as exigências do Ministério. Em busca de melhores condições de sobrevivência,eles também exercem atividades agrícolas com produção de mel, queijo e criação de peixes.

Reportgem: Mara Barcellos

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu