Pesquisar
Close this search box.

Equatorial Pará intensifica obras e moderniza redes elétricas no Sudeste Paraense

As ações beneficiarão diretamente mais de 258 mil clientes, reforçando o compromisso da distribuidora com segurança, qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia

A Equatorial Pará avança com um robusto pacote de obras em infraestrutura elétrica no Sudeste do Pará, contemplando os municípios de Marabá, Novo Repartimento, Cumaru do Norte, Parauapebas, São Félix do Xingu, Redenção, Nova Ipixuna, Breu Branco, Tucumã e Bannach. As iniciativas incluem a instalação de equipamentos modernos, reforço operacional e manutenção de redes, além da substituição de postes e da construção de novas estruturas para ampliar a capacidade e a confiabilidade do sistema elétrico.

Marabá: modernização da rede

Em Marabá, as obras contemplam manutenção de redes, reforço operacional e instalação de equipamentos como religadores automáticos, que aumentarão a flexibilidade e a confiabilidade no fornecimento de energia, beneficiando mais de 41 mil clientes.

Uma das etapas já concluídas ocorreu no núcleo São Félix, onde foi construído um ponto de interligação entre alimentadores, possibilitando o alívio de sobrecarga da rede e a melhoria do nível de tensão para cerca de 3.300 clientes.

“Reforçando os alimentadores, conseguimos atender melhor a demanda da região, reduzindo oscilações e melhorando o nível de tensão. É mais conforto e segurança para os nossos clientes”, destaca Ruan Tavares, Executivo de Obras da Equatorial Pará.

Novo Repartimento: ampliação e renovação da rede

Até o final de 2025, Novo Repartimento receberá obras de expansão e modernização, incluindo a construção de 80 quilômetros de rede trifásica, reforço operacional, manutenção de redes e regulação de tensão, beneficiando quase 20 mil clientes.

“Nosso compromisso é garantir energia segura e de qualidade. Por isso, investimos fortemente na modernização da rede e na expansão do atendimento”, afirma Sidney Tavares, Superintendente da Equatorial Pará. O município também conta com uma equipe emergencial primarizada, ou seja, uma equipe própria, disponível 24 horas por dia.

Cumaru do Norte: mais segurança e confiabilidade

Em Cumaru do Norte, cerca de 2.600 clientes terão melhorias significativas no fornecimento de energia com a ampliação da rede, reforço operacional e a instalação de três religadores automáticos.

“O fornecimento precisa acompanhar o crescimento da região. Com essas obras, garantimos um serviço mais eficiente, seguro e confiável”, explica Sidney Tavares.

Parauapebas: obras estruturantes e Luz para Todos

Em Parauapebas, a distribuidora executa obras de manutenção de redes, reforço operacional e ações do Programa Luz para Todos, alcançando mais de 114 mil clientes.

São Félix do Xingu: expansão e reforço operacional

São Félix do Xingu recebe melhorias de rede, reforço operacional e obras do Programa Luz para Todos, beneficiando mais de 15 mil clientes.

Redenção: tecnologia para reduzir interrupções

Em Redenção, a distribuidora está instalando mais de 15 religadores automáticos, que restabelecem a energia de forma automática em casos de interrupções, aumentando a confiabilidade do sistema. Mais de 51 mil clientes serão diretamente beneficiados.

Nova Ipixuna: reforço e transformação da rede

Nova Ipixuna contará com reforço operacional, manutenção de redes e a instalação de um novo transformador de força, beneficiando cerca de 5 mil clientes.

Breu Branco: tecnologia já em operação

No município, a instalação de três novos religadores automáticos já beneficia mais de 2.400 famílias nas vilas Janary, Placas e Areal. Os novos equipamentos permitem maior agilidade no restabelecimento da energia em casos de interrupções não programadas.

Tucumã: manutenção preventiva e substituição de estruturas

As ações já beneficiaram cerca de 10 mil famílias, com a substituição de componentes como chaves fusíveis, “fly tap” e troca de postes danificados.

“A modernização da rede em Tucumã é o reflexo do nosso compromisso com a qualidade e a segurança no fornecimento de energia. Estamos empenhados em entregar o melhor para Tucumã e toda a região”, destaca Ítalo Xavier, líder de manutenção da Equatorial Pará.

Bannach: modernização para mais estabilidade

Em Bannach, as obras incluem a energização de dois religadores automáticos, dispositivos inteligentes capazes de detectar e isolar falhas temporárias na rede, beneficiando cerca de 2.200 clientes entre residências, comércios e empreendimentos locais.

