Pesquisar
Close this search box.

Najila Trindade pode ser presa a qualquer momento; diz site

A situação não está nada bem para Najila Trindade, a modelo que acusou Neymar de  estupro durante um encontro com ela em um hotel em Paris. Ela pode estar prestes a ir para a cadeia, segundo o site Best360.

Em depoimento à polícia, Najila afirmou que o vídeo de sete minutos que ela gravou no hotel, do segundo encontro com o jogador, estava em um tablet que supostamente foi furtado do seu apartamento, em São Paulo.

Policiais especializados analisaram as marcas na porta do apartamento da modelo e só encontraram impressões digitais dela e da empregada. Constatando que não houve invasão. A modelo disse ainda que não registrou a invasão do apartamento a polícia porque não sabe ao certo o que foi levado. Só apenas deu falta do tablet e um relógio e de uma quantia em dinheiro que estava em uma bolsa. Porém, com isso o advogado resolveu abandonar o caso, ele é o terceiro a tomar a atitude.

No entanto, segundo a publicação, a polícia pode prender Najila a qualquer momento por entender que ela tentou manipular as investigações contra o jogador Neymar, dando falsas provas do caso.

Em entrevista, Najila disse que só denunciou o caso porque achou que sua identidade ficaria em sigilo.

 

Deputados concedem título de Cidadão do Pará ao presidente Bolsonaro

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (11.06) o projeto de Decreto Legislativo, concedendo o título de Cidadão do Pará ao presidente Jair Bolsonaro. O projeto ingressou na pauta por força do artigo 111 da Constituição Estadual, expediente usado para inclusão na ordem do dia de projetos legislativos entrarem em discussão e votação direto em plenário após decorridos 60 dias do recebimento do projeto, tenha ele  recebido ou não parecer de Comissão que esteja em tramitação.

O título concedido deverá ser entregue ao presidente Bolsonaro na solenidade de abertura dos 108 anos de fundação da Assembleia de Deus marcada para esta quinta-feira (13.06) nas dependências do Centenário – Centro de Convenções, localizado na Avenida Augusto Montenegro em Belém.

O projeto, de autoria do deputado Delegado Caveira (PSL), obteve 22 votos dos deputados presentes, um a mais do mínimo para sua aprovação, conforme dispõe o regimento interno do Poder Legislativo em uma votação secreta. Cinco deputados votaram contra e mais três se abstiveram.

O deputado Carlos Bordalo (PT) retirou antes da votação uma questão de ordem apresentada, na qual questionava a validade na tramitação do projeto, já que nele constavam apenas 12 assinaturas constantes no sistema da ALepa, quando no mínimo seriam 13. Ou seja, um terço, já que o presidente Bolsonaro não tem domicilio no Estado por mais de um ano.

“Vou considerar que o projeto de Decreto Legislativo ao chegar à Comissão de Constituição e Justiça alcançou as treze assinaturas regimentais básicas”, fundamentou a retirada da questão de ordem, depois de intensas conversas com líderes partidários e ainda com o presidente Dr. Daniel Santos.

O deputado Caveira em seu pronunciamento justificou a motivação da apresentação da homenagem. “O presidente Jair Messias Bolsonaro tem feito muito pelo Estado do Pará, apesar de poucos reconhecerem”, defendeu.  Ele assinalou que dos cinco municípios no Brasil, escolhidos do Plano Piloto da Força Nacional, Ananindeua foi escolhida. E citou ainda obras de recuperação, que estariam ocorrendo na BR 163 no Pará, feitas pelo governo federal com a presença do Exército brasileiro.

Para o deputado autor, o presidente Bolsonaro merece o reconhecimento por considerá-lo como um herói da República. “Quase deu a sua própria vida para ser eleito, para dizer ao país que ainda existem pessoas honestas, e que tem a capacidade de fazer alguma coisa pelo Brasil”, afirmou.

O deputado Carlos Bordalo (PT) o contestou, considerando a iniciativa intempestiva, improcedente e injustificável. “Eu acho um despropósito, primeiro porque não tem justificativa nenhuma para a concessão desse título. Chefes do executivo e presidentes da República podem receber esse título lá pelo meio e fim do mandato, quando existir um legado de contribuição ao Estado”, disse.

