Prefeitura de Curionópolis intensifica combate à Leishmaniose e começa a resgatar animais abandonados

Para os apaixonados por flores, o Partage Shopping Parauapebas deu início hoje, dia 31, ao 2° Festival de Flores de Holambra. O evento traz uma grande variedade de cores e espécies para quem deseja se presentear ou presentar alguém. O Festival é aberto ao público e acontece de 31 de agosto a 11 de setembro, na portaria 2 em frente à loja da Claro, nos horários de funcionamento do empreendimento.
Holambra é um município brasileiro do estado de São Paulo e microrregião de Campinas, e é conhecida por ser a cidade das flores e pela Expoflora, maior evento do gênero na América Latina. Seu nome, junção de Holanda e Brasil, se dá em virtude da colônia neerlandesa que se firmou em uma antiga fazenda.
O proprietário do cachorro da raça pit bull, que atacou e feriu gravemente nesta quinta-feira (30) uma criança do sexo feminino no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, será indiciado criminalmente por lesão corporal culposa.
A informação foi passada na manhã desta sexta-feira (31) à reportagem do Portal Pebinha de Açúcar pelo delegado Thiago Carneiro, da Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas.
De acordo com a autoridade policial, a menina de apenas três anos de idade se encontrava brincando na frente da residência dos pais com outras crianças, quando foi atacada pelo cachorro, que a mordeu violentamente, chegando a arrastá-la em alguns metros, provocando várias lesões pelo corpo.
“Graças à intervenção de pessoas vizinhas, não houve fatalidade”, declarou o delegado Thiago Carneiro, acrescentando que a criança foi socorrida e encaminhada às pressas para o Hospital Yutaka Takeda, em Carajás, onde recebe tratamento.
Essa não foi a primeira vez que o animal atacou pessoas. Em depoimento, o dono do cachorro confessou que passa o dia fora de casa e que o cachorro fica aos cuidados de um filho, mas o animal acaba fugindo para a rua e atacando pessoas.
Agora é pra valer. Depois de rumores e especulações sobre eventuais candidaturas, agora é oficial.
Parauapebas contabiliza nove candidaturas a deputado estadual e outras oito a federal.
Como o município tem o quinto maior colégio eleitoral do estado, com mais de 156 mil eleitores e previsão de cerca de 100 mil votos válidos, há espaço de crescimento para todos os pretendentes.
Do dia 16 de agosto até a véspera do dia 7 de outubro, esse time estará nas ruas em busca do voto que poderá garantir um mandato de quatro anos.
Nesse imenso cabedal há figuras conhecidas, com histórico na política local; outros que tentam reconstruir suas carreiras, além dos que se lançam pela primeira vez, na tentativa de consolidar-se na carreira política.
Para facilitar a vida do eleitor, segue uma relação dos candidatos a deputado estadual e federal. Confira:
FEDERAL
Joelma Leite (PSD), vereadora de Parauapebas.
Israel Barros (PT), o “Miquinha”, ex-vereador.
Antônio Melo (Podemos), empresário no ramo de comunicação.
Francisca Ciza (DEM), vereadora de Parauapebas.
Cláudio Almeida, ex-deputado estadual.
Nagib Vidros (Pátria Livre), pioneiro na cidade.
Frank James (PSDC), jornalista.
Wesley Martins (PSDB).
ESTADUAL
Gesmar Costa (PSD), candidato à reeleição.
Valmir Mariano (PSD), ex-prefeito de Parauapebas.
Wenderson Chamon (MDB), o “Chamonzinho”, ex-prefeito de Curionópolis.
Fábio Sacramento, empresário no ramo de comunicação.
Evaldo Fidelis (Psol), liderança rural.
Chico das Cortinas, ex-prefeito de Parauapebas.
Raimundo Moura (Psol), militante do Sintepp.
Marcelo Parcerinho (PSC), vereador de Parauapebas.
Everaldo (PT), funcionário dos Correios.
Gildo Bolsonaro, liderança jovem.
Alice Rodrigues, a musa do Paysandu.
Reportagem: Marcel Nogueira | Jornal Hoje
Com o objetivo de trazer conhecimento e integrar, trazendo novidades do ramo do agronegócio, fortalecendo o segmento e gerando o enriquecimento do produtor rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), está trazendo a segunda edição do Encontro de Agronegócio do Sul do Pará (Enagro).
