Pesquisar
Close this search box.

Biguinho Sensação fará show na festa da vitória de Aurélio Goiano nesta quarta

Na noite desta segunda-feira (7), o prefeito eleito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), usou suas redes sociais para anunciar que o cantor Biguinho Sensação estará fazendo um show na noite desta quarta-feira (9) na Praça dos Esportes Radicais (antiga Praça dos Metais), área central da cidade.

“Claro que não poderíamos deixar de comemorar essa vitória que obtivemos nestas eleições. Convido a todos vocês para comemorar junto com nosso time que vai reconstruir Parauapebas. O Biguinho Sensação estará presente e fará um show maravilhoso para todos nós”, relatou Aurélio Goiano.

Sobre o artista

Por trás da figura cativante e dos sucessos de Biguinho Sensação, o artista revela uma origem humilde que iniciou em Santarém, no interior do Pará. O sonho de ser cantor nasceu com Arlan Pinto dos Santos na localidade e cresceu com o apoio da família.

A inspiração para encarar o mundo da música também vem de casa, já que Arlan, que adotou o nome artístico Biguinho Sensação, passou a infância em meio às melodias que o pai gostava de ouvir e que arriscava em um violão.

Biguinho ainda acompanha o pai nas festas das comunidades religiosas e aprende, desde cedo, que a dedicação pode o trilhar para diversos caminhos. Assim, com foco no sonho de se tornar conhecido, ele fez as primeiras dezenas de fãs na cidade mesmo, onde se apresentava.

Nascido e criado na comunidade Quilombo do Bom Jardim, ele viu, aos poucos, sua realidade mudar. Um dos momentos marcantes foi quando a música Desfaz as Malas estourou na internet e o projetou, também, no cenário nacional.

A grande repercussão impulsionou a carreira do artista que, a partir daquele momento, se dedicou ainda mais ao trabalho e à vocação de levar a música e a arte pelo país. Biguinho diz que suas canções são como páginas de um diário, que refletem sentimentos, experiências, esperanças e sonhos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por AURÉLIO GOIANO – PREFEITO ELEITO DE PARAUAPEBAS EM 2024 (@aurelio_goiano)

Sobre a vitória de Aurélio

Com 100% das seções totalizadas em Parauapebas, Aurélio Goiano obteve 58,52% dos votos (92.073). O segundo colocado é Rafael Ribeiro (União Brasil), com 28,51% (44.862), seguido de Dr. Felipe (PL) 8,37% (13.174) e Graziele Ribeiro (PSD), com 4,59% (7.220).

Nascido 13 de dezembro de 1984, em Sobradinho, cidade satélite do Distrito Federal e criado em Água Fria do Goiás, Aurélio Ramos de Oliveira Neto ganhou o apelido de Aurélio Goiano em homenagem ao avô.

Político de personalidade forte, ele atuou na TV, rádio e redes sociais. Tornou-se conhecido na cidade por ser muito crítico com as autoridades e, com isso, acabou angariando uma legião de adeptos que agora o colocaram na cadeira do Executivo Municipal.

“Iremos fazer uma transição de governo transparente e democrática”, afirma Darci Lermen

Durante a manhã desta segunda-feira (7), após se consumar a derrota de Rafael Ribeiro (União Brasil) nas urnas, contra Aurélio Goiano (Avante), que disputavam com outros candidatos a vaga para ser prefeito em Parauapebas, o atual gestor do município, Darci Lermen (MDB), usou suas redes sociais para comentar sobre a transição de governo.

“Estamos trabalhando, preparando a transição que será transparente, democrática e republicana, para nós, isso é fundamental para que Parauapebas possa continuar crescendo”, disse Darci Lermen.

Mas, afinal, o que é uma transição de governo municipal?

Tão logo o prefeito seja declarado eleito pela Justiça Eleitoral, sugere-se que seja instalada equipe de transição, mediante ato normativo específico com datas de início e de encerramento dos trabalhos, identificação de finalidade e forma de atuação. A comissão deve ser formada por representante do prefeito que sai, do prefeito que entra, da Auditoria Interna e da sociedade civil.

