Pesquisar
Close this search box.

CRUELDADE: Morador de rua mata outro a pauladas em Parauapebas

Na manhã desta quinta-feira (15), um morador de rua foi encontrado morto dentro de uma construção abandonada, às margens da Rua Belém, no Bairro Primavera, em Parauapebas, sudeste paraense.

Segundo informações obtidas pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por populares, que na oportunidade informaram sobre o achado.

Ao chegarem no local, os agentes constataram que a vítima estava com ferimentos na região da cabeça, causados possivelmente por um pedaço de madeira.

O principal suspeito do crime foi preso logo em seguida por uma guarnição da PM. Ele também seria morador de rua. O caso segue sendo investigado pela Divisão de Homicídios da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas e os nomes da vítima e do acusado ainda não foram divulgados.

Reportagem: Márcio Alves  |  Portal Pebinha de Açúcar

Milhares de parauapebenses passam o feriado sem água potável nas torneiras

Não é de hoje que os munícipes de Parauapebas reclamam da falta de água potável em vários bairros da “Capital do Minério”, porém, nas últimas semanas, parece que os problemas estão cada vez pior.

Vários internautas do Portal Pebinha de Açúcar continuam mandando mensagens e pedindo socorro. Há bairros que o líquido precioso não passa pelas torneiras a mais de duas semanas.

“A gente consegue viver de forma precária sem energia, até mesmo sem comida por algum tempo, porém, ficar sem água nas torneiras por mais de dez dias é uma vergonha para uma cidade tão rica como Parauapebas. Será que os governantes esqueceram dos populares e estão pensando só na política?”, questionou Raimundo Nonato de Oliveira, que reside na quinta etapa do Bairro Nova Carajás.

De acordo com o apurado pela reportagem, bairros como Nova Carajás, Cidade Jardim, Altamira, Betânia, entre outros, estão com sérios problemas de falta de água e moradores estão se mobilizando para fazer manifestações. “Sei que não é certo fechar ruas e queimar pneus, porém, creio que essa será a única opção para chamar a atenção dos gestores do SAAEP”, concluiu Raimundo Nonato.

SAAEP sem respostas

O que deixa a população ainda mais indignada é que representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP) dificilmente se pronunciam sobre os problemas da falta de água, e quando resolvem se comunicar, é através de notas publicadas através de grupos de WhatsApp, por exemplo, não chegando em grande parte da população.

Enquanto isso, neste feriado de 15 de agosto, em que se comemora a Adesão do Pará à Independência do Brasil, os munícipes amargam o gosto de depender de uma instituição que não vem dando conta de colocar água nas torneiras dos moradores de uma das cidades mais ricas do Brasil.

ATUALIZAÇÃO: 17H35

Após a publicação desta matéria, o Pebinha de Açúcar teve acesso a um comunicado feito pelo SAAEP e publicado nas redes sociais, confira abaixo:

Trânsito é normalizado na Raimundo Mascarenhas e BioParque Vale Amazônia é reaberto

O trânsito na Estrada Raimundo Mascarenhas voltou a fluir normalmente. O sistema pare e siga foi finalizado, após intenso trabalho realizado por brigadistas do ICMBio, Vale, Guarda Florestal e Bombeiros militares e outros, controlando o incêndio na Floresta Nacional de Carajás. Equipes permanecem com atuação no rescaldo e monitoramento constante. O incêndio foi iniciado após um veículo particular pegar fogo na via.

O BioParque Vale Amazônia também está reaberto para visitas. O espaço funciona das 9h00 às 16h00 de terça a domingo.

Familiares procuram por garota de 13 anos desaparecida em Parauapebas

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar teve acesso a um cartaz divulgado pelo Disque Denúncia Sudeste do Pará que procura saber informações do paradeiro de uma garota de apenas 13 anos de idade que está desaparecida desde ontem, quarta-feira (14).

De acordo com informações, a menina identificada como Milena Feitosa da Silva foi vista pela última vez no dia 14 de agosto por volta das 22h00 no Bairro Rio Verde, em Parauapebas, sudeste paraense.

Quem souber informações do paradeiro da garota, pode entrar em contato através do telefone do Disque Denúncia (94) 3312-3350, o anonimato é garantido!

