Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

1.700 famílias de Palmares Sul receberão água tratada regularmente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“É muito bom que a prefeitura esteja com esse trabalho aqui, pois o serviço de água é essencial”. A comemoração é de Ana Carla Moraes, que mora em Palmares Sul há dois anos. Ela fala sobre a obra de substituição de toda a rede de distribuição e a interligação com o novo sistema de abastecimento que a prefeitura está implantando no local.

Atualmente, um sistema alternativo formado por poços profundos atende as 1.700 residências de Palmares Sul, mas o abastecimento ainda não é regular. Com a conclusão do serviço, prevista para o início de março, 100% das casas vão receber água tratada regularmente.


Mas essa não é a única notícia boa. A tecnologia da nova tubulação é a mesma da que substituiu, recentemente, a antiga adutora da Estação de Tratamento de Água I (ETA I). O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) garante maior durabilidade à rede, evita vazamentos, desperdício e inibe as ligações clandestinas. Diferente do Policloreto de Vinila (PVC), o PEAD não permite ligações com cola, mas utiliza alta fusão: as conexões recebem energia, que aquece, solda e funde o material.

Duas frentes de trabalho realizam o serviço de substituição da rede e concluem, aproximadamente, 1.000 metros por dia. Cada casa também receberá um hidrômetro para micromedição. Para o prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, o trabalho para aumentar a distribuição e levar água de qualidade a toda população do município é um compromisso que está sendo cumprido. “Esperamos sanar, de uma vez por todas, o problema de água em Parauapebas”, diz.

A prefeitura deve iniciar em fevereiro a construção do sistema de abastecimento de Palmares II. As obras da captação, estação de tratamento, bombeamento até o reservatório e reservação já estão licitadas e começam em breve. Já a licitação da rede de distribuição e micromedição deve ser realizada até julho.

Reportagem: Diego Pajeú / Foto: Anderson Souza

 

Publicidade

Veja
Também