Durante as reuniões da comissão, elabore ata, com indicação dos participantes, o assunto tratado, as informações solicitadas e o cronograma de atendimento às demandas apresentadas.

Além disso, é importante lembrar que é proibida a retirada de documentos, equipamentos, programas de computador ou quaisquer outros bens públicos das dependências dos órgãos e entidades municipais, tanto pela antiga, quanto pela nova gestão.

Órgãos e entidades da Administração Pública municipal deverão elaborar e estar aptos a apresentar à equipe de transição os seguintes relatórios:

Relatórios sobre a situação financeira do Município, com números das contas, agências e bancos; demonstrativos dos saldos disponíveis, dos restos a pagar, relação dos documentos financeiros de longo prazo; valores médios mensais recebidos a título de transferências constitucionais; inventário de dívidas e haveres e comprovação de regularidade com a previdência;

Relatórios referentes aos contratos, com todos os contratos de execução de obras, consórcios, convênios e outros, pagos e a pagar;

Relatórios com os bens e patrimônios, que devem trazer relação atualizada dos bens patrimoniais e o levantamento dos bens de consumo existentes no almoxarifado;

Relatório atualizado da estrutura funcional, contendo demonstrativo do quadro de servidores, incluindo lotação e descrição das atividades realizadas;

Levantamento de assuntos que sejam ou possam resultar em processos judiciais ou administrativos e; principais ações, projetos e programas em execução, interrompidos, finalizados ou que aguardam implementação também devem possuir relatório

Deverão fazer parte de relatório específico os atos expedidos no ano eleitoral que tratem de reajuste de vencimentos, nomeações, admissões, contratação ou exoneração de ofício, dispensa, transferência, designação, readaptação ou supressão de vantagens de qualquer espécie do servidor público.

Decisões tomadas, que possam impactar a futura gestão devem ser informadas ao futuro gestor. Além disso, caso haja tomada de decisão com prazo constitucional ou legal, há de se informar, igualmente, à nova gestão, quais são esses prazos e quais as consequências de não cumpri-los.

Além disso, informações protegidas por sigilo deverão ser fornecidas pela atual administração na forma e condições previstas em lei.

A equipe de transição deve publicar no Portal do Município a relação das medidas adotadas pela Administração para promover uma transição republicana e os relatórios financeiros.

Após ser derrotado nas urnas, Rafael Ribeiro agradece votos e afirma que continuará trabalhando pela população

O candidato à prefeitura de Parauapebas, Rafael Ribeiro (União Brasil), concluiu o processo eleitoral expressando gratidão a todos que estiveram ao seu lado ao longo da campanha. Rafael Ribeiro agradece os 44.862 votos de confiança, de pessoas que acreditavam nas novas ideias e na visão inovadora de transformação para o município.

“Agradeço profundamente a cada cidadão que acreditou em nosso projeto de mudança para Parauapebas. Nosso desejo era construir um futuro melhor, juntos. Estou com o coração tranquilo e cheio de gratidão. Cada abraço, cada sorriso, cada gesto e cada palavra de incentivo estarão na minha memória para sempre. Saio fortalecido e cada dia mais convicto de que a vontade de Deus é perfeita, justa e agradável”, declarou.

Ao lado da vice, Adriana Roza (PSDB), Rafael Ribeiro viveu 45 dias de campanha bastante intensos, com muito diálogo, visitas acolhedoras, reuniões produtivas, caminhadas estimulantes, além de comícios emocionantes. Combateu a desinformação, calúnias e agressões verbais apresentando suas propostas, sempre com firmeza e serenidade.

Agora, Rafael Ribeiro concentrará suas atividades, como presidente da Câmara Municipal, onde continuará trabalhando pelos interesses da população.

“Nosso trabalho continua! Voltarei para a Câmara com ainda mais dedicação e vontade de servir a nossa gente, com o compromisso e dedicação de sempre para que as demandas da comunidade sejam atendidas. Que Deus cuide do futuro de Parauapebas e de cada um de nós. Seguimos firmes, acreditando e trabalhando por dias melhores”, afirmou Rafael.

