Pesquisar
Close this search box.

Confronto com a PM termina em morte e apreensão de drogas no ‘Bananal’; Arma tinha marca “CV”

Em incursão tática, Polícia Militar apreendeu mais de 1 kg de entorpecentes, revólver e arma caseira marcada com sigla de facção criminosa no Bairro Nova Vida

Uma operação da Polícia Militar (PM) resultou em um confronto intenso e na morte de um indivíduo na tarde desta quinta-feira (27), em uma área de mata conhecida como “Bananal”, às margens do Rio Parauapebas, no Bairro Nova Vida. A ação policial, que ocorreu por volta do meio-dia, desmantelou um ponto de tráfico e culminou na apreensão de grande quantidade de drogas e armamentos.

A guarnição da PM foi acionada por um morador que relatou ter ouvido disparos de arma de fogo na região. Com o auxílio do cidadão, a equipe realizou uma incursão tática a pé de cerca de duzentos metros em meio à mata fechada.

Tiroteio e resgate de difícil acesso
Ao se aproximarem do local, os policiais ouviram vozes de cerca de quatro indivíduos. Percebendo a aproximação dos agentes, os suspeitos imediatamente sacaram armas de fogo e abriram fogo contra a guarnição. Agindo em legítima defesa, os policiais revidaram a injusta agressão.

Após o cessar-fogo e a fuga dos demais indivíduos, a equipe progrediu até o local, um descampado na beira do rio, onde encontrou um indivíduo alvejado. O homem, que não portava documentos de identificação, ainda apresentava sinais vitais e empunhava um revólver calibre .32.

Devido ao difícil acesso, o resgate foi realizado de forma emergencial, com a vítima sendo transportada por canoa até as proximidades da viatura. O homem foi encaminhado ao Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), mas teve o óbito atestado pelo médico plantonista.

Armas e drogas do “Comando Vermelho” apreendidos
A busca no local do confronto revelou um vasto material de tráfico, incluindo entorpecentes e armamento. Entre o material apreendido, destaca-se:

  • 1,004 kg (mais de um quilo) de maconha em barras prensadas.
  • Porções fracionadas de maconha, totalizando 68 gramas.
  • 22 papelotes de crack (aproximadamente 12 gramas).
  • 19 papelotes de cocaína (aproximadamente 13 gramas).
  • Um revólver calibre .32 (com quatro munições deflagradas).
  • Uma arma de fabricação caseira calibre 28mm, que apresentava a sigla “CV” (Comando Vermelho) gravada na coronha, além de seis munições intactas.
  • Quatro balanças de precisão (duas pequenas e duas médias) e aparelhos celulares.

Segunda prisão por tentativa de compra
Ao retornarem para a viatura com o material apreendido, os policiais abordaram outro indivíduo, identificado pelas iniciais A. R. L., que confessou estar se dirigindo ao local para comprar entorpecentes.

Todos os objetos apreendidos, incluindo as armas, as drogas e o segundo envolvido foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil para a conclusão dos procedimentos cabíveis. A ação reforça o combate incessante do 23º BPM contra o crime organizado e o tráfico de drogas na região.

PM prende trio envolvido em furtos e receptação de pneus de caminhões em Parauapebas

Operação da Polícia Militar desmantelou esquema que agia no Polo Moveleiro e recuperou 16 pneus com rodas subtraídos de veículos; vítimas reconheceram o material em borracharia e sucata

A Polícia Militar (PM) de Parauapebas, através do 23º Batalhão, realizou uma grande operação nesta terça-feira (26) que resultou na prisão de três homens por furto, receptação e formação de quadrilha. A ação conseguiu recuperar um total de 16 pneus, a maioria com rodas, subtraídos de caminhões na cidade.

O caso começou no final da tarde, por volta das 18h00, no Bairro Polo Moveleiro. Durante o policiamento ostensivo, a guarnição visualizou um veículo Fiat Strada, de cor prata, com características semelhantes a um automóvel já sinalizado como utilizado em furtos de pneus de caminhões na região.

Perseguição e descoberta
Ao se aproximar do local onde o veículo estava estacionado, um dos suspeitos, identificado pelas iniciais D. S. E. S., tentou fugir pelos fundos do imóvel, mas foi alcançado e detido pela equipe policial.

Ao ser questionado, D. S. E. S. confessou a prática de diversos furtos, alegando dificuldades financeiras e débitos com agiotas – ele chegou a mencionar ter sido preso e processado por tentativa de feminicídio no passado. O acusado indicou os locais onde havia vendido os pneus roubados.

Recuperação do material em borracharia e sucata
A partir da confissão, a PM iniciou a diligência para recuperar o material.

