Pesquisar
Close this search box.

Campanha de Vacinação Antirrábica em Parauapebas continua e reforça compromisso com a saúde animal

Dia D impulsionou imunização e UVZ mantém portas abertas para tutores que buscam proteger seus pets

O Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2025, realizado no último sábado (22), intensificou os esforços da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Parauapebas para garantir a imunização de cães e gatos no município. A ação, parte da estratégia para alcançar a meta anual de mais de 19 mil animais vacinados e superar os 85% de cobertura recomendados, reforçou a importância da prevenção contra a raiva, uma doença com alta letalidade.

A adesão dos tutores foi notável no Dia D. Marcos Andrade, eletricista, levou sua cadela Suzy e ressaltou a responsabilidade e o carinho em manter seus quatro cachorros protegidos. “Quando tem vacinação, a gente sempre traz. Cuidar deles é uma responsabilidade e um ato de carinho”, afirmou. A dona de casa Sandra da Silva, tutora de três cães e uma gata, também demonstrou seu compromisso: “Não é porque é bichinho que a gente tem que descuidar. Eu sempre trago. A gente tem que cuidar, vacinar. É muito importante para a saúde deles”.

Antônio Dias, agente de combate às endemias, enfatiza que a campanha não se encerrou com o Dia D. “A raiva é uma doença quase cem por cento letal. Por isso, é fundamental que os tutores tragam seus animais. Quem não pôde vir hoje pode procurar a UVZ na Cidade Nova, onde temos doses disponíveis e equipe para atender”, explicou Dias. A vacina antirrábica permanece disponível para cães e gatos a partir dos três meses de idade.

Para 2025, a meta de vacinação em Parauapebas é ambiciosa, buscando imunizar 12.006 cães e 7.045 gatos, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais, e, assim, garantir um controle eficaz da doença.

Os tutores que não puderam comparecer ao Dia D podem procurar o serviço de vacinação ao longo da semana na UVZ, localizada na Rua D, n° 306, Bairro Cidade Nova. A proteção dos animais é um dever de todos e um passo crucial para a saúde pública.

Dupla é presa após motorista de app ser mantido no porta-malas durante sequência de assaltos

Suspeitos confessaram participação no roubo e apontaram um terceiro comparsa, ainda não localizado

A Polícia Militar prendeu neste domingo (23) dois homens suspeitos de participação em um roubo com restrição de liberdade de um motorista de aplicativo e também por envolvimento com tráfico de drogas no Bairro Linha Verde, em Parauapebas. Os detidos foram identificados apenas pelas iniciais R. da S. N. e R. S. S..

Roubo ocorreu no sábado (22)

Segundo o boletim policial, o crime teve início na noite de sábado (22), por volta de 18h30. Um motorista de aplicativo teve seu veículo VW Gol branco roubado e foi mantido no porta-malas enquanto três indivíduos armados utilizaram o carro para cometer outros assaltos na cidade.

Entre os alvos, segundo relato policial, estaria uma conveniência localizada na Rua das Flores, no Bairro Linha Verde.

Buscas foram retomadas no domingo (23)

Ainda no sábado, as primeiras diligências foram iniciadas por uma guarnição de recobrimento, mas sem êxito na localização dos envolvidos.

Já na manhã de domingo (23), com novas informações, outra guarnição retomou as buscas. Um transeunte — que optou por não se identificar — relatou ter reconhecido dois suspeitos após ver vídeos do roubo circulando nas redes sociais. O mesmo também indicou o possível endereço de um deles.

Primeiro suspeito é localizado com drogas

A equipe policial foi até o local indicado e foi recebida por uma irmã de R. da S. N., que acompanhou os policiais até o kitnet onde o suspeito estava. Ao perceber a presença da PM, ele teria confessado de imediato participação no crime, dizendo que “tinha perdido”.

Durante a vistoria no interior do imóvel, os policiais encontraram:

  • 14 trouxas de substância semelhante à maconha, totalizando cerca de 25 gramas;
  • R$ 26 em cédulas;
  • Dois celulares (J5 Prime rosa e Redmi A9 azul).

Segundo suspeito também confessa participação

Após ser detido, R. da S. N. indicou o endereço de R. S. S., que foi localizado e também assumiu envolvimento no roubo. Ele ainda forneceu o nome do terceiro participante da ação, identificado apenas como Jonny, que seria o proprietário da arma usada no assalto. O terceiro suspeito não foi encontrado.

Presos foram apresentados na Delegacia

A dupla foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil, onde deve responder pelos crimes de roubo com restrição de liberdade da vítima e tráfico de drogas. As investigações seguem para tentar localizar o terceiro envolvido e esclarecer todos os detalhes da ação criminosa.

Deixe seu comentário