Reportagem e foto: Assessoria de Comunicação  |  Rafael Ribeiro

 

População renova vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas em quase 65%

As eleições do último domingo (6) definiram a composição da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) para a próxima legislatura, de 2025 a 2028, que contará com 17 vereadores.

Como Aurélio Goiano (Avante) e Rafael Ribeiro (União Brasil) não concorreram à reeleição, pois eram candidatos a prefeito, a renovação dos vereadores chegou a 64,71%. Parlamentares como como Eliene Soares, Zacarias Marques, Joel do Sindicato, Josivaldo da Farmácia e Miquinha da Palmares não conseguiram se reeleger. Por outro lado, 11 novatos irão ocupar as cadeiras a partir de 1º de janeiro de 2025.

Confira a lista de eleitos pela ordem de votos:

ELEITO (A)PARTIDOVOTOS
MICHEL CARTEIRO – ANTÔNIO MICHEL COSTA ALVESPV

 

5.508
LÉO MÁRCIO – ELEOMARCIO ALMEIDA DE LIMASD4.903
LAECIO DA ACT – LAECIO CANDIDO GOMESPDT4.632
MAQUIVALDA – MAQUIVALDA AGUIAR BARROSPDT3.944
ANDERSON MORATORIO – ANDERSON MARCOS MORATORIOPRD3.725
GRACIELE BRITO – GRACIELE COELHO JACOME DE BRITO MOREIRAUNIÃO3.706
LEANDRO CHIQUITO – LEONARDO DA SILVA MENDESSD3.437
ERICA RIBEIRO – ERICA SOUSA DA SILVA RIBEIROPSDB2.836
FRANCISCO ELOECIO – FRANCISCO ELOECIO SILVA LIMAPSDB2.823
SARGENTO NOGUEIRA – JOSE CARLOS NOGUEIRA DE ARAUJO FILHOAVANTE

 

2.782
ZÉ DO BODE – ELVIS SILVA CRUZUNIÃO2.706
TITO DO MST – FRANCISCO DAS CHAGAS MOURAPT2.619
ELIAS DA CONSTRUFORTE – ELIAS FERREIRA DE ALMEIDA FILHOPV2.608
ALEX OHANA – ALEX PAMPLONA OHANAPDT2.257
ZÉ DA LATA – JOSÉ RAMOS DE OLIVEIRAAVANTE2.249
SADISVAN – SADISVAN DOS SANTOS PEREIRAPRD2.004
FRED SANÇÃO – FREDERICO DAMACENA RIBEIRO SANÇÃOPL1.833

Com este resultado, o PDT terá a maior bancada, com três cadeiras; já o PRD, PV, União, PSDB, Avante e Solidariedade vão ocupar duas cadeiras cada; por fim, o PT e o PL terão uma cadeira cada.

Entre os eleitos, estão seis vereadores da legislatura atual, que foram reeleitos. São eles: Léo Márcio, Anderson Moratorio, Leandro do Chiquito, Francisco Eloecio, Zé do Bode e Elias da Construforte.

A bancada feminina cresceu e será formada por três vereadoras: Maquivalda Barros, Graciele Brito e Erica Ribeiro. Atualmente há apenas uma mulher na CMP, Eliene Soares (SD).

Para prefeito, Aurélio Goiano (Avante) saiu vitorioso com 58,52 % dos votos contra Rafael Ribeiro (União) que teve 28,51 %. Entretanto, na Casa de Leis, a coligação de Ribeiro saiu vitoriosa, ao eleger 12 parlamentares, dos partidos União, PDT, PV, PT, PSD e Solidariedade. Em contrapartida, a coligação de Goiano elegeu quatro vereadores, do Avante e do PRD. O PL, do candidato Dr. Felipe, elegeu um parlamentar.

Reportagem: Nayara Cristina / AscomLeg 2024

Deixe seu comentário