Pesquisar
Close this search box.

História do Legislativo: Câmara de Parauapebas inaugura Galeria dos Vereadores

A história do legislativo de Parauapebas ganhou um importante registro nesta quarta-feira (1): a Galeria dos Vereadores da Câmara Municipal, com fotografias oficiais e biografias padronizadas de todos os parlamentares que já exerceram mandato na Casa de Leis. A inauguração do espaço ocorreu na data em que é celebrado o “Dia do Vereador” e homenageia todos os homens e mulheres que contribuíram com a construção e o desenvolvimento do município, representando a população.

A Câmara de Parauapebas está na 10ª legislatura e desde a primeira, que foi instalada em 1989 até atualmente, já teve 95 vereadores. A solenidade contou com a presença de ex-vereadores e ex-vereadoras da legislatura atual e das anteriores, além de familiares e amigos dos parlamentares e autoridades.

Reconhecimento e registro histórico

O evento de inauguração iniciou no Plenário João Prudêncio de Brito, com discursos emocionados de vereadores e ex-vereadores. O presidente da Câmara, vereador Anderson Moratorio, destacou que este é um momento de celebração e resgate da história de Parauapebas e do parlamento. Ele, que está em seu segundo mandato na Casa, enfatizou ainda que a atividade parlamentar é fundamental e necessária para a democracia. “Deixo registrado o meu imenso respeito as nossas divergências de opiniões, porque é dessa maneira, através deste processo de busca pela democracia que se controí a política pública”.

Dr. Charles Borges, vereador da 7ª legislatura, fez uma análise do papel do vereador, que tem “uma responsabilidade gigantesca” na garantia por direitos dos cidadãos. “A importância do papel de um vereador é imensurável. A gente luta para ver a máquina funcionar. Ve-re-a-dor é ver a dor da nossa sociedade”.

Kelen Adriana, que foi vereadora na 8ª Legislatura, enfatizou a importância da atuação de cada parlamentar. “Ninguém pode apagar a história de cada um aqui exercida. Todos atuaram para que o desenvolvimento da nossa cidade fosse avançando. Todos que estão aqui hoje é porque tiveram seus méritos, tiveram uma parcela de contribuição para que o nosso município fosse enxergado nos quatro cantos desse país e até fora dele”.

Odilon Rocha, que foi vereador em cinco legislaturas e é pai do vereador Fred Sanção, destacou que sente orgulho da sua história e da trajetória do Legislativo de Parauapebas. “Nossa história é uma história de muito orgulho. Parauapebas tem uma história exemplar e não pode morrer por falta de comprometimento do poder público. Parabéns a todos que contribuíram com a história e a cidadania da nossa cidade”.

Joelma Leite, que foi vereadora na 7ª e 8ª legislaturas, enalteceu a contribuição e o trabalho dos parlamentares por uma cidade melhor. “Cada um tem a sua história, o seu legado, mas, o mais importante de tudo é o amor que todos têm por essa cidade, porque escolheram Parauapebas para viver e aqui constroem suas famílias e suas histórias e com certeza querem o melhor para a cidade”.

Michel Carteiro, vereador da legislatura atual e vice-presidente da Mesa Diretora, parabenizou Anderson Moratorio pela iniciativa. “Temos agora a história registrada e materializada, para todos terem acesso, por toda a vida. Vai deixar marcado o que cada um contribuiu com a cidade e com a população. Parabéns, presidente por essa iniciativa”.

Após os discursos, todos se dirigiram para hall de entrada do Memorial e Biblioteca Legislativa Sônia Côrtes, onde foi realizado o descerramento da placa da Galeria do Vereadores.

Institucionalização

A Galeria dos Vereadores foi criada por meio da Resolução nº 9/2025 e integra o acervo permanente do Museu do Legislativo Dr. Faisal Salmen, vinculado ao Instituto Legislativo da Câmara.

O espaço é permanente e aberto ao público para visitação durante o funcionamento da Câmara de Parauapebas, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Reportagem: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

Deixe seu comentário