Pesquisar
Close this search box.

Ceap e Guarda Municipal realizam projetos com crianças e adolescentes

A Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) e o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) realizaram na manhã desta sexta-feira (28) palestras e dinâmicas sobre meio ambiente e cultura de paz para alunos das escolas municipais Fernando Pessoa, Domingos Cardoso e do Residencial Alto Bonito.

O público formado por 180 alunos, entre crianças e adolescentes, mora no Residencial Alto Bonito, Complexo Altamira e Bairro dos Minérios e foi treinado para participar do desfile cívico de 7 de setembro. A iniciativa dá continuidade às ações de prevenção à violência e criminalidade que são desenvolvidas pela Guarda Municipal.

De acordo com Franciedson Silva, coordenador pedagógico no Ceap, a entidade ambiental leva conhecimentos ambientais para as crianças com objetivo de conscientizá-las acerca dos problemas ambientais advindos pela destinação incorreta dos resíduos, bem como dos impactos notados dentro do bairro em que elas vivem.

“Ensinamos as crianças a identificar os problemas no bairro onde elas moram, para que procurem uma solução mais social de forma bem cooperativa junto com suas comunidades, bem como cobrar políticas voltadas para assuntos ambientais”, resume Franciedson Silva.

O projeto está sob o comando do inspetor da Guarda Municipal, Valterlan, qualificado como uma proposta da GMP a ser executada pelo Grupamento Comunitário Escolar, cuja atuação tem registros desde o início do ano passado, 2017, tendo se intensificado no segundo semestre deste ano, 2018, com prevenção à violência e à criminalidade.

“Esta parceria com o Ceap é de suma importância para a Guarda Municipal, pois possibilita levar às crianças alguma atividade extracurricular fora da sala de aula, para que elas possam ser nossos promotores de segurança cidadã e de cultura de paz, além das questões ambientais, possibilitando termos um ambiente equilibrado”, afirmou o inspetor, dando por importante que as crianças cresçam com a visão de parceiros.

Os alunos inseridos no projeto têm de 3 a 16 anos de idade, escolhidos dentro do critério das escolas, que retornam para suas escolas, suas casas, suas ruas e seu bairro, devendo ser multiplicadores do aprendizado recebido.

Ainda de acordo com Franciedson Silva, o projeto é uma base para servir de experiência para que possa sensibilizar as autoridades a criar em breve o projeto da Guarda Mirim de Parauapebas, que não deverá ser voltado apenas para caráter geral, como também de caráter específico, inserindo, por exemplo, a arte e a música para crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade.

Escola realiza campanha de combate ao suicídio

NÃO É DRAMA. NÃO É PRA CHAMAR ATENÇÃO. NÃO É FALTA DE DEUS. MUITO MENOS FRESCURA

As inscrições acima estão numa faixa exposta na entrada principal da Escola Estadual de Ensino Médio Marluce Massariol, em Parauapebas, que está encerrando o Setembro Amarelo, mês escolhido para fazer campanha contra o suicídio ocorrido, no Brasil, em grande proporção em adolescentes e jovens.

De acordo com a diretora daquela instituição de ensino, Ana Francisca, a resposta dos alunos ao ser chamados a participar da campanha foi excelente, tendo respondido a todas as atividades propostas.

Entre as atividades está a conscientização à população feita pelos alunos nas ruas próximas à escola onde houve distribuição de panfletos e orientação verbal acerca do assunto.

“Fortalecemos a ideia desta campanha a partir de um momento em que começamos a notar muitos alunos depressivos. Aí, reconhecemos ser urgente uma intervenção da escola, das igrejas e da sociedade como um todo na busca de apoio a este adolescente, pois o mais importante é a vida para que eles cresçam com saúde, além de física e mental, para se tornar um cidadão de bem e com atitudes equilibradas podendo mostrar ao que veio”, explicou Ana Francisca, dando como outra importante atividade oficina para elaboração de vídeos o que, segundo ela, serve para os jovens aprenderem editar imagens que tragam boas mensagens, já que eles gostam de filmar e compartilhar vídeos recebidos nas redes sociais.

 

Ainda de acordo com a diretora, entre as alegações apresentadas pelos adolescentes e jovens para pensar em dar cabo à própria vida estão abuso sexual, ideologia de gênero, paixões não correspondidas, problemas familiares entre outros. “Coisas que para nós que temos maturidade parece bobagens, mas para eles é muito sério”, avaliou Ana Francisca, dando conta que a perceber a diferença no estudante procura ajuda aos profissionais em saúde mental e encaminha o adolescente.

Bolsonaro recebe alta e deixa hospital em São Paulo

O candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) recebeu alta às 10h deste sábado (29). Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde 7 de setembro, um dia após sofrer uma facada no abdômen durante ato de campanha e passar por cirurgia em Juiz de Fora (MG). Ele precisou passar por duas cirurgias desde então.