Para o petista não existe justificativa de mérito para aprovar a distinção. “Quando você aprova um título de cidadão do Pará, está se afirmando que o agraciado é conterrâneo, é parceiro. O que o Pará recebeu de benefícios?”, perguntou. Para o petista, Bolsonaro não é merecedor, por ser responsável por uma pauta anti-civilizatória, onde retira direitos sociais e ambientais.

O projeto foi retirado da pauta na semana passada, depois de dois deputados titulares da Comissão de Educação não terem sido convocados para participar da reunião, que aprovou parecer de autoria do deputado Alex Santiago, aceitando a concessão. A decisão anterior foi anulada. A nova reunião da Comissão de Educação nem foi realizada novamente para apreciação da matéria porque o projeto de Decreto Legislativo acabou entrando na pauta direto, devido a avocação do artigo 111 pelo autor, remetendo-o ao plenário devido estar há mais de 60 dias em tramitação.

Atitude Gospel Produções faz esclarecimento sobre cancelamento de show de Fernandinho

https://www.facebook.com/pebinhadeacucar/videos/463485337758890/

EXPOCANAÃ inicia nesta quinta-feira (13) e promete movimentar a região

https://www.facebook.com/pebinhadeacucar/videos/336307930378110/

Bairro Tropical recebe serviços de troca de lâmpadas e cadastro na Tarifa Social

Até o dia 15 de junho, o bairro Tropical, em Parauapebas, vai receber os atendimentos do projeto Energia na Comunidade, promovido pela Celpa em parceria com a Associação de Moradores. A ação leva serviços da concessionária para os bairros dos municípios, como troca de titularidade, negociação e renegociação de débitos, cadastro no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e muito mais. Os atendimentos serão na Rua A, Quadra 18, Lote 1, no horário de 8h30 às 18h, e no sábado, das 8h às 12h.

No dia 12 de junho, os clientes poderão trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que são muito mais econômicas, visando incentivar o uso consciente e seguro da energia elétrica. Basta o cliente levar a última fatura de energia, com pagamento em dia, além do documento de identidade.

“O Energia na Comunidade tem tido um excelente retorno em todos os municípios que já receberam os atendimentos. Temos procurado levar ao maior número possível de locais para facilitar a vida do cliente. Oferecemos condições especiais de negociação, pedidos de ligação, cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que é voltado para a população baixa renda ter descontos na conta de energia. Sem contar a troca de lâmpadas, que proporciona ao consumidor ter lâmpadas mais econômicas em casa de maneira gratuita”, avalia o executivo de relacionamento com o cliente, Gilliard Vaz.

Conciliação – No dia 12 de junho, a Celpa vai promover em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc), a conciliação para clientes que possuem débitos pendentes junto a concessionária. Os atendimentos serão das 8h às 14h nas dependências do Fórum Cível da cidade, localizado na Rua C, Quadra Especial, Lote Especial, bairro Cidade Nova. Os clientes precisam estar munidos de documentos pessoais e de uma fatura de energia. Serão realizados 50 atendimentos de conciliação.

Dia dos Namorados terá programação especial no Partage Shopping

Para comemorar o mês dos apaixonados, o Partage Shopping Parauapebas terá uma programação repleta de atrações especiais no Dia dos Namorados. No dia 12 de junho, às 19h, será realizado show especial com os músicos Jairo Uêno e Rafaela Duarte, na Praça de Alimentação. A entrada é gratuita.

Durante o evento, os casais poderão participar de um quiz especial, valendo brindes, e do Correio do Amor, onde poderão trocar declarações com seus parceiros e entregar aos cupidos presentes. A Praça de Alimentação estará totalmente ornamentada para a data.

Nas redes sociais, a blogueira Loide Abreu (@loideabreu) dará dicas de presentes até o dia 12.

Serviço: Dia dos Namorados terá programação especial no Partage Shopping Parauapebas

Data: 12 de junho

Horário: 19h

Local: Praça de Alimentação

Entrada Gratuita

MC Lobato e Josberto Girão recebem títulos de ‘Cidadão Honorário’ na Câmara Municipal

Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (11), o carateca Josberto Rocha Girão e o profissional da comunicação Antônio Marcos Lobato Monteiro, popularmente conhecido como “MC Lobato”, tornaram-se “Cidadãos Honorários” de Parauapebas.