Cenipa diz que nenhum veículo de imprensa teve acesso a áudios de voo

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou nesta quinta-feira (15), em nota, que nenhum veículo de imprensa teve acesso a áudios, transcrições ou dados dos gravadores de voo – conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) – do avião matricula PS-VPB da Voepass, envolvido no acidente aéreo em Vinhedo, no interior de São Paulo. O acidente ocorreu na última sexta-feira (9) e deixou 62 pessoas mortas.

A nota foi divulgada diante de notícias veiculadas por jornais do país inteiro e nas mídias sociais sobre o que seria uma troca de diálogo entre o comandante Danilo Santos Romano e o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva.

O Cenipa destaca, na nota, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1966 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil, de 1944. “Por fim, a FAB reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como com o respeito à dor dos familiares das vítimas do acidente”.

Mídias sociais e jornais replicaram matéria que foi ao ar na noite de ontem, exibida no Jornal Nacional, da TV Globo, informação que passou cerca de um minuto até o avião cair e que a “gravação” é finalizada com gritos.

Voto de deputado bolsonarista, Toni Cunha, contra produtores rurais repercute durante a 36ª Expoama, em Marabá

Abriu nesta quarta-feira, 14, e encerra no próximo domingo, 18, a 36ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), considerada uma das maiores do gênero no Pará, com milhares de participantes todas as noites.

Durante o evento, produtores rurais da região estão questionando o posicionamento do deputado estadual Toni Cunha (PL) ao Projeto de Lei Número 293/2019, de autoria de sua então colega deputada Gilvanda Faro (PT), o qual proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos na agricultura do Estado do Pará, inclusive estipulando multa para quem descumprir.

E não foi apenas um voto favorável, mas um parecer, já que Toni Cunha, na condição de relator da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), apresentou relatório se posicionando contra os produtores rurais, defendidos com unhas e dentes por seu mentor político Jair Bolsonaro (PL).

O projeto da então deputada estadual petista é radical, não faz concessões. Atualmente, o Ministério da Agricultura proíbe a pulverização de aérea a menos de 500 metros de cidades, povoados e mananciais, ou a menos de 250 metros de moradias isoladas. Ou seja, em muitas propriedades rurais é possível realizar a pulverização aérea, claro desde que seguindo a recomendação do governo federal.

Muitos pecuaristas das regiões sul e sudeste do Pará, onde Toni Cunha tem atuação, utilizam a pulverização aérea porque suas plantações estão distantes de comunidades ou moradores isolados. Além disso, essas duas regiões do Pará respondem por grande parte da produção agropecuária do Brasil.

SAIBA MAIS
Segundo a Federação da Agricultora do Estado do Paraná, em conjunto com o SENAR, a aviação agrícola tem se mostrado uma importante ferramenta de manejo das lavouras, principalmente em função da rapidez e precisão com que realiza a aplicação de defensivos no combate pragas e doenças.

PARAUAPEBAS: Pistoleiros invadem casa e matam homem que estava dormindo

Luiz Eduardo Nascimento Cruz, que tinha 25 anos de idade, foi executado a tiros na noite da última quarta-feira (14), no Bairro Nova Vida, em Parauapebas, sudeste paraense. Uma guarnição da Polícia Militar esteve presente preservando a cena do crime até a chegada dos demais órgãos competentes.

Segundo informações obtidas pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, a vítima dormia no quarto com a esposa, quando três suspeitos teriam arrombado o imóvel e efetuado diversos disparos contra Luís Eduardo. Este, foi baleado cerca de cinco vezes, não tendo nenhuma chance de defesa.

Investigadores da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas estiveram no local e apreenderam cápsulas de pistola ponto 40, bem como outros objetos que possam auxiliar nas investigações. Luís Eduardo já possuía passagem pelo crime de tráfico de drogas, tendo sido preso em 22 de setembro de 2020, no Bairro Rio Verde, após ter sido capturado com cocaína e maconha.

O homicídio segue sendo investigado através de um inquérito policial que foi instaurado.

Reportagem: Márcio Alves  |  Portal Pebinha de Açúcar

Deixe seu comentário