Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

10 dicas para curtir o carnaval com segurança e sem acidentes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“O cuidado com a fiação elétrica no traslado e com as instalações devem ser o principal. Em período de chuva todo cuidado é necessário, pois a água conduz eletricidade e potencializa o risco de acidente elétrico”, explica o gerente de Segurança e Meio Ambiente da Celpa, Ivan Aragão.

Além de instalações em palcos, trios elétricos, aparelhagens de som, Ivan orienta que é preciso que os vendedores ambulantes que vão trabalhar neste período, especialmente no entorno dos locais da folia, também façam a solicitação prévia para a Celpa, a fim de que as instalações elétricas que vão utilizar tenham segurança e não coloquem em risco a vida deles, nem dos brincantes do entorno das barracas. “Todo vendedor ambulante que for precisar de energia durante o carnaval deve procurar a Celpa para solicitar uma ligação provisória e nunca intervir no sistema elétrico. Somente os técnicos da Celpa são treinados para efetuar serviços na rede elétrica”, esclarece.


Neste período na Amazônia fortes chuva também fazem parte do carnaval. Mas, para que a sua diversão não se torne um pesadelo é preciso tomar vários cuidados com a segurança. Os foliões e as entidades carnavalescas devem se preocupar com os equipamentos e carros de som que usam energia elétrica para levar alegria e diversão às ruas da cidade. Com os devidos cuidados assegurados é só cair na folia e se divertir.

Vejam as dicas de segurança para o Carnaval:

1- Toda instalação elétrica deve ser legalizada, nada de clandestino, nada de improvisações para levar energia a barracas nas ruas ou calçadas
2- Carros alegóricos e trios elétricos devem evitar contato com redes elétricas em ruas e avenidas para evitar descarga elétrica e possíveis acidentes.
3- Evite trafegar sob a rede elétrica e muito cuidado para tocar na fiação.
4- Barracas de ambulantes devem solicitar instalação elétrica da Celpa previamente.
5- Evite direcionar jatos de água para a rede elétrica.
6- Também evite soltar fogos de artifícios próximo à rede elétrica para evitar curtos circuitos.
7- Enfeites dos carros alegóricos devem ser confeccionados preferencialmente com material plástico, evitar material que seja condutor de eletricidade, como alumínio, fios de cobre, por exemplo.
8- Evite subir em postes ou marquises, pois a rede de baixa tensão também é perigosa e pode causar acidentes se houver fios expostos.
9- Montagem e desmontagem de palcos, aparelhagens de som e outros equipamentos que usam eletricidade devem ser feitas exclusivamente por técnicos da área.
10- Todas as estruturas metálicas devem utilizar aterramento elétrico para evitar acidente.

Publicidade

Veja
Também