Pesquisar
Close this search box.

Diferentes territórios ocupam Casa da Cultura em Canaã dos Carajás em exposição ‘Um Norte em Nós’

Projeto foi contemplado no edital Casa Aberta Amazônia Paraense e reúne obras de 12 artistas em diferentes linguagens artísticas

As vivências artísticas de diferentes territórios paraenses estarão conectadas pelos próximos meses através da exposição Um Norte em Nós, em cartaz a partir do próximo dia 14 de março, na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, vinculada ao Instituto Cultural Vale. O projeto, contemplado pelo edital Casa Aberta Amazônia Paraense, reúne obras de 12 artistas que, por meio de diferentes linguagens – como pintura, fotografia e videoarte, apresentam suas percepções sobre a Amazônia e suas múltiplas identidades. A mostra será aberta ao público às 19h30, com horário de visitação de 8h às 19h nos dias seguintes, exceto domingos e feriados.

Com curadoria de Henrique Montagne, a exposição propõe uma experiência imersiva que reflete sobre pertencimento, ancestralidade e a necessidade de conservação desse território. Para a escolha dos projetos artísticos foi preciso um processo e acompanhamento do cenário artístico paraense por dois anos, segundo o curador.
“Trouxemos artistas emergentes e artistas já estabelecidos, mas também contemporâneos. Essa exposição é uma continuidade das minhas reflexões em torno da identidade, da ancestralidade, da cultura e da natureza amazônica. A mostra traz representações importantes e decoloniais, exibindo uma costura em torno das complexidades e diferenças do nosso território. Por outro lado, tendo uma assimilação das nossas semelhanças”, explica Henrique.

O curador ressalta que existem diferentes linguagens na mostra, mas todas estão conectadas em torno do território e do sentimento de pertencimento, assim como os diferentes sentidos e expressões que cada artista possui e que se refletem no processo de cada obra. “Tem coisas que só cabem em vídeo. Tem coisas que só cabem através das cores de uma pintura, outras em fotografia”, detalha.
“São 12 artistas de regiões diferentes do estado. Cada um trazendo as suas verdades em torno de experiências em torno do território e trazendo reflexões críticas sobre o Norte em si através do seu trabalho. Eu fui fazendo a curadoria e trazendo as obras que conversam entre si. Temos artistas da Ilha do Marajó, de Belém, de Breu Branco, de Canaã dos Carajás, de Marabá, Abaetetuba. Então é um pouco sobre essa confluência de diferentes vivências em torno do território”, finaliza Henrique.

Atividade extramuros
Como parte da programação da exposição, a Casa da Cultura promove a oficina de Pintura Tridimensional com Bárbara Savannah, no âmbito das atividades extramuros. O projeto também contemplado no edital Casa Aberta Amazônia Paraense apresenta a técnica híbrida da artista Bárbara Savannah, unindo pintura e escultura para estimular os alunos a explorarem suas próprias relações com a paisagem e os elementos naturais.
“Para mim é uma grande honra fazer parte disso, tendo em vista que o Norte tem grandes artistas consagrados e emergentes, fazendo um trabalho único e singular com a influência do nosso território sem se deixar ultrapassar por sofismas de um olhar externo. Então é ótimo fazer parte e contribuir com essa cena que está sempre se reinventando para além da nossa forte referência geográfica e imagética que nos constitui como criativos e artistas”, compartilha a artista.

A atividade ocorrerá na EMEF Luis Carlos Prestes e será promovida entre crianças de 10 a 14 anos. Bárbara acredita que será um grande aprendizado, já que considera esse contato uma troca. “Tudo o que flui da criança é expressado com singularidade e verdade, então é muito valioso esse encontro, já que a arte-educação tem um papel fundamental na abertura de visão de um ser humano ao incentivá-lo a criar e a pensar para além do seu próprio horizonte. Esse é o papel da arte. A fundamentação de um caminho lúdico na construção de visão de mundo e liberdade de uma criança na sua infância”, pontua.

