Pesquisar
Close this search box.

Canaã dos Carajás é premiada na categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

Reconhecimento realizado pelo MEC (Ministério da Educação), reconheceu os resultados efetivos nos índices de alfabetização e qualidade da educação básica no município

Canaã dos Carajás foi premiado com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria Ouro, em reconhecimento aos seus esforços para melhorar a alfabetização e a qualidade da educação básica. A premiação destaca as ações do município para garantir que todos os estudantes sejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Essa conquista é fortalecida pela parceria com o Programa Alfabetiza Pará, uma iniciativa do governo estadual que tem sido essencial para o sucesso da alfabetização no município, uma vez que disponibiliza material específico e formações para os professores do bloco de alfabetização.

Para o secretário de Educação, Leonardo Cruz, a premiação reforça o compromisso de Canaã dos Carajás em garantir uma educação de qualidade. “Temos muitos desafios a serem superados e para tal, a nossa equipe está engajada em planejar ações estratégicas para oferecermos a melhor educação para a comunidade, neste sentido é que as ações de alfabetização têm tido efetividade e queremos em um curto prazo todas as crianças, até o final do segundo ano, fluentes em leitura. Ser reconhecido pelo MEC, com o Selo Ouro, pelos avanços alcançados na Alfabetização na idade certa, confirma o compromisso da gestão em garantir uma Educação de qualidade.”, afirma.

O município também executa o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) do Governo Federal, que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O projeto oferece formação continuada para profissionais da educação infantil, focando na oralidade, leitura e escrita, visando apoiar teórica e metodologicamente os docentes para garantir o direito das crianças de pré-escola à linguagem escrita, compreendida como um instrumento simbólico que transforma a forma de interpretar o mundo.

Foto: Diego Barbosa

Essa não é a primeira conquista do município pelos avanços na alfabetização. Canaã dos Carajás recebeu em março desde ano o reconhecimento do programa Alfabetiza Pará pela melhoria nos índices de alfabetização. De acordo com o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SISPAE) 62,1% dos alunos do 2º ano estavam alfabetizados em 2023. Em 2024, a meta é atingir 70.9% dos estudantes. Com o resultado, o programa estabeleceu diretrizes condizentes com a realidade do município, que nortearam as ações pedagógicas e administrativas bem como um planejamento de formações com temáticas mais assertivas, para o ano de 2024, o que garantiu o Selo Nacional Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Seduc prorroga inscrições para o PSS de professores da educação básica da Seduc

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc-PA) prorrogou as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) de professores da educação básica até o dia 9 de dezembro. A Seduc publicou o novo cronograma das etapas do PSS na última terça-feira (3), no Diário Oficial do Estado (DOE). Os interessados podem se cadastrar e realizar sua inscrição gratuitamente no site do PSS, no endereço eletrônico clicando aqui. O resultado da seleção está previsto para o início de janeiro de 2025.

O PSS é destinado à formação de cadastro reserva para a contratação de profissionais de nível superior, por prazo determinado, para atuação na Educação Básica. A remuneração tem como base uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, atualmente fixada no valor de R$ 2.302,74, com as vantagens previstas em lei.

Documentos necessários

No ato da inscrição, os interessados em participar do Processo Seletivo devem ficar atentos aos documentos exigidos no Edital, no item 2.3.

Etapas do PSS

O processo seletivo está dividido em quatro etapas: inscrição online, realizada no site da Seduc, com prorrogação até 9 de dezembro.

A segunda fase será a análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, com a verificação de todas as informações prestadas na inscrição, sendo o candidato responsável pela veracidade dos documentos.

A terceira fase envolve a avaliação do plano de aula, preenchido no ato da inscrição. Para os candidatos à função de Professor de Língua Brasileira de Sinais, além do plano de aula, será realizada a prova prática de fluência em libras, ambas de caráter eliminatório.

Por último, será feita a divulgação da primeira lista de convocação dos candidatos classificados, prevista para o dia 3 de janeiro de 2025.

