Lula diz que país não precisa de escola cívico-militar na educação

Ao sancionar o Plano Nacional de Educação (PNE), nesta terça-feira (14), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o documento mostra que o Brasil não precisa, na educação pública e gratuita, a expansão de escolas cívico-militares.

“Quando uma menina ou um menino resolverem seguir a sua carreira militar, eles vão se preparar militarmente. Mas enquanto eles quiserem estudar, eles têm que estudar a mesma coisa que estudam 220 milhões de brasileiros sob a orientação do Ministério da Educação deste país”, defendeu.

Lula avaliou que o plano, que ele chamou de obra-prima, reafirma o compromisso para ser colocado em prática em 10 anos. Ele ponderou que é necessário que a sociedade brasileira assuma a responsabilidade sobre os resultados e que haja vigilância para o cumprimento das metas.

O plano prevê 19 objetivos com acompanhamento das metas a cada dois anos nas áreas de educação infantil, alfabetização e ensinos fundamental e médio.

Também inclui a educação integral e inclusiva, educação profissional e tecnológica, ensino superior, estrutura e funcionamento da educação básica.

“Nós temos a responsabilidade de não permitir que ninguém, quem quer que seja, do partido que seja, com a altura que tiver ou da cor que tiver, tenha o desmazelo de não executar o que está previsto”, afirmou Lula.

Investimento
Entre as metas do PNE, está a ampliação do investimento público em educação dos atuais 5,5% do PIB para 7,5% em 7 anos, chegando a 10% no final de 2036.

Na educação infantil, o objetivo é universalizar a pré-escola em até 2 anos e atender 100% da demanda por creches, alfabetizar todas as crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental e ampliar a jornada para no mínimo 7 horas diárias, alcançando 50% das escolas públicas em 5 anos e atingindo 65% até 2036.

Lula entende que é necessário fiscalizar em vista de que “nunca houve muita vontade com a educação nesse país”.

O presidente alertou que há o desafio de convencer uma criança ou um adolescente a estudar e a gostar da escola.

“Nós é que temos que convencê-lo da importância da educação na formação da vida dele”, afirmou.

Críticas
O presidente criticou “gente formada” que considera que a educação seria para poucos.

“Esse país já teve gente que achou que ele deveria ser governado só para 35% da população. O restante é de invisíveis. Não pense que todo mundo gosta quando a gente fala de educação. Não pense que todo mundo gostou quando a gente falou de cota”.

O presidente disse ainda que há oposição ao discurso sobre a necessidade de garantir acesso à universidade para indígenas e quilombolas.

“Nós é que temos que convencer as pessoas. Porque, se a gente não convencer, as pessoas ficam vulneráveis a qualquer discurso, por mais imbecil que seja”, lamentou.

Lula defendeu que a sociedade esteja atenta e que se torna fundamental a reação a violações de direitos nessa área.

“Quantas vezes nós ficamos indignados com a destruição das nossas universidades e não houve nenhuma reação? Quantas vezes nós ficamos indignados com o fim da bolsa de estudo das universidades e não houve reação?”, questionou Lula.

Metas
Para o ensino médio e técnico, o novo plano prevê a expansão das matrículas da educação profissional, técnica, atingindo 50% dos estudantes do ensino médio, sendo metade na rede pública, além de universalizar o acesso à internet de alta velocidade em todas as escolas públicas.

No ensino superior, a meta é aumentar para 40% o acesso de jovens de 18 a 24 anos e qualificar professores com 95% de mestres e doutores.

Melhor plano
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, ressaltou que esse é o melhor plano nacional de educação já apresentado com foco na equidade e na qualidade do ensino.

“Pela primeira vez, nós traçamos vários objetivos diferentes, traçamos metas específicas que lidam com a qualidade e que dizem respeito à educação inclusiva, à educação indígena, quilombola, do campo e da linguagem de sinais”, disse.

Proposta sugere criação de departamento especializado para investigar maus-tratos a animais em Parauapebas

Indicação apresentada na Câmara prevê parceria com a Polícia Civil para fortalecer combate à crueldade animal no município

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Parauapebas, foi apresentada a Indicação nº 178/2026, que propõe ao Poder Executivo a criação de um Departamento Especializado no combate aos maus-tratos contra animais no município.

A proposta, de autoria da vereadora Graciele Brito, sugere a celebração de um convênio entre a Prefeitura de Parauapebas e a Polícia Civil do Estado do Pará. O objetivo é implantar uma estrutura específica voltada ao recebimento, apuração e investigação de denúncias de violência contra animais.

Graciele Brito (União)

Fortalecimento da proteção animal

De acordo com a justificativa apresentada, a iniciativa surge diante do aumento de casos de abandono, negligência e maus-tratos registrados na cidade. A proposta busca oferecer uma resposta mais eficiente por parte do poder público, garantindo maior rigor na apuração e responsabilização dos infratores.

