Pesquisar
Close this search box.

Vereadores e demais servidores não trabalharão na próxima segunda (28) na Câmara de Parauapebas

Prego batido e ponta virada! Os 15 vereadores e os demais servidores públicos da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), (com exceção os que trabalham em áreas essenciais),  que tem como presidente Rafael Ribeiro (União Brasil) irão ter pelo menos um dia de folga na próxima semana. É que devido ao Dia do Servidor Público, o presidente da Casa de Leis, decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (28).

Confira abaixo na íntegra o documento que foi publicado na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial de Parauapebas:

“PORTARIA Nº 520/2024 DECRETA PONTO FACULTATIVO NA CÂMARA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS NO DIA 28 DE OUTUBRO DE 2024, EM VIRTUDE DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO. O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS, usando das prerrogativas que lhe concede o artigo 28, caput, e inciso IV, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Parauapebas; CONSIDERANDO que o dia 28 de outubro é dia do Servidor Público, conforme previsto no artigo 257, da Lei Municipal nº 4.231/2002. RESOLVE: Art. 1º DECRETAR ponto facultativo na Câmara Municipal de Parauapebas no dia 28 de outubro de 2024. Art. 2º Estão excluídas desta previsão as unidades administrativas cujos serviços não admitam paralisação, cuja avaliação ficará a cargo das respectivas chefias, que poderão estabelecer regime de escala ou plantão entre seus servidores. Art. 3º A jornada porventura realizada nos dias de ponto facultativo será remunerada normalmente; somente serão reputadas como extraordinárias as horas laboradas além da carga horária diária. Art. 4° Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação. Parauapebas, 23 de outubro de 2024”.

Ação policial em busca de assassinos do Alto Bonito termina em morte de suspeito

Uma ação da Polícia Militar na noite da última quinta-feira (24), resultou na morte de um homem identificado como Marcos Augusto Aguiar, após um confronto com policiais no Bairro Nova Vida II, em Parauapebas.

A operação aconteceu durante uma diligência policial voltada à captura de integrantes de um grupo armado, ligados a uma facção criminosa, que estariam envolvidos em um duplo homicídio que foi registrado no Residencial Alto Bonito no início desta semana.

A operação tinha como intuito localizar os suspeitos escondidos em uma área de invasão atrás do “Morro do SAAEP”. No momento em que as forças policiais se aproximaram do barraco onde os indivíduos estavam, quatro homens armados foram avistados e reagiram, disparando contra os agentes. Os suspeitos fugiram pela mata, enquanto os policiais responderam aos tiros.

Durante a fuga, uma equipe policial encontrou um dos suspeitos com um ferimento na perna. Mesmo após ser ordenado a se render e largar a arma, o indivíduo teria apontado um revólver contra os policiais, que reagiram atirando para neutralizar a ameaça. O homem foi desarmado e, após ser atingido, um revólver caibre 38, com três munições intactas e dois estojos deflagrados foram apreendidos.

Devido às dificuldades de comunicação e ao difícil acesso ao local, o resgate do suspeito foi feito pela própria viatura policial. Ele foi levado ao Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), onde o óbito foi confirmado pela equipe médica.

Durante as buscas no imóvel, os agentes apreenderam ainda uma mochila contendo uma balança de precisão, cerca de 292g de crack, além de dois aparelhos celulares.

Reportagem: Márcio Alves  |  Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar

Obras de saneamento no bairro Beira Rio alcançam mais de 40 vias públicas em Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), segue com os serviços de instalação das redes de microdrenagem e coletoras de esgoto no Bairro Beira Rio. Nessa região, mais de 40 ruas e avenidas já foram alcançadas pelas execuções que contabilizam, até o momento, a implantação de 17 mil metros de redes de drenagem e esgoto.

A obra faz parte da segunda etapa do programa que é destinada à revitalização e à recuperação do Igarapé Ilha do Coco, com foco no saneamento básico. Além dos serviços para a instalação das redes de esgoto e de microdrenagem, a segunda etapa do programa também constrói espaços de lazer para a comunidade, a exemplo de um parque linear composto de praças e áreas de convívio, quadra poliesportiva, ciclovias, calçadas e muito mais nas proximidades da Câmara Municipal de Vereadores.

A medida que as obras prosseguem, os espaços de lazer tomam forma, com as praças e as áreas de convívio recebendo posteamento e a finalização da quadra poliesportiva, calçamento com bloquetes nas praças e execuções de ciclovias e calçadas.

De acordo com Elrik Machado, engenheiro civil do Prosap, o cronograma de serviços para a instalação das redes de microdrenagem compreende a execução total de quase 13 mil metros, tendo sido executados 7.161 metros, ou seja, 55,88% do planejado. No que se refere à implantação das redes coletoras de esgoto, o programa executou 9.863 metros dos 15.739 previstos, alcançando, portanto, 62,67% do planejamento. “Somando todos os serviços, estamos com 80% de todo o cronograma executado”, pontua o engenheiro.

Vias alcançadas nesta segunda etapa

As ruas e avenidas que receberam os serviços de drenagem e esgotamento são: Perimetral Leste, Perimetral Oeste, Rua Rio Azul, Rua Rio Branco, Rua Rio Claro, Rua Rio Dourado, Rua Rio Vermelho 1, Rua Rio Vermelho 2, Rua Rio Verde, Avenida Rio Grande, Avenida Presidente Kenedy, Rua 152, Rua 145, Rua 145/1, Rua 145/2, Rua 140/1, Avenida I, Avenida H, Avenida G, Avenida F, Avenida E, Rua 139, Rua 130, Rua 130/1, Rua 140, Rua 141, Rua 120, Rua 120 (parte nova), Rua 130, Avenida A, Rua 107, Rua 70, Rua 106, Rua 111, Rua 8, Rua 112, Rua 113, Rua 69, Rua 135, Rua 136, Rua 137 e Rua 138.

Ainda de acordo com o cronograma, a previsão é que todos os serviços sejam concluídos no próximo ano.

Reportagem: Jéssica Borges

 

Deixe seu comentário