Girão

Considerado percursor do caratê em Parauapebas, voltado para crianças e adolescentes carentes, Josberto Girão foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário por meio do Decreto Legislativo nº 11/2018, de autoria do vereador Marcelo Parcerinho (PSC).

Natural de Morada Nova (CE), Girão chegou à região em 1984, antes mesmo da emancipação de Parauapebas. Foi na década de 1980 também que começou a estudar artes marciais e tornou-se mestre em caratê no Brasil.

Ficou conhecido na cidade não somente pelos títulos de bicampeão brasileiro, hexacampeão Norte e 29 vezes campeão estadual de caratê, mas também pela criação dos primeiros projetos sociais no município, gerando oportunidades para famílias sem condições de pagar mensalidades, possibilitando acesso ao ensino e ao esporte.

Juntamente com o irmão Angelberto Girão, fundou a Associação Girão de Artes Marciais (Agam). O projeto atende mais de 400 crianças e adolescentes nas atividades de caratê, capoeira, muay thai, futebol, voleibol e inglês.

Ao entregar o “Título de Cidadão Honorário” para Girão, o vereador Marcelo Parcerinho enalteceu a atuação do esportista.

“É o mínimo que esta Casa pode fazer por uma pessoa que há mais de 30 anos vem se dedicando à comunidade de Parauapebas, tirando crianças e adolescentes da ociosidade, das drogas e até de uma delegacia ou cemitério. Então, esta Casa, não só o vereador Parcerinho, lhe entrega essa singela homenagem. Você é mais do que merecedor”, enfatizou.

Girão agradeceu Parcerinho e os demais vereadores pelo reconhecimento e relatou que é muito feliz por contribuir com a educação de tantas crianças e jovens. Ressaltou o trabalho da Agam e das demais entidades que fazem um trabalho social no município.

 

“A gente vem de uma estrada longa cuidando de projetos sociais na cidade. Parauapebas tem um crescimento populacional que causa grandes impactos sociais em áreas periféricas que o poder público não consegue alcançar e essas entidades têm feito um trabalho em conjunto com as secretarias de Esporte, de Assistência Social e a Câmara, através das emendas. Assim, conseguimos levar não só o esporte, como educação e cultura até onde o governo não consegue alcançar. Esse título vem para somar, para reconhecer que a gente está no caminho certo”, destacou.

Mc Lobato

Antônio Marcos Lobato Monteiro foi homenageado com o ‘“Título de Cidadão Honorário” por meio do Decreto Legislativo nº 13/2018, de autoria do vereador Zacarias Marques (sem partido).

MC Lobato nasceu no dia 20 de novembro de 1975, em Belém (PA), e mora em Parauapebas há 14 anos, onde construiu uma trajetória marcada por trabalho em eventos e como radialista da Rádio Arara Azul FM.

 

Na justificativa da proposição, Zacarias informou que MC Lobato inovou na realização de eventos no City Park Tênis Clube, na antiga boate Pirâmide Music e à frente do Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC), de forma determinante para o desenvolvimento cultural da cidade. O vereador destacou ainda que o homenageado sempre foi dono de uma criatividade e carisma inigualáveis, sendo muito querido pela população desta cidade.

“Temos o papel de reconhecer e valorizar as pessoas. Muitos podem alegar que não é um pioneiro na cidade, mas ele tem feito um trabalho de destaque pelo crescimento cultural de Parauapebas. Lobato é uma pessoa que chegou aqui e conquistou um meio, através de sua alegria, profissionalismo e versatilidade”, relatou Zacarias Marques.

Mc Lobato agradeceu pelo título e a todos que contribuíram com seu trabalho no âmbito cultural e social de Parauapebas.

“A gente sempre teve a ideia de contribuir com a formação cultural de todas as pessoas aqui da nossa cidade, transformando os lugares em locais descentes. Mas o mais importante nesses 14 anos de Parauapebas é o trabalho social feito voluntário e de coração, sem pedir nada em troca àquelas pessoas que um dia bateram a porta da rádio. Os vereadores aqui sabem, até porque já ajudaram e olha que foram muitas pessoas. Muitos não sabem, porque nunca divulgamos: nossa intenção não era fazer propaganda, minha intenção sempre foi ajudar, estender a mão. Agradeço a todos que ajudaram, porque nunca fiz nada sozinho”, contou MC Lobato.