Segundo o presidente do PSL, Gustavo Bebbiano, Bolsonaro está “plenamente recuperado”. De acordo com o presidente da sigla, ele surpreendeu a todos os médicos, mas não tem condições de fazer campanha nas ruas.

“Ainda há uma fragiliade física pode causar um retrocesso nessa recuperação, não haverá corpo a corpo. Campanha de rua ele está impossibilitado de fazer”, disse Bebbiano em frente ao hospital.

Pouco antes, Major Olímpio, candidato do PSL ao Senado por São Paulo, afirmou que no final da manhã, os médicos já haviam passado todas as prescrições médicas e que ele só aguardava o horário do voo, às 15h40 no Aeroporto de Congonhas, para o Rio de Janeiro.

“Está eufórico, brincalhão, muito feliz de ir para casa”, disse o major. Nesta sexta-feira (28), Bolsonaro postou uma foto em sua conta no Instagram fazendo a barba no banheiro do quarto onde está internado no hospital. “Me preparando para voltar à ativa”, escreveu.

Bolsonaro teve o cateter usado para administrar medicação retirado na quarta-feira (28). No local havia pequeno foco de infecção bacteriana. Como precaução os médicos decidiram manter a medicação por antibiótico na veia por mais um ou dois dias.

O candidato se recupera desde 7 de setembro no Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, após sofrer uma facada no abdômen durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG), um dia antes. Ele precisou passar por duas cirurgias desde então.

Partage Trend é sucesso em Parauapebas

Na noite da última quinta-feira (27), o Partage Shopping Parauapebas promoveu a 2ª edição do Partage Trend, evento que apresenta ao público tudo sobre o universo da moda, colocando mais uma vez Parauapebas no circuito dos grandes eventos do segmento do país.

O primeiro dia do Partage Trend teve abertura regional, apresentando elementos da cultura paraense e foi embalado pelo ritmo do carimbó, apresentado pelo grupo Xuatê e o ex-BBB, modelo e DJ Eliéser Ambrosio, que agitou todos os presentes com um repertório recheado de música eletrônica.

As roupas dos modelos foram inspiradas nas cores dos povos indígenas e ribeirinhos.

Um dos pontos altos da abertura foi o desfile de moda inclusiva. De maneira inovadora e inédita, o shopping levou para a passarela a inclusão de portadores de necessidades especiais no universo da moda, com a presença de 10 participantes.

O desfile foi realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Parauapebas (Apaut) e com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Parauapebas.

A noite contou, ainda, com a apresentação da pequena Anna Beatriz, miss mirim das Américas 2018, e o desfile de biojoias produzidas pela Cooperativa Mulheres de Barro, inspiradas nos vestígios materializados em figuras antropomorfas, zoomorfas e grafismos, recuperados em sítios arqueológicos localizados na Serra dos Carajás, na Floresta Nacional Tapirapé-Aquiri (Flonata).

De forma inédita, o Partage Shopping lançou a primeira batalha dos blogueiros. As inscrições foram realizadas no período de 10 a 15 de setembro, através do Instagram do shopping – @partageshoppingparauapebas – e mais de 30 influenciadores de Parauapebas e região se inscreveram.

Seguindo o regulamento, cada um postou em suas redes sociais uma foto oficial, e as seis imagens mais curtidas até o último dia 25 de setembro foram selecionadas.

@marihholanda, @alexiasampaio_, @blogdaloideabreu, @alexandro_queiroz27, @renatarehcastro e @hannahazevedo_ são os seis finalistas que estão disputando um supercheque de 5 mil reais.

Os concorrentes tiveram que montar um look que represente a primavera/verão 2019 e subiram na passarela na noite do dia 27 para explicar suas escolhas e tentar adquirir votos.

As produções estão expostas no shopping para votação até este sábado (29), quando ocorre a premiação do ganhador.

Segundo dia de desfile

No segundo dia de desfile (28), o empreendimento preparou uma apresentação do Grupo “Arte e Vida”, que apresentou dança inédita.

Formado por Kiki Oliver, Ícaro Oliveira, Fábio Brito e Tessy Ferreira, o grupo realizou recentemente duas apresentações importantes nos Estados Unidos: o Prêmio Mulher Brazil USA 2018 e o Baile de Dança de Salão da USA Dance, ligada diretamente ao Comitê Olímpico Americano.

As duas apresentações tiveram cunho social/filantrópico e visaram a divulgação da cultura brasileira fora do Brasil.

O sucesso foi tanto que os artistas receberam um convite para participarem do Brazilian Day 2019.

O influenciador digital Jorge Alves e seus convidados realizaram um talk show com o tema “Moda e Influência Digital”.

A cantora Angélica Nunes também fez uma participação especial.

O evento terá seu último dia neste sábado (29), participe

Deixe seu comentário