Portaria publicada nesta segunda-feira (9) define os nomes dos responsáveis por analisar tecnicamente as propostas de apoio e premiação para a folia deste ano
Os preparativos para o Carnaval 2026 ganharam um novo capítulo administrativo nesta segunda-feira (9). O secretário municipal de Cultura, Jhônatas de Souza dos Santos, publicou a Portaria nº 001-SECULT, que institui oficialmente a comissão avaliadora dos editais voltados às agremiações carnavalescas do município.
A comissão será responsável por conduzir os procedimentos dos editais nº 001/2026 (Fomento às Escolas de Samba) e nº 002/2026 (Premiação a Blocos Carnavalescos).
Composição da comissão
O grupo de trabalho é formado por representantes do governo e da sociedade civil, garantindo a diversidade de olhares na análise dos projetos:
- Membros da Secult: Priscila da Silva Cardoso e Ana Lucia de Sousa Silva.
- Membros da Sociedade Civil: Jairon Barbosa Gomes e Djair Abreu de Oliveira.
Critérios e atribuições
De acordo com o documento, os membros possuem finalidades deliberativas e consultivas. Entre as principais missões da comissão estão:
- Análise técnica: Pontuar todas as propostas habilitadas seguindo rigorosamente os critérios dos editais.
- Pareceres: Emitir parecer individual e fundamentado para cada inscrição avaliada.
- Classificação: Elaborar a ata de avaliação com o ranking classificatório final.
- Homologação: Encaminhar o resultado para que o secretário municipal de Cultura possa homologar e publicar os vencedores.
Transparência no carnaval
A medida busca dar transparência e legalidade aos investimentos públicos destinados ao Carnaval, assegurando que os recursos de fomento e as premiações cheguem às entidades que cumprirem todos os requisitos técnicos e artísticos previstos em lei.
Com a comissão formada, a expectativa agora gira em torno da divulgação do cronograma de ensaios e da ordem dos desfiles, que devem movimentar a economia local e o turismo no final do mês no CarnaPebas.