Parauapebas recebe ‘bolada’ de mais de R$ 132 milhões oriunda da CFEM

O município de Parauapebas amanheceu nesta terça-feira (11) com uma ‘bolada’ de mais de  R$ 132 milhões na conta, recurso oriundo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

Com o valor de R$ 132.291.402,80, a Prefeitura de Parauapebas já arrecadou em 2019 o montante que ultrapassa a casa dos R$ 700 milhões.

O que é a CFEM ?

CFEM, estabelecida pela Constituição de 1988, em seu Art. 20, § 1º, é devida aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios, e aos órgãos da administração da União, como contraprestação pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios.

Quem são os contribuintes da CFEM ?

A Compensação Financeira é devida pelas mineradoras em decorrência da exploração de recursos minerais, para fins de aproveitamento econômico.

A exploração de recursos minerais, consiste na retirada de substâncias minerais da jazida, mina, salina ou outro depósito mineral, para fins de aproveitamento econômico.

Dia do Evangélico é comemorado de forma tímida em Parauapebas

Tudo começou em 1999 quando o então vereador Junior Romão apresentou o Projeto de Lei, prontamente aprovado pelos pares, propondo a criação do Dia Municipal do Evangélico em Parauapebas. Mas, a alteração veio em 2011, com a substituição feita pelo então vereador Odilon Rocha, que, através de Projeto de Lei criou a Lei nº 4.464, que, além de ficar declarado ponto facultativo na administração pública municipal, o dia 11 de junho, passou a ser comemorado o Dia do Evangelho.

O motivo de comemoração da data, segundo o presidente do Conselho Municipal de Pastores Evangélicos de Parauapebas (COMEP), pastor José Gerardo Teixeira, perdeu o sentido, já que no município de Parauapebas já se comemora o Dia da Bíblia (13 de dezembro), que também é chamada de Evangelho. “Assim passamos a ter dois dias no ano dedicados ao evangelho, e isso não atendia nossa necessidade”, explicou Gerardo, dando-se por satisfeito com a iniciativa vinda pelo vereador Joel Pedro (DEM), que propôs através de Projeto de Lei nº 16/2017, que volte a ter a redação inicial tornando o dia 11 de junho como “Dia Municipal do Evangélico” e passará a constar no calendário oficial de eventos do município de Parauapebas.

Com a mudança, será aplicado o seguinte texto: “Fica instituído o Dia Municipal do Evangélico, anualmente, no dia 11 de junho, no município de Parauapebas”. Acrescenta ainda dois parágrafos determinando a inserção no calendário municipal e declarando que a data permanece como ponto facultativo.

Para o pastor Gerardo, a dedicação de um dia para os evangélicos é uma forma de reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pela comunidade evangélica, que em Parauapebas chega a um percentual de 40%. Porém, segundo ele, neste ano não haverá manifestações públicas ou comemorações no dia 11 de junho; mas, apenas no dia 13, quinta-feira, às 16h00, quando acontecerá Sessão Solene na Câmara Municipal, devendo contar com as participações de diversas denominações evangélicas. Nas repartições públicas municipais, foi declarado pelo prefeito Darci Lermen ponto facultativo.

Mas, ainda conforme planejado por Gerardo Teixeira, nos anos seguintes a programação deverá ser repensada e feita de forma mais ampla, podendo ser tanto em atos conjuntos ou de forma exclusiva em cada uma das cerca de 500 denominações evangélicas existentes em Parauapebas.

Saúde e saneamento são destaque em audiência pública em Tucuruí

A população da Região de Integração Lago de Tucuruí debateu sobre as suas principais demandas e necessidades durante a audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (11), no município de Tucuruí. Somando mais essa oitiva, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) já abrangeu 16 municípios, ouvindo quase 1.600 pessoas.

As audiências vêm percorrendo todas as Regiões de Integração com o objetivo de construir, junto com a sociedade, o planejamento estratégico do Pará. Em Tucuruí, as áreas de saneamento, saúde e gestão pública foram destaque. São sugestões que, devidamente registradas em relatório, poderão vir a subsidiar as demais etapas de elaboração do PPA e da LOA.

Demandas – Moradora da região, Gleiciane Felix falou sobre a dificuldade de implantação de uma política adequada de gestão de resíduos sólidos e pediu a colaboração do Estado nesse sentido. “Já trabalhei com os sete municípios daqui e sei da dificuldade em relação aos resíduos sólidos. O grande problema é encontrar onde colocar e como tratar o nosso lixo”, destacou.

