Pesquisar
Close this search box.

CAOS TOTAL: Moradores do Bairro da Paz interditam rua e cobram energia elétrica

Caos total! Essas são as palavras que se encaixam perfeitamente para definir a atual situação que os moradores de Parauapebas, sudeste paraense, estão passando nos últimos dias.

A distribuição de energia elétrica, de responsabilidade da Equatorial Energia vem passando por problemas em vários bairros, e consequentemente, moradores e empresários que pagam caro pelas tarifas, estão tendo diversos prejuízos.

No Complexo VS-10, por exemplo, milhares de pessoas estão sem energia elétrica há quase três dias. Neste momento, a principal via de acesso aos bairros, está interditada por moradores que fazem manifestação. Já no outro lado da cidade, empresários da Avenida Liberdade, entre os bairros Da Paz e Rio Verde, precisaram fazer investimentos em grupos geradores para abrir suas respectivas empresas.

No final da tarde deste sábado (5), revoltados pela falta de energia elétrica deste ontem, moradores da Rua Paulo Afonso, no Bairro da Paz, também cansaram de esperar e resolveram interditar um trecho da via, queimando pneus e madeiras.

Só após a pressão dos populares, que funcionários da Equatorial Energia se deslocaram ao local e iniciaram os reparos, porém, os manifestantes informaram que só encerram o ato quando o fornecimento de energia elétrica for restabelecido pela concessionária.

Enquanto a cidade está com problemas de falta de água e energia por vários bairros, nenhuma autoridade se manifestou sobre os dois assuntos.

 

Após pressão e interdição de avenida, Equatorial inicia reparos na VS-10; Saaep continua omisso

Os moradores do Complexo VS-10, que conta com inúmeros bairros em Parauapebas, cansados de sofrer com a falta de energia elétrica e água nas torneiras, resolveram na manhã deste sábado (5), vésperas das eleições municipais, interditar a principal avenida de acesso à localidade.

Queimando pneus e madeiras velhas, os moradores pedem com urgência a ação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e da Equatorial Energia. A falta de água há muito tempo vem sendo constante, já em relação à falta de energia, muitos moradores estão sem o fornecimento há pelo menos três dias.

Algumas horas após a repercussão da manifestação nas redes sociais e veículos de comunicação, técnicos da empresa Equatorial Energia chegaram ao local e iniciaram, os reparos na rede, visando restabelecer os problemas da falta de energia, porém, até o fechamento desta matéria, ninguém do Saaep esteve no local, tampouco o órgão se posicionou sobre os problemas.

Enquanto a população do Complexo VS-10 e de outros vários bairros de Parauapebas está sentindo na pele os problemas da a falta de água nas torneiras, o Diretor Executivo do Saaep, Elson Cardoso, não se pronuncia à imprensa, tampouco apresenta soluções para os problemas, porém, ele é visto com frequência em reuniões políticas do vereador que concorre à reeleição, Elias da Construforte, que, diga-se de passagem, é quem o indicou para assumir o comando da autarquia.

Mesmo com o início dos reparos na rede elétrica por parte da equipe da Equatorial Energia, os moradores seguem interditando a via e prometem sair de lá apenas quando os problemas forem solucionados.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

Com 57,32% dos votos válidos, Aurélio Goiano mantém vitória no 1º turno, aponta nova pesquisa Intelidata

Realizada entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, ouvindo 606 eleitores, a nova e mais recente pesquisa eleitoral sobre as intenções de votos para prefeito em Parauapebas, da empresa Intelidata Pesquisas Inteligentes, confirma novamente a tendência mostrada por outras pesquisas, também registradas no TSE, com vitória de Aurélio Goiano (Avante) no primeiro turno.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PA 06726/2024, tendo como responsável técnico Rogerio da Silva Santos, nº CONRE 9423.

A pesquisa foi encomendada pelo Portal Pebinha de Açúcar para relatar com segurança a realidade na “Capital do Minério”. Ao longo de 17 anos o Portal Pebinha de Açúcar sempre prezou pela informação verídica e de qualidade para seus leitores e seguidores.

Metodologia de pesquisa:

Pesquisa de natureza quantitativa, com objetivo de obter estimativa representativa das intenções de voto para prefeito e vereador no município de Parauapebas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas domiciliares. A amostra foi obtida por amostragem aleatória estratificada, considerando os seguintes estratos: sexo, idade, grau de instrução e nível econômico. Os dados utilizados para a estratificação foram provenientes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE, 13 de setembro de 2024) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, Censo 2010).

PERGUNTA COM RESPOSTA ESTIMULADA

Na pergunta estimulada, onde o eleitor ver as opções, os números apontam que Aurélio Goiano (Avante) consolida a vitória em 1º turno com 51,27%, seguido de Rafael Ribeiro (União Brasil), com 24,47% dos votos. Em terceiro lugar aparece Graziele Ribeiro (PSD), com 7,50% e Dr. Felipe (PSL) em quarto lugar, com 6,20%. Votos brancos, nulos e indecisos somam 10,56%.

Porém quando se leva em consideração apenas os votos válidos, forma que o TSE usa para a apurar o vencedor das eleições, a vantagem aumenta ainda mais para Aurélio Goiano, ficando com 57,32%, seguido de Rafael Ribeiro, com 27,36% dos votos. Em terceiro lugar, Graziele Ribeiro, com 8,38%, seguida por Dr. Felipe, com 6,94%.

SENTIMENTO DE VITÓRIA CONFIRMA VONTADE DA POLPULAÇÃO EM ELEGER AURÉLIO GOIANO NO 1º TURNO

Quando o eleitor é questionado sobre quem ele acha que vai ganhar, independente de quem ele vota, nesse caso, 67,48% acham que Aurélio Goiano é quem vai vencer as eleições no primeiro turno, seguido de Rafael Ribeiro, com 26,40% dos votos. Em terceiro lugar, Graziele Ribeiro, com 3,85%, seguida por Dr. Felipe, com 2,27%.

VOTO DEFINITIVO TAMBÉM CONFIRMA VITÓRIA DE AURÉLIO GOIANO NO DOMINGO DIA 06

Quando o eleitor é questionado sobre se ele ainda pode mudar seu voto até domingo, dia 06 de outubro, nesse caso, 87,21% dizem que o seu voto é definitivo, que não mudam mais de forma alguma, enquanto 12,79% dizem que ainda podem mudar o voto.

Com os resultados obtidos, podemos afirmar tendência de vitória de Aurélio Goiano no primeiro turno. Há 48 horas das eleições, 87,21% dos eleitores responderam que seu voto é definitivo e que não mudam mais.

Consultado sobre a possibilidade de 2º turno nas eleições em Parauapebas, a empresa Intelidata Pesquisas Inteligentes respondeu que desde 2016 acompanha o cenário político de Parauapebas, com mais de 20 pesquisas realizadas no município em quatro eleições, sendo esta, a quinta eleição que acompanha, pode afirmar que o eleitor já se decidiu. Afirma também que pode ter variações dentro da margem de erro, mas nada relevante que possa tirar a vitória de Aurélio Goiano no primeiro turno.

Vamos aguardar! Quem viver, verá!

Deixe seu comentário