Bárbara acredita que o encontro também cria novas possibilidades e pavimenta o caminho do que ela chamou de “acreditar nas mudanças vindouras de cada ser humano”, tirando o estigma de que nas cidades do interior ninguém pode ser visto ou ter acesso à cultura. “Eu vim de uma cidade do interior do Marajó, então sei bem como esses espaços poderiam ter contribuído de forma significativa na minha construção como indivíduos em uma sociedade que exclui nossas possibilidades de sonhar tendo em vista apenas o aspecto geográfico. O acesso à cultura é mais uma porta aberta ao mundo fora quando ao mundo de dentro e faz a gente se reconhecer no próprio território”, justificou.
Após a abertura da exposição, às 20h, haverá um bate-papo com o curador Henrique Montagne, como complemento a programação. A intenção é trazer para o público um pouco do processo criativo das obras e discutir a arte como ferramenta para compreender e representar a identidade amazônica.

Acusado de furtar bicicleta vai parar no xilindró em Parauapebas

Caso ocorreu no Bairro Altamira; vítima e acusado entraram em acordo na delegacia

A Polícia Militar, por meio do 23º Batalhão (23º BPM), conduziu um homem suspeito de furto à Delegacia de Polícia Civil na noite desta quinta-feira (6). O caso envolveu o furto de uma bicicleta no Bairro Primavera, sendo que o suspeito foi localizado posteriormente no Bairro Altamira.

A ocorrência foi registrada por volta das 20h30, quando uma equipe da PM recebeu a denúncia de um transeunte sobre o furto de uma bicicleta de cor laranja, ocorrido no último dia 4 de março.

O denunciante, afirmou ter visto o suspeito na Avenida Bom Jesus, no Bairro Altamira.

Diante da informação, a guarnição deslocou-se até o local e abordou L.C.S.S., apontado como autor do furto. No entanto, a bicicleta furtada não foi localizada com ele.

Na ocasião, ambas as partes foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para esclarecimentos. Na unidade policial, a vítima e o suspeito chegaram a um acordo.
A Polícia Militar reforça a importância de registrar boletins de ocorrência em casos de furto ou roubo, garantindo que os responsáveis sejam identificados e os bens possam ser recuperados.

Reportagem: Hilda Barros | Da redação do Portal Pebinha de Açúcar

Polícia Militar recupera motocicleta roubada em Parauapebas

Veículo foi identificado durante patrulhamento no bairro Cidade Jardim; condutora foi levada à delegacia

Na noite de quinta-feira, (06/03), a Polícia Militar recuperou uma motocicleta roubada durante patrulhamento ostensivo no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, no sudeste do Pará. A condutora do veículo foi detida e encaminhada à delegacia para os procedimentos cabíveis.

A ação ocorreu por volta das 18h, na Avenida F, quando a equipe policial avistou uma motocicleta Yamaha Factor YBR 125, de cor vermelha e placa OBX-4468, registrada no município de Tucumã/PA. Durante a consulta da placa pelo sistema, os policiais constataram que o veículo possuía restrição por furto/roubo.

Ao ser abordada, a condutora foi identificada como G.P.A.. Questionada pelos agentes, ela afirmou ter adquirido a moto há algum tempo, mas não sabia de sua procedência irregular. No entanto, ao ser solicitada a documentação do veículo, a mulher não apresentou qualquer comprovação de posse legal.

Diante da situação, a motocicleta foi apreendida, e G.P.A. foi conduzida à unidade policial para as providências legais. A vítima do roubo, foi notificada sobre a recuperação do bem.

A Polícia Militar reforça a importância de que cidadãos verifiquem a procedência de veículos antes da compra, utilizando sistemas oficiais para evitar envolvimento em situações ilegais. A corporação segue atuando na segurança da população e na recuperação de bens furtados ou roubados na região.

Reportagem: Hilda Barros | Da redação do Portal Pebinha de Açúcar

Comissão de Educação e Cultura finaliza relatório sobre a Funcult em Parauapebas

O relatório sobre a reunião temática da Comissão Parlamentar de Educação e Cultura (CEC) acerca do Projeto de Lei nº 03/2025 que trata da criação da Fundação de Cultura e Turismo de Parauapebas (FUNCULT) foi finalizado na Câmara Municipal de Parauapebas.

A reunião temática que embasou o relatório ocorreu no dia 20 de fevereiro e buscou promover um debate amplo com representantes dos setores culturais e turísticos, coletando sugestões para aprimorar o projeto. Todas as sugestões apresentadas durante o evento foram compiladas no relatório, que será enviado ao Executivo para apreciação.

O projeto inicial de criação da FUNCULT foi enviado à Câmara Municipal pelo Executivo e passou por análise da Procuradoria Legislativa, que apontou inconstitucionalidades. Após ajustes, o projeto retornará à Câmara para nova apreciação. Conforme a primeira versão do projeto de lei, a criação da fundação resultaria na extinção das secretarias municipais de Cultura e Turismo, o que gerou preocupações entre os participantes.

Durante a reunião temática, integrantes dos setores culturais e turísticos apresentaram suas sugestões. Dentre os principais pontos discutidos estava o fato da fundação ser uma ferramenta de fomento e não apenas de organização de eventos. Outra sugestão apontada foi a necessidade de garantir que a FUNCULT tenha um CNPJ próprio para captar recursos estaduais e federais, reforçando a necessidade de autonomia financeira e administrativa. Além disso, foi proposta a criação de um Conselho Fiscal com representação dos Conselhos de Cultura e Turismo para garantir transparência.

Também teve destaque a manutenção das políticas culturais existentes, a representatividade e a inclusão, o fomento ao turismo e propostas estruturais.

Ao analisar os principais pontos levantados durante a reunião, a CEC concluiu que houve alto nível de engajamento da comunidade cultural e turística de Parauapebas, evidenciando a necessidade de um debate mais aprofundado antes da aprovação final do projeto. O relatório será entregue ao Executivo para garantir que as sugestões sejam consideradas durante a formatação do texto de criação da FUNCULT, para que a fundação seja implementada de forma transparente, eficiente e com ampla participação social.

Câmara Municipal solicita informações do prefeito sobre fala em audiência

Na sessão ordinária desta terça-feira (06), quatorze vereadores apresentaram conjuntamente o Requerimento nº 11/2025, solicitando ao presidente da Mesa Diretora da Câmara de Parauapebas, vereador Anderson Moratorio (PRD), que envie ofício ao Poder Executivo para que o prefeito apresente esclarecimentos sobre as declarações prestadas no âmbito do Processo Judicial nº 0801142 45.2025.8.14.0040.

O Requerimento é de autoria do líder de governo, vereador Léo Márcio (Solidariedade) e assinaram conjuntamente a proposição os vereadores Alex Ohana (PDT), Elias da Construforte (PV), Erica Ribeiro e Francisco Eloecio, ambos do PSDB, Fred Sanção (PL), Graciele Brito (União), Laecio da ACT (PDT), Leandro do Chiquito (Solidariedade), Michel Carteiro (PV), Sadisvan (PRD), Tito do MST (PT), Zé da Lata (Avante) e pelo presidente da CMP, Anderson Moratorio.

Na última semana tornou-se público alguns trechos de uma audiência que ocorreu no âmbito do referido processo, que figuram como partes o Sindicato de Saúde de Parauapebas e o Município. Na ocasião, o Prefeito Aurélio Goiano externou ao Juiz de Direito que “‘[…] tem vereador que veio me pedir que eu mantivesse dentro do PSS [Processo Seletivo Especial] 120 pessoas… outro pediu 90…” – sic. As falas do prefeito ecoaram nas redes sociais e, devido a isto, os parlamentares solicitaram respostas e esclarecimentos sobre a situação.