“O meu pedido é que seja colocada dentro desse PPA uma forma de apoio financeiro aos municípios para que possamos tratar o nosso lixo e dar o destino correto”. Já o representante do Instituto de Defesa, Desenvolvimento e Apoio à Pessoa com Autismo do Sudeste do Pará (Ideasp), Telis Silva, falou sobre a necessidade de se implantar uma política pública de atendimento às pessoas com autismo na região.

“Hoje, o Centro Municipal de Atendimento a Pessoa com Autismo não atende somente o município de Tucuruí, mas também outros municípios. Hoje temos mais de 700 crianças sendo atendidas aqui”, estimou. “A minha sugestão é que o Centro Municipal seja transformado em um Centro Regional de atendimento”.

Retorno – Presente também em outras audiências já realizadas, o tema da assistência a pessoas com autismo já está contemplado no planejamento do Estado. De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento da Seplan, Adler Silveira, dentro do Programa de Inclusão dos Autistas está prevista a criação de uma Escola Clínica de Acolhimento para crianças com Autismo.

“O projeto já está em andamento e vai trabalhar a inclusão de forma modular, começando pelo autismo”, disse. No que se refere à gestão dos resíduos sólidos, o secretário ressaltou que o governo do Estado também já está trabalhando em uma política pública de saneamento. “Essa é mais uma prioridade do Governo”, reforçou.

Além de responder às demandas da população, o secretário adjunto também foi o responsável por apresentar os compromissos regionais já previstos pelo Governo do Estado para a Região do Lago de Tucuruí. Dentre estes, ele destacou o fomento ao desenvolvimento local.

“É muito importante que o Governo traga o apoio, através da Emater ou da Adepará, para que seja possível, de fato, alavancar a economia local”, apontou. “Dentro desse contexto, vem a busca de parcerias para que se agregue valor ao produto que sai da região e se fomente uma cadeia produtiva em cada uma das regiões de acordo com a sua vocação econômica”, concluiu Adler.

“Gatos” na rede elétrica podem causar acidentes fatais

Só em 2019, de acordo com dados da Celpa, foram registrados 08 acidentes envolvendo a rede elétrica em todo o Pará. Desse total, seis foram fatais e as causas estão diretamente relacionadas a procedimentos irregulares na fiação energizada. Em Belém, foram duas mortes recentes e outras quatro fatalidades aconteceram em cidades como Castanhal, Mojuí dos Campos, Cachoeira do Arari e Muaná.

As intervenções por pessoas despreparadas e não autorizadas na rede de distribuição de energia elétrica é o principal causador de acidentes, na maioria das vezes essas intervenções ocorrem para realização de ligações irregulares. A distribuidora reforça que o furto de energia são procedimentos irregulares e que geram prejuízos a toda a sociedade, como interrupções no fornecimento e oscilações no nível de tensão. As ligações da rede elétrica só podem ser feitas pelos eletricistas da Celpa que são treinados e autorizados para realizar os serviços.

De acordo com o executivo da área de Serviços Técnicos Comerciais da Celpa, Pabllo Ricardo, a rede elétrica jamais deve ser manuseada por pessoas leigas no assunto. “Somente profissionais treinados e habilitados devem manusear a rede elétrica. A eletricidade é algo perigoso, que devemos ter todo o cuidado possível para evitar acidentes. Nós lamentamos esses acidentes e reforçamos que se deve manter distância da rede de distribuição”, orienta o executivo.

Combate ao furto – Somente em 2019, a Celpa já normalizou cerca de 42 mil instalações em situação de irregularidade no Pará. O furto de energia é uma ação criminosa e quem o pratica pode ser enquadrado em dois artigos do Código Penal Brasileiro: o 155 (furto), parágrafo 3º, que tem como pena prevista 1 a 4 anos de reclusão; e o 265, que trata de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos.

ORIENTAÇÕES – Buscando informar ainda mais sobre segurança, a Celpa aproveita para reforçar que em casos de acidentes, o local deve ser imediatamente isolado, para que não haja aproximação de pessoas. E enquanto a energia não for desligada, não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios. Nesses casos, é preciso acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Celpa, pelo número 0800 091 0196.

Deixe seu comentário