Pesquisar
Close this search box.

Polícia investiga assassinato de jovem de 17 anos em Parauapebas

Uma equipe da Divisão de Homicídios da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas abriu inquérito policial para apurar o homicídio de Ezequiel Farias Oliveira, de 17 anos de idade. Ele foi morto na tarde da última quarta-feira (19) na “Capital do Minério”.

Segundo informações repassadas ao Portal Pebinha de Açúcar pelas autoridades policiais, Ezequiel estaria em sua barbearia na Rua Angela Diniz, no Bairro Nova Vida, quando foi surpreendido por um elemento armado. A vítima foi baleada na altura do pescoço e imediatamente socorrida por populares, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada no Hospital Municipal de Parauapebas (HMP).

As informações dão conta que Ezequiel teria recebido ameaças de morte horas antes. Até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

Parauapebas é a 35ª cidade mais violenta do Brasil, aponta anuário

Dados do Anuário divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram quais são as 50 cidades mais violentas do Brasil com população acima de 100 mil habitantes no ano de 2022.

A lista tem como referência as taxas de mortes violentas intencionais, chamadas de MVIs no nome técnico, divulgadas pelas secretarias de segurança pública de cada estado.

A Bahia lidera a lista e tem os quatro municípios mais violentos do país: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari (veja na lista abaixo).

Veja, após a tabela, mais destaques do anuário.

As mortes violentas intencionais levam em conta os crimes de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio).

Lista das 50 cidades mais violentas do Brasil (população acima de 100 mil habitantes)

MunicípioEstadoTaxa de Mortes Violentas Intencionais (2022)
1JequiéBA88,8
2Santo Antônio de JesusBA88,3
3Simões FilhoBA87,4
4CamaçariBA82,1
5Cabo de Santo AgostinhoPE81,2
6SorrisoMT70,5
7AltamiraPA70,5
8MacapáAP70,0
9Feira de SantanaBA68,5
10JuazeiroBA68,3
11Teixeira de FreitasBA66,8
12SalvadorBA66,0
13MossoróRN63,5
14IlhéusBA62,1
15ItaitubaPA61,6
16ItaguaíRJ61,6
17QueimadosRJ61,2
18Luís Eduardo MagalhãesBA56,5
19EunápolisBA56,3
20Santa RitaPB56,0
21MaracanaúCE55,9
22Angra dos ReisRJ55,5
23ManausAM53,4
24Rio GrandeRS53,2
25AlagoinhasBA53,0
26MarabáPA51,8
27Vitória de Santo AntãoPE51,5
28ItabaianaSE51,2
29CaucaiaCE51,2
30São Lourenço da MataPE50,3
31SantanaAP49,4
32ParagominasPA49,3
33PatosPB47,5
34ParanaguáPR47,3
35ParauapebasPA46,9
36MacaéRJ46,7
37CaxiasMA46,5
38ParnaíbaPI46,3
39GaranhunsPE44,9
40São Gonçalo do AmaranteRN44,9
41AlvoradaRS44,8
42Jaboatão dos GuararapesPE44,6
43Duque de CaxiasRJ44,3
44Almirante TamandaréPR44,2
45CastanhalPA44,2
46Campo LargoPR43,3
47Porto VelhoRO42,1
48Ji-ParanáRO41,8
49Belford RoxoRJ41,8
50MaritubaPA41,6

Ao todo, o Brasil registrou queda de 2,4% nas mortes violentas intencionais de 2022 para 2021: de 48,4 mil para 47,5 mil (veja o histórico por estado na arte abaixo).

Os crimes de homicídio doloso (-1,7%) e latrocínio (-15,3%) apresentaram diminuição de 2021 para 2022, enquanto as lesões corporais seguidas de morte (18%) e os assassinatos de policiais (30%) cresceram no mesmo período.

Entram nas estatísticas os dados envolvendo a atuação policial, tanto a letalidade (quando as polícias matam), quanto a mortalidade (quando agentes de segurança pública são mortos).

As polícias do Brasil mataram um total de 6.430 pessoas durante o serviço ou em horário de folga em 2022. O número representa 17 vítimas de policiais por dia.

A estatística indica tendência de estabilidade ao ser comparada com os registros feitos em 2021, quando agentes de segurança pública mataram 6.524 pessoas – redução de 1,4% em 12 meses.

Fonte: G1

 

PARAUAPEBAS: Polícia age rápido e prende três acusados de matar duas pessoas e balear outra em tiroteio

A Polícia Civil de Parauapebas agiu de forma rápida e conseguiu prender em 24 horas, três acusados no envolvimento de um duplo assassinato ocorrido na madrugada da última terça-feira (18), em um bar localizado na Rua Marabá, no Bairro da Paz.

Maelson Carlos dos Santos foi o primeiro suspeito a ser detido pelas autoridades. Sua prisão ocorreu na noite da última terça-feira, na Rua Angela Diniz, situada no Bairro da Paz. Os agentes agiram de forma diligente após o ocorrido, conseguindo localizar e prender o indivíduo que teria envolvimento nos crimes.

Já na manhã desta quarta-feira (19), a equipe da Polícia Civil efetuou a prisão de mais dois suspeitos relacionados aos assassinatos e tentativa de homicídio. Nilson Sousa Matos e Luan Silva da Costa foram detidos após ser monitorados por um bom período.

Além das prisões dos suspeitos, a Polícia Civil também apreendeu uma motocicleta, possivelmente utilizada durante a execução dos crimes, e uma quantidade significativa de drogas, o que sugere um possível envolvimento dos indivíduos com atividades criminosas mais amplas.

A prisão de Maelson Carlos dos Santos, Nilson Sousa Matos e Luan Silva da Costa representa um passo importante para a elucidação dos crimes ocorridos. As investigações ainda estão em andamento e a Polícia Civil continuará a coletar evidências para esclarecer totalmente os fatos.

 

Relembre os crimes

Na madrugada de terça-feira, 18 de julho, um tiroteio ocorreu em um bar localizado na Rua Marabá, no Bairro da Paz, em Parauapebas, resultando na morte de dois indivíduos e ferindo um terceiro. Segundo informações, as vítimas foram surpreendidas por dois suspeitos que estavam em uma motocicleta, cujo modelo ainda é desconhecido.

As vítimas foram identificadas como Álvaro Sousa de Oliveira e Anderson José da Silva. Ambos foram baleados e prontamente encaminhados para o Hospital Municipal de Parauapebas. No entanto, Álvaro não resistiu aos ferimentos e veio a falecer logo após dar entrada na unidade hospitalar. Por outro lado, Anderson José segue internado, recebendo atendimento médico para sua recuperação.

Uma terceira vítima, identificada apenas como Vitor, conhecido pelo apelido de “Menor”, foi encontrada morta na calçada de um estabelecimento localizado na Rua Sol Poente.

Conforme informações, José, o sobrevivente do tiroteio, foi atingido duas vezes. Já Álvaro e Vitor, segundo a polícia, possuíam uma extensa ficha criminal, sugerindo possíveis envolvimentos com atividades ilícitas.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

CARVOPAR emite nota de esclarecimento sobre acidente na Palmares e tranquiliza populares

Nota de Esclarecimento

“A empresa CARVOPAR TRANSPORTE E COMÉRCIO DE CARVÃO VEGETAL EIRELI, lamenta profundamente o acidente ocorrido com o veículo de sua propriedade, que aconteceu na tarde da última terça-feira (18.07) na região de Entroncamento, na entrada de Palmares I.

A empresa tranquiliza a todos, confirmando que os danos foram somente materiais e sem vítimas, pois não haviam pessoas no local na hora do acidente. E está assumindo as devidas responsabilidades do caso.

O caminhão bi-trem estava em uma ladeira quando a parte traseira se desprendeu, indo parar somente após colidir com postes da rede elétrica; dois imóveis (sedes de um restaurante e um lava jato), além de uma moto e um carro que estavam estacionados no local, na Av. Faruk Salmen.

Desde o momento desse lamentável fato, nossas equipes estão acompanhando de perto o caso, priorizando a assistência e apurando os prejuízos que serão devidamente ressarcidos aos proprietários atingidos.

Inicialmente foi priorizado o serviço na rede elétrica, para normalizar o fornecimento de energia elétrica e liberar a área com a remoção dos materiais.

Também está sendo priorizado o contato com os proprietários e o levantamento dos valores a serem ressarcidos.

A CARVOPAR reforça que preza pela segurança de todos os seus colaboradores e comunidade, e que esse foi um caso isolado, mas que será apurado com rigor”.

A Diretoria
Carvopar Transporte e Comércio de Carvão Vegetal Eireli

Exposição da Barbie segue até o final do mês de julho no Partage Shopping Parauapebas

Os amantes de bonecas Barbie podem se programar para uma experiência incrível no Partage Shopping Parauapebas. O shopping irá receber a Casa das Bonecas, uma exposição imperdível para os amantes de bonecas Barbie colecionáveis. O evento teve início no último sábado, 15 de julho, e permanecerá aberto ao público até o dia 31 de julho.

A exposição Casa das Bonecas proporcionará aos visitantes a oportunidade de mergulhar no universo encantador da Barbie e explorar uma variedade de bonecas exclusivas e colecionáveis. Os admiradores dessa boneca icônica têm a chance de apreciar e conhecer de perto a evolução e a diversidade dos modelos disponíveis. A exposição ainda conta com uma caixa instagramável para você tirar muitas fotos.

Para participar da exposição, é necessário fazer a inscrição através do aplicativo do Partage Shopping. Ao realizar a inscrição, os visitantes terão acesso garantido à Casa das Bonecas durante os 15 dias de exposição.

Além da exposição, o Partage Shopping Parauapebas está oferecendo atividades recreativas para tornar as férias ainda mais divertidas. No fim de semana passado, nos dias 15 e 16 de julho, das 15h às 18h, os visitantes puderam desfrutar de diversão com o Palhaço de Chocolate e a Tia Tatá em frente à antiga Marisa. As inscrições para essas atividades recreativas são gratuitas e podem ser feitas no site ou no aplicativo do shopping.

Para aqueles que desejam participar das oficinas oferecidas durante o evento, serão realizadas inscrições separadas. Portanto, é necessário realizar a inscrição tanto para a Casa das Bonecas quanto para as atividades recreativas.

Rafael Pontes, coordenador de marketing do Partage Shopping Parauapebas

“Nosso shopping está aberto para diversão, alegria e entretenimento. Convidamos todos a aproveitarem essa oportunidade única de participar do universo da Barbie e explorar as diversas bonecas icônicas e colecionáveis disponíveis”, afirma Rafael Pontes, coordenador de marketing do Partage Shopping Parauapebas.

Para ficar por dentro de todas as programações do Partage, acesse as redes sociais.

Agências da Caixa vão abrir uma hora mais cedo nesta sexta-feira (21)

As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir uma hora mais cedo nesta sexta-feira, 21 de julho, para atender a demanda do programa Desenrola Brasil. Em apenas dois dias de atendimento, o banco registrou o dobro da procura por negociação de dívidas.

As condições que já estão sendo oferecidas pelo banco desde segunda-feira, dia 17, seguem válidas até 31 de dezembro, conforme as regras do programa.

O banco vai aproveitar a oportunidade para promover a campanha própria Tudo Em Dia CAIXA. A ideia é oferecer mais uma chance de renegociação de dívidas. Os descontos serão de até 90%, com a possibilidade de abranger dívidas comerciais de pessoas físicas e jurídicas. Aproximadamente 90% dos clientes possuem dívidas que podem ser quitadas por até R$ 2 mil reais.

Milhares de brasileiros terão a oportunidade de negociar as dívidas e retornar ao mercado de crédito bancário. O cliente também terá acesso a crédito para empreender. Mais informações sobre as condições especiais de negociação de dívidas podem ser conferidas no site caixa.gov.br/voce/negociacao.

Deixe seu comentário