O evento faz parte das programações da Feira de Agronegócios de Parauapebas (Fap), é aberto ao público e acontece nos dias 3 e 4 de setembro.
“Todos que se interessar podem participar, bastando apenas fazer o credenciamento no primeiro dia do evento, com a apresentação de documento de identificação”, explicou Aécio Rodrigues, instrutor do Senar e coordenador dos cursos dentro da Fap, detalhando que as palestras serão ministradas por renomados mestres, doutores e consultores do Sebrae e Emater; e professores da Ufra e IFPA.
Na abertura, segunda-feira (3), às 8 horas, haverá credenciamento de participantes, seguido de café da manhã.
A primeira palestra acontecerá às 10 horas, ministrada por Luís Renan Sampaio Oliveira, com o tema “Uso de biotecnologias na pecuária de corte e leite”.
Às 14 horas, o professor Anderson França Silva ministrará a palestra “Uso de energia solar no campo como prática de eficientização energética”.
Às 16 horas, mais uma palestra acontece, ministrada pela professora Thabatta Araújo, com o tema “Tecnologia industrial para agronegócios”.
Na terça-feira (4), o dia também começa com credenciamento, às 8 horas, e em seguida a primeira palestra, com o tema “O agronegócio na região de Carajás, suas potencialidades e perspectivas”, ministrada por Robson José do Nascimento.
Às 10 horas, a palestra aborda o tema “Produto das abelhas, inovação e tecnologia”, ministrada por Gerson de Morais.
“Gestão e inovação tecnológica na bovinocultura leiteira, uma estratégia de aumento na produção e produtividade na propriedade rural” será o tema da palestra que iniciará às 14 horas, ministrada por Marco Aurélio de Almeida e Luís Lustosa Fontes Júnior.
Para encerrar o evento, Débora de Sousa Vieira Leandro ministrará a palestra “Uso de tecnologias na operacionalização do crédito rural”.
No encerramento, haverá certificação para os participantes. “No ano passado, tivemos uma resposta muito positiva com pelo menos 300 credenciamentos, e isto já é uma resposta muito positiva”, conclui Aécio Rodrigues.
Reportagem: Francesco Costa | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar
As políticas públicas de saúde para manter a população imunizada em Parauapebas ganharam reforço com o abastecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que receberam 5 mil doses da vacina contra os vírus da gripe, entre eles o H1N1.
As unidades foram abastecidas com a remessa enviada pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e visa proteger a população que não foi imunizada durante a Campanha Nacional de Vacinação realizada este ano contra a gripe, entre 23 de abril e 22 de junho.
Naquele período foram vacinados idosos, crianças entre 6 meses de idade e menores de 5 anos, povos indígenas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, além da população carcerária.
A boa notícia é que desta vez a vacinação será estendida para todos os públicos, desde crianças com seis meses de vida.
Por isso, a orientação é que pessoas de todas as idades que não tomaram a vacina este ano procurem uma unidade de saúde e tomem a vacina.
“A campanha de vacinação foi em abril, sendo a principal meta do Ministério da Saúde alcançar o público alvo, que é o mais suscetível para adquirir a doença. Como o grupo prioritário foi alcançado, agora a vacina está disponível para quem se interessar”, afirmou Michele Ferreira, diretora de Vigilância em Saúde, alertando à população que não deixe para a última hora, pois os estoques podem acabar rapidamente com a grande procura.
Reportagem: Francesco Costa / Foto: Douglas Camargo | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar
A cavalgada da Feira de Agronegócios de Parauapebas (Fap) se encontra de vento em popa. Comitivas continuam cadastrando suas tropas e integrantes para fazerem o desfile do orgulho rural pelas ruas da cidade.
O percurso será o seguinte: concentração às 6 horas da manhã deste sábado (1°) no viaduto da Rodovia PA 160, com saída a partir das 8 horas pela PA 275, seguindo pela Rua E, rotatória da Rua 14, Estrada Faruk Salmen, até o Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira, onde, no Parque das Mangueiras, terá o churrasco da cavalgada e premiação das comitivas vencedoras.
De acordo com Fabrício Abrahão, diretor responsável pelo evento, o Siproduz disponibilizou premiação para 14 comitivas.
O diferencial este ano é que boa parte das comitivas inscritas é formada por mulheres, o que deixará a cavalgada mais elegante, segundo a opinião do diretor.
“As expectativas são as melhores este ano, pois teremos apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Detran e DMTT, para manter a organização”, afirmou Fabrício Abrahão.