Pesquisar
Close this search box.

Parauapebas encerra participação na COP30 com mensagem de sustentabilidade e identidade amazônica

Depois de cinco dias de uma intensa programação no Pavilhão do Pará, Parauapebas se despediu da COP30 na última sexta-feira, 21, deixando uma marca de encantamento, reflexão e compromisso com a Amazônia.

Milhares de pessoas passaram pelo estande do município, conheceram de perto suas riquezas naturais, culturais e econômicas e entenderam, por meio de experiências sensoriais e narrativas envolventes, a necessidade de manter a floresta em pé.

Entre os destaques, o trabalho do Centro Mulheres de Barro chamou atenção do público pelo compromisso com a sustentabilidade em cada etapa da produção. A presidente da Cooperativa, Sandra Santos explicou que o cuidado começa desde a escolha dos materiais.

“Nós reutilizamos papelão descartado pelo comércio da cidade para fabricar a caixa e também para substituir o plástico bolha. É um material biodegradável e isso é uma novidade aqui na COP30, complementando as questões sustentáveis que Mulheres de Barro trabalham”, contou.

A preocupação ambiental também está presente na origem da cerâmica produzida pelo grupo, que transforma resíduos em arte com identidade amazônica.

“Primeiro, nós começamos, em vez de extrair argila, a coletar argila descartada por obras licenciadas. Então, todo o material que a gente produz, a nossa cerâmica, é reciclagem de matéria-prima, uso sustentável dos resíduos naturais, além da pintura que nós fazemos com minérios, esse minério é descartado pelos laboratórios após a análise. Então, o nosso produto tem muito essa pegada da sustentabilidade”, explica Sandra.

Mais do que ecologicamente responsável, a cerâmica de Parauapebas carrega história e memória da região. Os grafismos presentes nas peças são inspirados em achados arqueológicos estudados por instituições de pesquisa.

“Essas peças, o grafismo delas também é de peças que foram encontradas na região de Parauapebas. Foi um trabalho do Museu Paraense Emílio Goeldi, uma pesquisa arqueológica, e isso, realmente, Mulheres de Barro estão utilizando para dar identidade regional para o produto feito lá em Parauapebas”, complementa.

Para o secretário de Desenvolvimento, Max Alves, a participação na COP30 reforça o protagonismo de Parauapebas na agenda ambiental e também projeta o município para além dos debates climáticos, convidando o público a viver novas experiências na cidade.

“A COP30 da Amazônia reuniu os povos amazônidas de todo o Brasil e do mundo inteiro para discutir a sustentabilidade, mas agora está chegando dezembro e nos faz lembrar de uma data muito importante, que é o Natal. E Parauapebas traz o Natal Amazônia Iluminada, o melhor e maior Natal da Amazônia, lançado com muito carinho pela gestão municipal e que promete ser o mais encantador da região. Venha fazer parte: nós contamos a história de como começou o Natal na Amazônia, é uma história encantadora, a música é bonita, os povos são bonitos e mostramos para o mundo inteiro que, sim, o povo amazônida, Parauapebas, sabe fazer Natal, sabe fazer COP, sabe fazer festa”, ressalta Max.

Ao encerrar sua participação no Pavilhão do Pará, Parauapebas deixa na COP30 a imagem de um município que valoriza sua cultura e cuida da floresta. Ele inova na forma de produzir e fortalece o orgulho amazônida, abrindo caminhos para que o mundo conheça ainda mais suas histórias, seus talentos e seu futuro sustentável.

Polícia investiga morte de jovem entregadora em grave acidente de moto no Beira Rio II

Katllen Silva da Silva, de 21 anos, não resistiu aos ferimentos após colidir com um quebra-molas na Avenida F, no Bairro Beira Rio II. Caso foi registrado como “morte a esclarecer”

Uma jovem identificada como Ketllen Stefhane da Silva Viana, de 21 anos de idade, morreu nas primeiras horas da última sexta-feira (21), após um grave acidente de trânsito registrado na Avenida F, no Bairro Beira Rio II, em Parauapebas.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado por um tio da jovem, o acidente aconteceu por volta de 1h30. Katllen conduzia uma motocicleta Titan 160, de cor vermelha, quando — segundo relatos feitos ao SAMU por terceiros que passavam pelo local — teria perdido o controle do veículo ao passar sobre um quebra-molas.

A jovem seguia sentido ao bairro, sozinha, quando sofreu a queda. “Não sabemos se houve interferência de outro envolvido”, relatou o familiar no B.O.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros ainda no local, e a vítima foi encaminhada ao hospital. Porém, segundo o boletim, às 18h24, após horas de tentativa de recuperação, Katllen não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito.

A Polícia Civil registrou o caso como “morte acidental / morte a esclarecer”, uma vez que ainda não há confirmação oficial de todos os fatores que ocasionaram o acidente.

A família, abalada, informou que a jovem estava fazendo entregas e, no trajeto de volta, sofreu o acidente.

O corpo foi encaminhado para procedimentos do Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil deve ouvir testemunhas e seguir com a apuração.

Dupla é presa em flagrante por tráfico de drogas no Bairro da Paz, em Parauapebas

Uma ação realizada por uma guarnição da Polícia Militar na noite de sábado (22), resultou na prisão de dois homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas no Bairro da Paz, em Parauapebas.

A ocorrência foi registrada por volta das 20h40, na Rua Lauro Corna, quando os policiais avistaram dois indivíduos em atitude suspeita. Segundo o relatório operacional, ao perceber a aproximação da viatura, um dos homens tentou se desfazer de um objeto preto, que posteriormente foi identificado como um simulacro de arma de fogo.

Durante a abordagem, os suspeitos foram identificados como M. S. S. e E. C. S.. Com a dupla, os policiais encontraram aproximadamente 37 gramas de substância semelhante à maconha.

Os envolvidos informaram que residiam no local da abordagem e autorizaram a entrada da guarnição na residência. Durante a revista, foram localizados:

• 16g de substância aparentando ser crack
• 5g de substância assemelhada à cocaína
• 1 segundo simulacro de arma de fogo
• 2 aparelhos celulares

A dupla recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil. Segundo os militares, foi necessário o uso de algemas para garantir a segurança dos suspeitos e da própria guarnição, conforme registrado no Boletim de Ocorrência n° 00071/2025.107093-9.

Os materiais apreendidos foram apresentados na unidade policial, onde o caso segue sendo investigado.

Deixe seu comentário