Compromisso contínuo

A Equatorial Pará reafirma seu compromisso de investir de forma planejada e responsável para atender à crescente demanda e contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua. As obras evidenciam o empenho da distribuidora em garantir energia com mais qualidade, estabilidade e segurança à população paraense.

Canais de atendimento 24h:

  • Assistente Virtual Clara (WhatsApp): (91) 3217-8200
  • Site: www.equatorialenergia.com.br
  • Aplicativo Equatorial Energia: disponível para Android e iOS
  • Central de Atendimento: 0800 091 0196 (ligação gratuita)

 

Parauapebas sanciona lei que institui o Dia Municipal das Tradições das Raízes Africanas e das Nações do Candomblé

Data será celebrada anualmente em 21 de março, em alinhamento ao Dia Nacional e ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Foi sancionada e publicada na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial do Município a Lei nº 5.586/2025, que institui em Parauapebas o Dia Municipal das Tradições das Raízes Africanas e das Nações do Candomblé. A data será comemorada todos os anos em 21 de março, mesma data do Dia Nacional (Lei Federal nº 14.519/2023) e do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

A lei tem como objetivos valorizar a diversidade cultural, combater a intolerância religiosa, promover o respeito às manifestações afro-brasileiras e fortalecer políticas de igualdade racial. Também prevê a realização de atividades culturais, educativas e institucionais que celebrem os saberes e tradições das religiões de matriz africana.

Origem do projeto

A proposta foi apresentada pelo vereador Alex Ohana (PDT) por meio do Projeto de Lei nº 131/2025, aprovado em sessão ordinária da Câmara Municipal no último dia 16 de setembro.

Na ocasião, o parlamentar afirmou que a institucionalização da data é um avanço no fortalecimento de políticas públicas contra o preconceito e na promoção da liberdade religiosa. “As tradições de matriz africana, incluindo o Candomblé, constituem expressões legítimas de religiosidade e cultura, merecendo respeito, visibilidade e proteção contra toda forma de intolerância e racismo religioso”, declarou Alex Ohana.

Reconhecimento histórico

A votação na Câmara contou com a presença de representantes de comunidades de matriz africana. A Regente Mãe Vanessa de Oxum celebrou a aprovação do projeto como uma conquista coletiva. “Esse é um ato histórico em Parauapebas, num momento difícil que estamos vivendo. É uma vitória para todos nós”, destacou.

Sanção e efeitos

Com a sanção do prefeito Aurélio Goiano, a data passa a integrar oficialmente o calendário municipal de eventos, reforçando o compromisso de Parauapebas com a valorização cultural e o combate à intolerância religiosa.

MPPA acompanha transição do sistema de saneamento em Marabá e cobra transparência no processo

Na última quinta-feira (25), o Ministério Público do Estado do Pará, por meio das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, Registros Públicos, Família, Sucessão, Falência e Recuperação Judicial e de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Marabá, realizou reunião na sede local do MPPA para acompanhar a transição no sistema de saneamento do município.

O encontro foi presidido pelas promotoras de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz e Josélia Leontina de Barros Lopes; e contou com a participação de Felipe Caldeira e Marcela Altale, representantes da empresa Águas do Pará (Aegea), vencedora do processo licitatório para concessão do serviço de saneamento básico em 126 municípios do estado. Também estiveram presentes Mancipor Lopes e Felipe Benedik Jr, representando o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM).

Durante a reunião, foram apresentados os cronogramas da fase preparatória para o início da operação da empresa concessionária, incluindo o levantamento de bens e todos os equipamentos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que serão repassados para a Aegea. O objetivo é garantir uma transição transparente e eficiente, visando à melhoria dos serviços de saneamento básico oferecidos à população de Marabá.

De acordo com a PJ Mayanna Queiroz, “o Ministério Público acompanha de perto todo o processo de transição, buscando assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que a população de Marabá tenha acesso a serviços de saneamento de qualidade”. A promotora destacou ainda a importância da lisura no processo de transição. “A transparência e o diálogo entre os órgãos públicos, a empresa concessionária e a sociedade são fundamentais para o sucesso dessa nova etapa”.

A promotora Josélia Lopes ressaltou que o processo terá um impacto positivo quanto à preservação do meio ambiente no município. “A transição do serviço de saneamento básico é uma oportunidade para fortalecer a proteção ambiental em Marabá”, pontuou. “O Ministério Público está atento para que as ações da nova concessionária estejam alinhadas com as normas ambientais e promovam a sustentabilidade, garantindo água de qualidade e respeito ao meio ambiente para toda a comunidade”.

