Inquérito apura pagamentos a empresa de tecnologia durante último ano de mandato do ex-prefeito de Parauapebas
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Parauapebas, instaurou um Inquérito Civil para investigar um possível desvio de verbas públicas no ano de 2024, último ano da gestão do ex-prefeito Darci Lermen.
A apuração tem como foco pagamentos realizados à empresa Dataway Tecnologia da Informação LTDA, que teriam sido supostamente utilizados para custear campanha eleitoral municipal. Na época, o grupo político de Darci apoiou a candidatura do então presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro, que acabou sendo derrotado nas eleições de 2024.
A promotora de Justiça Luciana Vasconcelos Mazza, responsável pelo inquérito, solicitou à Secretaria Especial de Governo (Segov) e à Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) documentos que comprovem empenhos e liquidações de valores destinados à referida empresa ao longo do período investigado.
O Ministério Público também acionou o Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI) para emissão de parecer técnico, com o objetivo de identificar possíveis irregularidades ou atos de improbidade administrativa nos contratos firmados com a empresa Dataway.
O Portal Pebinha de Açúcar segue acompanhando e deixa espaço, caso os citados nesta matéria queiram se pronunciar. O caso e trará novas atualizações à medida que a investigação avançar.