Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

11ª Copa Girão Open de Karatê recebe atletas de várias regiões do Brasil neste final de semana

Uma das competições mais tradicionais das artes marcais está chegando em Parauapebas. A 11ª Copa Girão Open de Karatê promete movimentar o ginásio poliesportivo entre os dias 27 e 30 de junho. A competição é uma organização da Associação Girão de Artes Marciais (Agam), tendo o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

“A 11ª Copa Girão é um evento muito esperado em Parauapebas. As expectativas são as melhores possíveis, pois é um evento que faz parte do calendário nacional da Federação Paraense de Karatê (Fepak), Federação Esportiva Cultural e Educacional Paraense (Fecepa) e Confederação Esportiva e Educacional Brasileira de Karatê (CEEBK). A Copa vai somar pontos para o ranking nacional para uma competição na Argentina, em outubro”, destaca Josberto Girão, faixa preta 7 ª Dan.

A Copa Girão acontece de dois em dois anos e tem como seu principal objetivo, promover uma competição de alto nível, unindo esportistas em uma grande festa do karatê a nível nacional, fortalecendo ainda mais os laços de amizade. Além das competições, o evento terá demonstrações técnicas e habilidades de Kobudo, que é formado por uma grande quantidade de estilos onde ensinam técnicas das diversas armas utilizadas pelos Samurais, visando elevar o nível do esporte.

“É um evento que todo mundo gosta, porque é um dos mais bem organizados e planejados e com todos os detalhes. A expectativa é de que pelo menos mil atletas participem. Já temos a presença confirmada do Arlindo Vieira, que é o atleta da Seleção Americana de Karatê, e que está vindo diretamente dos Estados Unidos para um seminário técnico aqui. Apesar de ser uma copa municipal, ela virou uma copa nacional,” afirma o Mestre Girão.

A Copa Girão vai ser disputada em todas as categorias com a participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, tendo lutas de Jui-Kumite, Kobudo, Shiai e Kata. Alguns estados já confirmaram presença, como Mato Grosso e Maranhão, entre outra regiões do Brasil. A abertura oficial será às 8h30, no próximo sábado, 29, com a presença de autoridades. Sobre as pontuações que vão valer para o ranking nacional, a medalha de ouro vai contar 15 pontos, a medalha de prata 10 pontos e a medalha de bronze 05 pontos.

Reportagem: Fábio Relvas

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário