Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura firma parceria com a UFRA para fortalecimento da cacauicultura

Alunos do curso de agronomia realizaram ações técnicas como a enxertia de mudas de cacau

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), firmou parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), investindo no fortalecimento da cadeia produtiva do cacau por meio de ações técnicas como a enxertia de mudas.

Na tarde desta terça-feira (29), alunos do curso de agronomia participaram de uma ação no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (CETAF), localizado no km 23 às margens da rodovia PA-160, entre os municípios de Parauapebas e Canãa dos Carajás. “Pra nós é uma importância muito grande porque a gente traz pra dentro do CETAF, que é um centro de tecnologia, a gente traz o conhecimento. A gente está trazendo dois professores da UFRA e vários alunos que já têm no seu currículo uma carga de conhecimento grande que vem aqui juntar o conhecimento com os nossos técnicos. Isso tudo em prol do nosso produtor, que merece ter conhecimento para produzir e ter uma qualidade de vida melhor através de uma produção de alta qualidade”, afirma Genésio Filho, secretário de Produção Rural.

A iniciativa visa garantir maior produtividade, resistência a pragas e qualidade dos frutos, beneficiando diretamente os agricultores locais. A programação contou com a presença do prefeito Aurélio Goiano e a parceria entre o governo municipal com a universidade, representa um avanço importante para o setor agrícola, aliando ciência, tecnologia e compromisso com o campo.

Durante a visita ao CETAF, o prefeito Aurélio Goiano destacou o fortalecimento da cultura do cacau como uma aposta promissora para o futuro econômico de Parauapebas. Ao lado de alunos do curso de agronomia, o gestor enfatizou o papel da educação técnica e das parcerias institucionais no avanço do agronegócio local.
“Eu sou muito empolgado e apaixonado por isso aqui”, afirmou o prefeito, segurando em mãos uma muda de cacau seminal. A fala emocionada refletiu o entusiasmo com o crescimento dessa cadeia produtiva que, segundo ele, pode transformar a realidade econômica da região. “Hoje, uma saca de cacau pode chegar a R$ 3.400. É um mercado em plena expansão, e precisamos preparar nossos jovens e produtores para isso”, completou.

A enxertia é uma técnica que permite o desenvolvimento de plantas mais adaptadas e produtivas. Com o apoio da UFRA, os agricultores receberão capacitação e mudas melhoradas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e o crescimento econômico do município com a Sempror tendo como objetivo de transferir conhecimento através de assistência técnica.
“Nós estamos tendo aqui a visita dos alunos da UFRA. Eles vieram conhecer aqui as unidades demonstrativas e também eles foram convidados para aprender sobre o processo de clonagem do cacau. Nós vamos aqui dar o curso para os funcionários do CETAF e também para esses alunos estarem acompanhando e aprendendo como funciona esse processo de clonagem através da enxertia”, disse Rafael Freire, agrícola e engenheiro agrônomo.

A enxertia é uma técnica que permite o desenvolvimento de plantas mais adaptadas e produtivas. Com o apoio da UFRA, os agricultores receberão capacitação e mudas melhoradas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e o crescimento econômico do município.

A parceria com a Universidade tem proporcionado aos alunos de agronomia vivências práticas que elevam o conhecimento técnico ao mais alto nível. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto as técnicas de clonagem e manejo da planta, discutindo sobre as potencialidades do cultivo do cacau na região.

O prefeito ressaltou sua experiência em outras regiões produtoras, como Rondônia e Medicilândia, e reiterou sua convicção sobre a importância do investimento nessa cultura. “Desde o primeiro dia como prefeito, escolhi batalhar por algo que mudasse o rumo da nossa matriz econômica. E o cacau é essa aposta. Ele pode trazer estabilidade, renda e transformar Parauapebas em uma potência agrícola”, finaliza Aurélio.

Após “tocar o terror” em onda de assaltos, adolescentes são apreendidos em Parauapebas

Dupla foi flagrada com moto roubada, 11 celulares e simulacro de arma de fogo durante operação da Polícia Militar

A Polícia Militar apreendeu dois adolescentes suspeitos de praticar diversos assaltos na noite da última segunda-feira (28), em Parauapebas. A ação aconteceu na Avenida Liberdade, esquina com a Avenida JK, nas proximidades de um posto de combustíveis, após denúncias sobre uma motocicleta Honda Pop vermelha tomada de assalto.

De acordo com informações repassadas pelo 23° BPM, os acusados — de 16 e 17 anos — foram abordados pela Guarnição Águia e viaturas de apoio em atitude suspeita. Durante a revista, foi constatado que a moto utilizada pela dupla estava com restrição de furto/roubo. Um dos suspeitos portava ainda um iPhone de origem duvidosa.

Ao serem questionados, os jovens confessaram envolvimento em uma série de assaltos realizados nos bairros Liberdade e Rio Verde. A operação resultou na recuperação de 11 celulares de diferentes marcas e modelos, um relógio digital, um molho de chaves e um simulacro de pistola, todos escondidos em locais distintos da cidade, incluindo um terreno baldio e a residência de um dos suspeitos no Bairro da Paz.

A vítima do roubo da motocicleta, um adolescente de 17 anos, já havia registrado ocorrência. Os suspeitos e os objetos apreendidos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos cabíveis.

Segundo o 23º Batalhão da PM, considerado o que mais realiza prisões em todo o Pará, a ação foi mais uma resposta rápida e eficaz no combate à criminalidade juvenil no município.

Homem vai para o xilindró após agredir companheira com vários socos na cabeça

Mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Civil após a vítima relatar agressões físicas e queimadura provocada com escapamento de moto

A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Canaã dos Carajás, cumpriu nesta terça-feira (29), por volta das 12h, um mandado de prisão preventiva contra Antônio Gomes de Sousa Filho, acusado de agredir fisicamente e psicologicamente sua companheira.

Segundo as investigações, o homem teria desferido diversos socos na cabeça da vítima, além de, em outro episódio, tê-la queimado intencionalmente utilizando o escapamento de sua motocicleta. Os relatos e provas apresentados à autoridade policial motivaram a representação pela prisão preventiva, que foi deferida pela Vara Criminal da comarca de Canaã dos Carajás.

O acusado foi localizado após diligências realizadas pelas equipes da DEAM e, após a captura, foi conduzido para a unidade policial, onde permanece à disposição da Justiça.

Os crimes atribuídos ao acusado incluem lesão corporal grave (art. 129, §1º, II), ameaça (art. 147, caput) e violência psicológica contra a mulher (art. 147-B), todos previstos no Código Penal Brasileiro.

A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica e destaca a importância de que vítimas denunciem casos de agressão, garantindo que providências sejam tomadas para protegê-las e responsabilizar os autores.

Jovem de 16 anos morre por suicídio em Parauapebas: um alerta sobre a depressão na adolescência

Nesta terça-feira (29), a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar tomou conhecimento de um caso de suicídio envolvendo uma adolescente de 16 anos no Núcleo Urbano de Carajás, em Parauapebas. Segundo informações preliminares, a jovem enfrentava um quadro de depressão e, infelizmente, tirou a própria vida.​

Embora o jornalismo costume evitar a divulgação de casos de suicídio para prevenir possíveis efeitos de contágio, optamos por abordar este episódio de forma responsável, com o objetivo de alertar e informar a comunidade sobre a importância da atenção à saúde mental, especialmente entre os jovens.

Dados alarmantes na Região Norte
O suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Na Região Norte, os índices são particularmente preocupantes. Em 2023, a taxa de suicídios na região foi de 10,2 por 100 mil habitantes, superando a média nacional de 6,2. Estados como o Pará registraram taxas ainda mais elevadas, com 11,3 óbitos por 100 mil habitantes .​

Depressão na adolescência: Sinais de alerta
A adolescência é uma fase de intensas transformações físicas e emocionais, o que pode tornar os jovens mais vulneráveis a transtornos mentais como a depressão. Identificar os sinais precocemente é fundamental para oferecer o suporte necessário. Alguns sintomas comuns incluem:

  • Tristeza persistente ou irritabilidade constante;
  • Perda de interesse por atividades antes prazerosas;
  • Alterações no sono e no apetite;
  • Dificuldade de concentração e queda no desempenho escolar;
  • Isolamento social e afastamento de amigos e familiares;
  • Expressões de sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva;
  • Pensamentos recorrentes sobre morte ou suicídio.

É importante ressaltar que, em adolescentes, a depressão pode se manifestar predominantemente por irritabilidade, em vez de tristeza evidente.​

O papel da família e da comunidade
A prevenção do suicídio é uma responsabilidade coletiva. Pais, familiares, educadores e amigos devem estar atentos às mudanças de comportamento dos adolescentes e promover um ambiente de diálogo aberto e acolhedor. A escuta ativa, o apoio emocional e a busca por ajuda profissional são essenciais para a recuperação do jovem.​
Além disso, é fundamental combater o estigma associado aos transtornos mentais, incentivando a compreensão de que a depressão é uma condição de saúde que requer tratamento adequado.

Onde buscar ajuda
Se você ou alguém que conhece está enfrentando dificuldades emocionais, não hesite em procurar ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e sigiloso por meio do telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Em Parauapebas, os serviços de saúde mental podem ser acessados através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Profissionais capacitados estão disponíveis para oferecer o suporte necessário.​

A equipe do Portal Pebinha de Açúcar se solidariza com a família e amigos da jovem neste momento de dor. Reforçamos nosso compromisso em promover a conscientização sobre a saúde mental e a importância de cuidar uns dos outros.

Prefeitura lança pesquisa para saber a opinião dos frequentadores do Complexo Turístico Bel Mesquita

Após dois anos de inauguração do Complexo Turístico Bel Mesquita, a prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), lança pesquisa qualitativa com a finalidade de entender a opinião e percepção dos frequentadores do espaço, quanto à infraestrutura e aos serviços disponibilizados.

“Nossa intenção é ouvir a população que é, de fato, a maior beneficiária de todas as nossas obras. O prefeito Aurélio Goiano tem nos orientado a trabalhar para melhorar cada vez mais os serviços públicos ofertados à comunidade e aumentar a qualidade de vida daqueles que escolheram a nossa cidade para viver, daí a importância da nossa ação”, explica Thiago Batista, coordenador do Prosap e engenheiro civil de carreira da prefeitura.

Ainda na primeira quinzena do mês de maio, uma segunda pesquisa também será aplicada no formato presencial na área do Mercado Municipal e dos viários, construídos às margens do Igarapé Ilha do Coco, com o intuito de entender a percepção dos moradores e dos comerciantes quanto aos benefícios proporcionados pelas execuções.

Planejamento estratégico

As pesquisas fazem parte do planejamento estratégico do programa de saneamento ambiental e serão utilizadas para a consolidação dos relatórios de avaliação final de conclusão das obras da sua primeira etapa. Os documentos com os resultados serão enviados ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), agente financiador das obras, e apresentados à gestão municipal como indicadores para a formulação de políticas que atendam às necessidades da população.

A pesquisa sobre o complexo pode ser acessada pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBbbXH7Ob3N2NggcQX3bWv4TLYmUdF6BmnazyfREBecX5hkQ/formResponse e estará disponível até o próximo dia 23 de maio. Com um total de 16 perguntas, o formulário é simples e rápido de responder, com questionamentos do tipo: “com que frequência você visita o Complexo Turístico?” e “em que horário/turno você visita o Complexo Turístico?”.

Agendamento Complexo Turístico

Aqueles que entrarem em contato para agendar algum tipo de evento no local, por meio do telefone: (94) 9 9182-4366/WhatsApp, também serão convidados a responder à pesquisa e contribuir com a melhoria na oferta dos serviços disponibilizados.

Ponto turístico

Com área total de 150 mil metros quadrados, o Complexo Turístico Bel Mesquita possui inúmeros espaços para quem gosta de lazer e esportes em um só lugar. O local se destaca na área ambiental por estar inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé Ilha do Coco e localizado ao lado da Unidade de Conservação (UC) Morro dos Ventos e, por isso, já se consolidou como principal ponto turístico da área urbana da cidade.

O espaço também foi destaque em campanha nacional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e foi construído por meio de parceria financeira entre a prefeitura de Parauapebas e o BID, como parte da primeira etapa do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco.

Reportagem: Nara Moura

Justiça determina reintegração de posse da Fazenda Rio Azul; Carol Silva resistia à saída

Disputa pela fazenda envolve Carol Silva, Darci Lermen e Antonio Marcos Moraes Rosa; decisão judicial autorizou uso de força policial e apreensão de armas

Uma disputa por posse de terra em Parauapebas chegou a um novo capítulo nesta semana, com a decisão judicial que determinou a reintegração de posse da Fazenda Rio Azul, localizada na zona rural do município. A propriedade, de mais de 750 hectares, é atualmente de titularidade de Antonio Marcos Moraes Rosa, que buscou a Justiça após alegar resistência para retomar o imóvel.

Segundo informações obtidas pela reportagem, a fazenda havia sido arrendada verbalmente por Darci Lermen para criação de gado, mas o conflito teve início após o fim do acordo. Quando Antonio Marcos tentou reassumir a posse da área, encontrou resistência, principalmente por parte da ex-esposa de Darci, Carol Silva, que se recusava a deixar o local. Ela estava acompanhada do pai, que era responsável por cuidar da fazenda durante o período em que ela era casada com o ex-prefeito de Parauapebas.

A situação se agravou com o registro de ocorrências policiais e a descoberta de armas e munições na propriedade. De acordo com informações repassadas à reportagem, o pai de Carol Silva foi preso após a localização do armamento, o que reforçou o caráter de urgência da medida judicial.

A decisão judicial autorizou:

  • Reintegração de posse imediata em favor de Antonio Marcos Moraes Rosa;
  • Uso de força policial, arrombamento e apreensão de armas, se necessário;
  • Multa diária em caso de descumprimento;
  • Citação das partes envolvidas e responsabilização criminal em caso de desobediência.

O caso segue em andamento e a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar deixa espaço aberto, caso os citados na matéria queiram se pronunciar sobre o caso.

Deixe seu comentário