Pesquisar
Close this search box.

Funcionário é acusado de abusar sexualmente de aluna dentro de escola em Parauapebas

Um homem identificado pelas iniciais H.P foi preso na última segunda-feira (20), acusado pelo crime de estupro de vulnerável na grande Parauapebas.

Segundo informações, o suspeito trabalhava como auxiliar de serviços gerais (ASG) na Escola Municipal Novo Horizonte e o crime teria ocorrido nas dependências da unidade escolar. Conforme informações da Polícia Civil, a vítima seria uma adolescente de 13 anos de idade e o suspeito já estava sendo investigado há um tempo.

Na última segunda-feira (20), policiais da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) deram cumprimento ao mandado de prisão. O suspeito segue à disposição da Justiça, já a vítima, passa por acompanhamentos psicológicos.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

Darci exonera Girlan e nomeia Xikrin para ocupar pasta no governo

Após uma série de manifestações, inclusive a ocupação de prédios públicos por parte de indígenas que fazem parte Terra Xikrin do Cateté, o prefeito municipal de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), exonerou o servidor público Girlan Pereira da Silva (a pedido) do cargo de Coordenador Municipal de Promoção dos Direitos Indígenas.

De acordo com dados extraídos da edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial de Parauapebas, pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, quem assume o cargo comissionado deixado por Girlan é o indígena é Kango Xikrin.

Entre a lista de reivindicações dos indígenas, que realizaram uma série de manifestações na semana passada e que também estiveram hoje na Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), está a recuperação de estradas, implantação de escolas indígenas, melhorias na área da saúde, entre outras.

 

Vereadores rejeitam convocação do titular da SEGOV para prestar esclarecimentos na Câmara

Em Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (21) na Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), a maioria dos parlamentares votou contra o requerimento de número 030/2024 de autoria de Anderson Moratório e Aurélio Goiano.

Com base nos artigos 202 e 206, inciso VII do Regimento Interno daquela Casa de Leis, Aurélio e Anderson pretendiam convocar Wesley Rodrigues Costa, titular da Secretaria Especial de Governo de Parauapebas (SEGOV), para que levasse ao conhecimento da Câmara Municipal e a toda a sociedade de Parauapebas esclarecimentos sobre os contratos de manutenção de estradas vicinais da zona rural no município.

“O presente requerimento tem como principal objetivo levar a conhecimento da população de Parauapebas as razões pela qual as estradas da zona rural de Parauapebas se encontram em péssimo estado de conservação. Sabemos que é costume a prefeitura de Parauapebas contratar empresas para realizar serviços de manutenção de estradas da zona rural, de modo que em 2022, a SEGOV, a secretaria administrativa que aqui em nosso município licita e executa obras, destinou impressionantes R$ 81 milhões de reais para a manutenção de estradas da zona rural. Desse montante, R$ 13.210.870,94 foi destinado somente para as estradas das aldeias indígenas e PA Santa Rita, locais de difícil acesso e fiscalização. Ocorre que na prática, que vive nessas localidades afirma que os serviços de manutenção não vêm sendo realizados, embora o portal da transparência acuse que os pagamentos referentes a este serviço estão regulares”, relataram os vereadores Anderson e Aurélio na justificativa do requerimento que foi reprovado pela maioria dos parlamentares e foi arquivado na Câmara Municipal de Parauapebas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

Participantes dos Processos Seletivos de Parauapebas devem ficar atentos às documentações

A Prefeitura de Parauapebas informa aos participantes dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para ficarem atentos às suas documentações no que diz respeito à validade e veracidade dos mesmos, pois se forem constatadas irregularidades, o candidato poderá ser eliminado, conforme previsto nos editais e a ocorrência será encaminhada para as autoridades competentes.

Atentem-se ao seguinte:

O comprovante de escolaridade (Histórico Escolar ou Declaração ou Certidão ou Atestado de escolaridade) deve ser emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Em caso de suspeita do documento apresentado, é solicitado parecer do Conselho Estadual de Educação que indica se a instituição é credenciada ou não.

Do mesmo modo, também ocorre a checagem da autenticidade das Declarações de Tempo de Serviço, se necessário, o órgão responsável pela emissão do documento será contatado.

Leia o edital e se certifique de todos os requisitos necessários para a continuidade no processo.

Acusado por tentativa de homicídio vai parar no xilindró em Parauapebas

Um homem identificado pelas iniciais W.C.P, conhecido como “Pop”, foi preso pela Polícia Civil do Pará através das delegacias de Homicídios de Parauapebas e Tucuruí.