Indicado para assumir o SAAEP no governo de Aurélio Goiano fala sobre planos para o município

O Engenheiro Mecânico Erikson Nunes, indicado pelo prefeito eleito Aurélio Goiano (AVANTE), para assumir a direção executiva do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP), a partir de 2025, participou na manhã desta quinta-feira (5), do Programa Fala Cidade, na Rádio Correio FM e do Programa O Povo na TV, na RedeTV.

Na oportunidade, o futuro gestor do SAAEP compartilhou suas ideias para o setor de saneamento básico da cidade. Durante as entrevistas, Nunes abordou questões urgentes, como investir na infraestrutura de água e esgoto, recuperação dos equipamentos da autarquia e os planos para melhorar a prestação de serviços à população.

Erikson anunciou que, entre janeiro e fevereiro do próximo ano, a população de diversas partes altas da cidade, como os bairros Maranhão, Bela Vista, Cidade Jardim e Paraíso, receberá melhorias significativas na rede de abastecimento de água. O futuro gestor destacou que essas áreas, historicamente afetadas por problemas no abastecimento, terão suas questões resolvidas com obras essenciais, que incluem a ampliação da rede e adequações dos sistemas.

Além disso, o projeto de uma adutora de interligação do Bairro Nova Carajás foi mencionado como uma das ações prioritárias para resolver o déficit no fornecimento de água naquela região. O objetivo de curto prazo, segundo Nunes, é garantir a regularização operacional dos poços artesianos e melhorar a distribuição de água para as famílias.

Um dos pontos mais críticos discutidos por Erikson Nunes foi o estado de sucateamento dos equipamentos e a falta de materiais e veículos dentro da autarquia. O futuro gestor reconheceu que a situação atual é preocupante, mas reforçou que a equipe técnica da nova gestão vai trabalhar para reverter esse quadro.

Erikson destacou ainda a importância de uma gestão eficiente e responsável para garantir que o órgão consiga operar de maneira adequada e atender as necessidades da população.

Segundo Nunes, o prefeito eleito Aurélio Goiano tem como um dos maiores objetivos a reconstrução da cidade e a mudança dos rumos do município. Nesse sentido, uma das prioridades da nova gestão será valorizar os servidores do SAAEP, com a estruturação das equipes e a alocação de recursos de forma mais eficaz.

“É fundamental que os servidores sejam valorizados e que as equipes tenham as condições necessárias para desempenharem suas funções. Atualmente os funcionários não tem o básico para trabalhar. Precisamos de um sistema de distribuição de água mais eficiente, e é isso que vamos trabalhar para implementar”, afirmou Nunes.

Com essas ações, Erikson Nunes traçou um panorama claro do que pretende realizar à frente do SAAEP, com foco na modernização da infraestrutura, melhoria do atendimento à população e na valorização dos servidores.

A gestão futura, alinhada ao desejo de mudança do prefeito eleito, promete transformar Parauapebas, enfrentando desafios antigos e preparando o município para o crescimento e desenvolvimento esperado para os próximos anos.

Erikson Nunes é concursado como Engenheiro Mecânico do SAAEP desde maio de 2017, formou-se na Universidade Federal de Uberlândia-MG em 2004; É pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia-MG em 2006 e empresário.

Edinan Costa é homenageado com o título de cidadão honorário de Parauapebas

Na tarde desta quinta-feira (05), a Câmara de Vereadores de Parauapebas concedeu a Edinan Costa o título de cidadão honorário, em reconhecimento à sua contribuição significativa para o desenvolvimento da comunicação no município. A homenagem foi entregue pelo vereador Miquinha durante uma cerimônia marcada pela emoção e celebração, onde outros profissionais também foram contemplados com a comenda.

Edinan é empresário e sócio da HD Produções, empresa que possui um acervo audiovisual valioso e que preserva parte importante da história de Parauapebas. Antes de empreender, dedicou-se ao jornalismo e à comunicação institucional na prefeitura, colaborando desde a primeira década de emancipação da cidade, na gestão do então prefeito Chico das Cortinas e deixando um legado notável até os dias atuais.