Para o líder de governo, vereador Léo Márcio, considerando que as palavras do prefeito referem-se aos vereadores da Câmara e que trata-se dos parlamentares eleitos pelo povo para representá-los e servir como voz e ouvido de nossa população, faz-se por bem requerer esclarecimentos sobre o pronunciamento. “Diante da necessidade de manter a harmonia e a transparência entre os Poderes Executivo e Legislativo, solicitamos que sejam prestadas informações sobre o contexto da referida declaração, bem como eventuais esclarecimentos advindos do prefeito que possam ajudar a evitar interpretações equivocadas por parte de terceiros”, destacou o vereador Léo Márcio.

O parlamentar ainda ressaltou que o presente requerimento não têm caráter contencioso e visa somente esclarecer eventuais dúvidas da população, assim como garantir a integridade institucional da Casa Legislativa.

Por fim, o parlamentar frisou que o pedido está intimamente ligado ao direito de fiscalização que é inerente à Câmara Municipal, uma vez que todos os Poderes estão submetidos aos princípios de publicidade, transparência e moralidade, entabulados constitucional e legalmente, especialmente quando há repercussão pública, mostrando se que todos os poderes municipais estão de mãos dadas em prol da população parauapebense.

Se posicionaram contra a proposição os vereadores Sargento Nogueira (Avante), Maquivalda Barros (PDT) e Zé do Bode (União). Estes parlamentares se manifestaram contrários ao requerimento porque defendem que o prefeito preste esclarecimentos pessoalmente na Câmara.

Ainda na intenção de esclarecer a declaração e para que seja exposto o contexto a que se referia quando externou a fala e, especialmente, para que garanta transparência e publicidade à população do município, os vereadores aprovaram o Requerimento. Com a aprovação, a proposição será enviada ao Poder Executivo, que deverá prestar oficialmente os esclarecimentos e informações solicitadas.

Parceria entre senador Zequinha Marinho e prefeito Aurélio Goiano garante R$ 1 milhão e 600 mil para a saúde

Na última quinta-feira, 6, o senador Zequinha Marinho esteve em Parauapebas, onde se reuniu com o prefeito Aurélio Goiano, o secretário de Saúde Marcos Vinícius e o secretário da Semsi, Hipólito Gomes. A visita teve como objetivo a destinação de uma Emenda Parlamentar Impositiva no valor de um milhão e seiscentos mil reais, que será aplicada na melhoria da saúde pública do município.

Os recursos serão alocados por meio do Fundo Municipal de Saúde de Parauapebas, e a liberação do projeto será feita em breve, garantindo que o município possa investir de maneira efetiva na área da saúde. O senador Zequinha Marinho, que tem sido um grande parceiro do município, se mostrou satisfeito com o apoio à cidade. “A saúde é um pilar essencial para o bem-estar da população. Oferecer o suporte necessário nos momentos mais críticos da vida dos cidadãos é uma responsabilidade do Estado e do município. E Parauapebas pode contar comigo para essa reconstrução”, destacou Marinho.

Por sua vez, o secretário de Saúde, Marcos Vinícius, ressaltou a importância da emenda neste momento delicado. “Essa emenda chega em boa hora, considerando os desafios que a saúde do município tem enfrentado. Sabemos que as dificuldades são grandes, mas estamos empenhados em superar cada obstáculo. Trabalhamos com dedicação para fazer a diferença em Parauapebas, e agora, com essa parceria, daremos início a um novo ciclo, a uma nova história para a saúde da nossa cidade”, afirmou o secretário.

O prefeito Aurélio Goiano também fez questão de expressar sua gratidão pela parceria e apoio do senador. “É uma honra receber o senador Zequinha Marinho em nossa cidade. Tenho certeza de que essa emenda será apenas a primeira de muitas que virão. As portas de Parauapebas estão abertas para receber toda ajuda necessária neste momento de reconstrução. Eu sou o prefeito desta cidade para cuidar das pessoas e farei isso da melhor forma possível”, declarou Goiano.

Com este investimento, Parauapebas avança no fortalecimento de sua infraestrutura de saúde, proporcionando mais qualidade de vida à população. A destinação de recursos será fundamental para garantir melhores serviços e atendimento à comunidade, especialmente em tempos desafiadores como os atuais.

Deixe seu comentário