Foi definido que outras reuniões de acompanhamento ocorrerão, incluindo a apresentação da empresa às lideranças comunitárias locais. A expectativa é que essa nova fase traga melhorias significativas para o saneamento básico e, consequentemente, para a saúde e bem-estar da população.

História do Legislativo: Câmara de Parauapebas inaugura Galeria dos Vereadores

A história do legislativo de Parauapebas ganhou um importante registro nesta quarta-feira (1): a Galeria dos Vereadores da Câmara Municipal, com fotografias oficiais e biografias padronizadas de todos os parlamentares que já exerceram mandato na Casa de Leis. A inauguração do espaço ocorreu na data em que é celebrado o “Dia do Vereador” e homenageia todos os homens e mulheres que contribuíram com a construção e o desenvolvimento do município, representando a população.

A Câmara de Parauapebas está na 10ª legislatura e desde a primeira, que foi instalada em 1989 até atualmente, já teve 95 vereadores. A solenidade contou com a presença de ex-vereadores e ex-vereadoras da legislatura atual e das anteriores, além de familiares e amigos dos parlamentares e autoridades.

Reconhecimento e registro histórico

O evento de inauguração iniciou no Plenário João Prudêncio de Brito, com discursos emocionados de vereadores e ex-vereadores. O presidente da Câmara, vereador Anderson Moratorio, destacou que este é um momento de celebração e resgate da história de Parauapebas e do parlamento. Ele, que está em seu segundo mandato na Casa, enfatizou ainda que a atividade parlamentar é fundamental e necessária para a democracia. “Deixo registrado o meu imenso respeito as nossas divergências de opiniões, porque é dessa maneira, através deste processo de busca pela democracia que se controí a política pública”.

Dr. Charles Borges, vereador da 7ª legislatura, fez uma análise do papel do vereador, que tem “uma responsabilidade gigantesca” na garantia por direitos dos cidadãos. “A importância do papel de um vereador é imensurável. A gente luta para ver a máquina funcionar. Ve-re-a-dor é ver a dor da nossa sociedade”.

Kelen Adriana, que foi vereadora na 8ª Legislatura, enfatizou a importância da atuação de cada parlamentar. “Ninguém pode apagar a história de cada um aqui exercida. Todos atuaram para que o desenvolvimento da nossa cidade fosse avançando. Todos que estão aqui hoje é porque tiveram seus méritos, tiveram uma parcela de contribuição para que o nosso município fosse enxergado nos quatro cantos desse país e até fora dele”.

Odilon Rocha, que foi vereador em cinco legislaturas e é pai do vereador Fred Sanção, destacou que sente orgulho da sua história e da trajetória do Legislativo de Parauapebas. “Nossa história é uma história de muito orgulho. Parauapebas tem uma história exemplar e não pode morrer por falta de comprometimento do poder público. Parabéns a todos que contribuíram com a história e a cidadania da nossa cidade”.

Joelma Leite, que foi vereadora na 7ª e 8ª legislaturas, enalteceu a contribuição e o trabalho dos parlamentares por uma cidade melhor. “Cada um tem a sua história, o seu legado, mas, o mais importante de tudo é o amor que todos têm por essa cidade, porque escolheram Parauapebas para viver e aqui constroem suas famílias e suas histórias e com certeza querem o melhor para a cidade”.

Michel Carteiro, vereador da legislatura atual e vice-presidente da Mesa Diretora, parabenizou Anderson Moratorio pela iniciativa. “Temos agora a história registrada e materializada, para todos terem acesso, por toda a vida. Vai deixar marcado o que cada um contribuiu com a cidade e com a população. Parabéns, presidente por essa iniciativa”.

Após os discursos, todos se dirigiram para hall de entrada do Memorial e Biblioteca Legislativa Sônia Côrtes, onde foi realizado o descerramento da placa da Galeria do Vereadores.

Institucionalização

A Galeria dos Vereadores foi criada por meio da Resolução nº 9/2025 e integra o acervo permanente do Museu do Legislativo Dr. Faisal Salmen, vinculado ao Instituto Legislativo da Câmara.

O espaço é permanente e aberto ao público para visitação durante o funcionamento da Câmara de Parauapebas, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Reportagem: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

Deixe seu comentário