Natural do povoado Buriti dos Costa, hoje Distrito de Nazaré, no Tocantins, Edinan chegou a Parauapebas em 1995. Inicialmente, sua vinda era para um projeto temporário, mas o talento, a paixão pela produção audiovisual e o amor pela cidade fizeram ele fincar raízes na “Capital do Minério”.

“Esse título representa muito para mim, para minha trajetória de vida e minha dedicação à comunicação. É uma honra ser reconhecido nessa cidade que me acolheu com tanto carinho. Agradecimento ao vereador Miquinha pela iniciativa, aos colegas, amigos e a todos que fazem parte dessa história. Esse título não é só meu, é de todos que acreditam no poder da comunicação para transformar e preservar memórias”, declarou Edinan, emocionado.

A homenagem destaca não apenas a trajetória de sucesso do empresário, mas também sua essência humilde, ética e perseverante, desde os dias de infância na roça até se tornar um dos principais nomes do audiovisual em Parauapebas.

Justiça acolhe pedido do MPF e estabelece fiança de R$ 28,2 mil para suspeito de estupro em voo a Belém

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal estabeleceu, nesta terça-feira (3), fiança no valor de R$ 28,2 mil para a concessão de liberdade provisória a investigado por estupro de vulnerável, crime supostamente praticado contra um adolescente de 13 anos durante voo entre Guarulhos (SP) e Belém (PA), na madrugada desta segunda-feira.

A audiência de custódia, realizada em Belém pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará, foi conduzida pelo juiz federal Carlos Gustavo Chada Chaves. O Ministério Público Federal (MPF) foi representado pelo procurador da República Aldo de Campos Costa.

Segundo o membro do MPF, “o valor elevado da fiança não teve como foco prioritário a capacidade econômica do acusado, mas sim a necessidade de assegurar a vigência da norma penal diante da gravidade em abstrato da conduta, reforçar a credibilidade da justiça e demonstrar o compromisso do Judiciário com a proteção dos valores fundamentais do processo penal.”

Demais determinações – O MPF também pediu à Justiça Federal, durante a audiência de custódia, o estabelecimento de medidas cautelares adicionais para garantir a integridade do processo e a segurança das partes envolvidas. Após análise detalhada, o juiz federal acolheu o pedido, determinando restrições como a proibição de uso de transporte coletivo terrestre e aéreo, o recolhimento domiciliar noturno, a proibição de contato com a vítima e seus familiares, e a monitoração eletrônica do acusado.

Até que o pagamento da fiança seja efetuado, o preso em flagrante permanecerá custodiado na Central de Custódia Provisória da Marambaia (CCP Marambaia), em Belém. De acordo com o Código de Processo Penal, a Polícia Federal (PF) dispõe de dez dias, contados a partir da prisão, para concluir o inquérito policial. Após o envio do inquérito, o MPF terá cinco dias para apresentar a denúncia, caso considere viável o prosseguimento da ação penal.

A audiência de custódia seguiu rigorosamente os protocolos legais, incluindo a retirada das algemas do custodiado, conforme determina a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF). No decorrer do ato, o acusado foi informado de seus direitos constitucionais e optou por prestar esclarecimentos.

Saiba mais – O suspeito foi preso pela PF assim que a aeronave pousou, e foi autuado em flagrante. A vítima é um adolescente que viajava com os pais, mas no voo estava sentado ao lado de desconhecidos. Um deles teria iniciado conversa que se encaminhou para um comportamento que configurou importunação sexual; a tipificação, no entanto, para quando a vítima é menor de idade, se enquadra em estupro de vulnerável.

Ainda durante o voo, o adolescente deixou o assento e contou para o pai, que iniciou uma discussão. O suspeito teve que ser colocado dentro do banheiro, para que outros passageiros não tentassem agredi-lo.

Após a aterrissagem, por volta da 1h desta segunda-feira, plantonistas da PF no aeroporto entraram na aeronave para retirar o passageiro suspeito de ter cometido o crime. Após a autuação, foi encaminhado ao sistema prisional paraense.

Deixe seu comentário