Segundo informações, ele é suspeito de tentar matar Elton Deni Carvalho dos Santos, que sofreu cinco disparos de arma de fogo em 23 de janeiro, na Rua Araguaia, no Bairro Rio Verde, em Parauapebas. O suspeito foi preso após uma longa investigação da equipe da Polícia Civil de Parauapebas. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva.

O indivíduo segue preso à disposição da Justiça para os procedimentos cabíveis.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

VÍDEO: Vereadores Aurélio Goiano e Rafael Ribeiro ‘trocam farpas’ na Câmara de Parauapebas

Na Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (21) na Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) , os dois principais pré-candidatos à prefeitura de Parauapebas, segundo as pesquisas, vereadores Aurélio Goiano (AVANTE)Rafael Ribeiro (União Brasil), voltaram a ‘trocar farpas’. Ribeiro pediu respeito à Goiano por este estar o apelidando de “Darcizinho”.

Confira abaixo o vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

MPF promove acordo para assegurar funcionamento da Casa de Apoio à Saúde dos indígenas em Parauapebas

O município de Parauapebas, a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde e a organização de defesa de direitos indígenas Instituto Botiê Xikrin (IBX) comprometeram-se com o Ministério Público Federal (MPF) a tomar providências para viabilizar o funcionamento da Casa de Apoio à Saúde Indígena do povo Xikrin do Cateté, no sudeste do Pará.

O compromisso foi assumido na última segunda-feira (20) por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em reunião realizada na Câmara Municipal de Parauapebas.

O acordo foi necessário porque uma série de indefinições impediam que o espaço entrasse em funcionamento, como falta de planejamento sobre recolhimento do lixo hospitalar, transporte, fornecimento de medicamentos e contratação de profissionais.

Contexto – A Casa de Apoio Carajás está localizada na Floresta Nacional (Flona) de Carajás. A estrutura está prevista no plano de manejo da Flona e foi cedida aos Xikrin em um acordo entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a empresa Vale, que tem projetos de mineração na região.

Pelo TAC, necessidades relativas ao funcionamento da Casa de Apoio foram divididas entre o Município, a Sesai e o IBX, cada um assumindo obrigações específicas para garantir recursos materiais, logísticos e humanos para a operação da unidade, assegurando a continuidade e a eficácia do serviço.

Além dos compromissos assumidos individualmente no TAC, a Sesai, a Prefeitura de Parauapebas e o IBX assumiram o compromisso compartilhado de regularizar a situação da Casa de Apoio perante o Ministério da Saúde em um prazo de seis meses.

Obrigações – Confira um resumo das principais obrigações assumidas com o MPF:

 IBX:

  • Administrar e aplicar os recursos financeiros repassados pela Vale para implementar as ações estabelecidas.
  • Apresentar plano de trabalho em dez dias, detalhando demandas orçamentárias, contratações, rescisões e logística de transporte.
  • Prestar contas anualmente ou quando solicitado, com relatórios financeiros e comprovantes de despesas.
  • Fornecer relatórios trimestrais de acompanhamento das atividades, com figuras, gráficos, tabelas e fotos.
  • Executar o acordo conforme as normas federais, estaduais e municipais.
  • Responsabilizar-se por indenizações decorrentes do uso indevido de materiais e processos protegidos por marcas e patentes.

Sesai:

  • Coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e a gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasisUS) no Sistema Único de Saúde.
  • Implementar as prerrogativas contidas em decretos que tratam da competência da secretaria.
  • Realizar o transporte médico dos indígenas, incluindo remoção aérea e terrestre, nos trajetos aldeia/Casa de Apoio, Casa de Apoio/hospital e vice-versa.
  • Disponibilizar aos indígenas os medicamentos previstos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

Município de Parauapebas:

  • Realizar, até 31 de dezembro de 2024, processo seletivo para contratação de profissionais para a Casa de Apoio.
  • Respeitar os limites legais e judiciais na contratação de pessoal.
  • Realizar os repasses financeiros conforme o Termo de Repasse firmado com o IBX e ajustar financeiramente conforme necessário.
  • Manter os repasses atuais dos valores ao IBX, respeitando as regras orçamentárias e administrativas.
  • Articular institucionalmente para viabilizar o acesso dos indígenas Xikrin às políticas públicas de saúde no Município.
  • Contribuir, dentro de sua competência, na gestão da Casa de Apoio à Saúde Indígena de Carajás.

Termo de Ajustamento de Conduta

Deixe seu comentário