Primeiro Ponto (Borraçaria Santa Rita, Cidade Jardim): A equipe se deslocou até a borracharia e conseguiu apreender dois pneus com rodas. No local, foi identificado o indivíduo de iniciais B. S. S., que foi detido por receptação.

Segundo Ponto (Sucatão VS-10, Nova Vitória): Em seguida, D. S. E. S. levou a guarnição até um sucateiro, onde afirmou ter vendido o restante dos pneus. O proprietário do local, identificado pelas iniciais F. N. A., confessou ter comprado diversos pneus do primeiro acusado ao longo de vários dias e foi detido.

No sucateiro, a Polícia Militar recuperou 15 pneus e aros. Durante a ação, diversas vítimas compareceram ao local e puderam reconhecer, de forma irrefutável, os pneus que haviam sido furtados de seus caminhões. Entre o material recuperado havia pneus das marcas Argantis, Fate, Goodyear, Continental, Dunlop, além de diversos aros.

A PM ressalta que um dos pneus reconhecidos foi encontrado inclusive no caminhão Mercedes-Benz que pertencia a F. N. A., usado para transporte de sucata.

Os três acusados — D. S. E. S., B. S. S. e F. N. A. — foram conduzidos, juntamente com todo o material recuperado, para a 20ª Seccional de Polícia Civil, onde foram autuados por furto, receptação e formação de quadrilha, ficando à disposição da Justiça. A ação demonstra o empenho da Polícia Militar no combate ao crime organizado em Parauapebas.

Prefeitura realiza megaoperação integrada no Bairro da Paz para promover cuidado social e segurança

A Operação Segurança Social, liderada pelo GGIM nesta quinta-feira (27), uniu Saúde, Assistência Social e Segurança Pública para acolhimento humanizado de pessoas em vulnerabilidade e combate à criminalidade na região

Em uma resposta abrangente aos desafios sociais e de segurança, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou na tarde desta quinta-feira (27) a Operação Segurança Social no Bairro da Paz. A ação mobilizou diversas secretarias e órgãos, visando promover acolhimento humanizado para pessoas em situação de vulnerabilidade que vivem nas ruas, ao mesmo tempo em que reforça a segurança pública.

A iniciativa intersetorial contou com a participação da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Polícia Militar.

Saúde, acolhimento e dignidade
A ação foi coordenada para garantir um atendimento digno e completo. O prefeito Aurélio Goiano acompanhou a operação e destacou o caráter essencialmente humanizado do trabalho: “Essa população do bairro da Paz vem sofrendo há muito tempo. Trouxemos uma junção de secretarias para realizar uma verdadeira ação social. A Secretaria de Saúde está atuando, a Assistência Social também. Isso é saúde pública. Precisamos acabar com essas situações de violência e devolver segurança a quem vive aqui”, afirmou o prefeito.

A Semas, por meio da coordenadora da Proteção Social Especial, Nilde Monteiro, detalhou o suporte oferecido: “Estamos realizando uma ação intersetorial e humanizada voltada às pessoas que, por algum motivo, estão utilizando as ruas como moradia. Como Assistência Social, estamos oferecendo acolhimento no Centro POP e o benefício eventual para retorno à cidade de origem, caso desejem”.

Pela Semsa, Janderson Rodrigues informou que uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros e auxiliares, realizou aferição de pressão, testes rápidos de sífilis e HIV, além de identificar outras patologias. Para casos de dependência química, foram feitos encaminhamentos a instituições e ONGs parceiras para o início de tratamento.

Ação contra a criminalidade e senso de segurança
O componente de segurança foi fundamental para a operação. O secretário municipal de Segurança Institucional, Hipólito Gomes, frisou que a ação é uma resposta integrada aos moradores: “A Secretaria de Segurança, junto com a de Saúde e de Assistência Social, está hoje numa grande ação de governo para deixar claro à sociedade que estamos prontos… Os moradores daqui querem tranquilidade, querem que seu filho possa ir na esquina comprar um pão. Vamos atuar forte para ajudar quem precisa e, ao mesmo tempo, deixar claro à criminalidade que não vamos aceitar que ela avance no município”, declarou Hipólito.

A presença maciça das equipes trouxe alívio aos moradores. Uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, expressou a gratidão da comunidade: “Ver vocês aqui hoje nos dão tranquilidade. A gente já viu muitas situações aqui e ver vocês aqui hoje nos dão tranquilidade. A gente quer que cuidem deles, da saúde, dos primeiros atendimentos, para que possam ficar bem”.

A Operação Segurança Social reforça o compromisso da gestão municipal em atuar de maneira integrada, garantindo acolhimento, saúde, atenção social e, sobretudo, segurança e respeito à dignidade humana no Bairro da Paz. A Prefeitura seguirá monitorando a área e intensificando as ações.

Deixe seu comentário