Entre os principais objetivos da criação do departamento especializado estão:

  • Atendimento mais ágil e qualificado às denúncias;
  • Investigações técnicas direcionadas aos crimes contra animais;
  • Integração entre órgãos municipais, estaduais e entidades de proteção animal;Fortalecimento das políticas públicas de bem-estar animal;
  • Aplicação mais efetiva da legislação ambiental vigente.
  • Mudanças na gestão do bem-estar animal

O documento também destaca que o município já iniciou um processo de reorganização das políticas voltadas à causa animal. A responsabilidade, que antes era da área da saúde, passou a ser coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parauapebas, conforme previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e no Plano Plurianual (PPA).

Apesar do avanço, a vereadora aponta que ainda existe uma lacuna importante: a ausência de um setor especializado dentro da esfera policial para lidar exclusivamente com esse tipo de crime.

Demanda da sociedade

A proposta também atende a uma reivindicação crescente da sociedade civil, incluindo ONGs, protetores independentes e cidadãos que frequentemente relatam dificuldades para denunciar e acompanhar casos de maus-tratos.

Segundo a justificativa, a criação do departamento poderá trazer mais segurança jurídica e eficiência no atendimento dessas demandas, além de reforçar o compromisso do município com a proteção da vida animal.

A Indicação agora segue para análise do Poder Executivo Municipal, que poderá avaliar a viabilidade da implementação da medida.

Garota que estava desaparecida em Parauapebas é encontrada pela polícia com vários adolescentes

Emily Victoria foi encontrada em uma residência com outros jovens; Polícia Militar fez o resgate após denúncias e encaminhou todos os envolvidos para a Seccional de Polícia

A angústia da família de Emily Victoria Oliveira, de 12 anos, chegou ao fim no final da tarde desta terça-feira (14). A adolescente, que havia saído de casa sem avisar e mobilizado uma grande corrente de buscas em Parauapebas, foi localizada com vida por uma guarnição da Polícia Militar.

O momento da localização
De acordo com informações repassadas à equipe de reportagem do Portal Pebinha de Açúcar, os policiais chegaram até o paradeiro da menor após receberem informações sobre sua localização. Emily estava em uma residência na companhia de outros adolescentes.

Assim que foi identificada, a jovem e os demais ocupantes do imóvel foram conduzidos pela PM à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

Próximos passos
Na delegacia, o caso foi registrado para que as autoridades possam investigar o que motivou o desaparecimento e as circunstâncias em que a adolescente foi encontrada. O objetivo é esclarecer se houve algum tipo de induzimento ou se a situação envolve outros fatores que necessitem de intervenção judicial ou do Conselho Tutelar.

A família, que viveu momentos de desespero desde as primeiras horas do dia, agora acompanha os procedimentos legais para o retorno da jovem ao convívio familiar.

O Portal Pebinha de Açúcar agradece a todos que compartilharam a notícia e ajudaram a manter o caso em evidência, facilitando o trabalho das forças de segurança.

Ministério Público discute melhorias na Unidade de Acolhimento de Canaã dos Carajás

Nesta terça-feira, 14 de abril, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás, realizou uma reunião com diversas entidades institucionais para tratar da situação de crianças e adolescentes acolhidos em Canaã dos Carajás.

A reunião foi presidida pela promotora de Justiça Luciana Vasconcelos Mazza, com participação de autoridades como o procurador-geral do Município, Charlos Caçador Melo; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marlene de Oliveira; a coordenadora da Unidade de Acolhimento, Brena Alves Gomes; a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Joelma Lopes; e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Joatan Júnior.

Durante a reunião, o procurador-geral do Município manifestou, o compromisso institucional de Canaã dos Carajás em adotar medidas concretas para a melhoria da rede de acolhimento. Entre as principais ações, está a construção de um novo espaço, com estrutura adequada para garantir a separação física entre crianças e adolescentes.

A medida busca assegurar a divisão por faixa etária, com o objetivo de mitigar riscos, reduzir conflitos internos e preservar a integridade física e psicológica dos acolhidos. Foi reconhecido, durante o encontro, que a atual convivência conjunta tem contribuído para o aumento de comportamentos de risco e influências negativas entre os adolescentes.

Além disso, foram debatidos temas relacionados à segurança institucional, situações vivenciadas no ambiente de acolhimento e a necessidade de atuação integrada entre os órgãos envolvidos.

Como encaminhamento imediato, também foi informado que a unidade de acolhimento passará a contar com o reforço de quatro novos monitores, medida considerada importante para fortalecer o acompanhamento e a proteção dos acolhidos.

Oficina Ortopédica Fixa de Parauapebas está em construção no Bairro Cidade Jardim

Parceria entre Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, que tem o engenheiro Roginaldo Rocha à frente, e Governo Federal garante investimento de mais de R$ 3,2 milhões através do Novo PAC; obra visa descentralizar a fabricação de órteses e próteses no sudeste do Pará

Um passo decisivo para a inclusão e a saúde especializada em Parauapebas ganha forma. Embora a Ordem de Serviço nº 04/2025 tenha sido oficializada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (14), a equipe do Portal Pebinha de Açúcar esteve no local e constatou que os trabalhos de construção da Oficina Ortopédica Fixa já estão em pleno andamento no Bairro Cidade Jardim, nas proximidades da movimentada Avenida dos Ipês.

A obra é fruto de uma parceria estratégica entre o Governo Federal, via Ministério da Saúde, e a Prefeitura de Parauapebas. Com um investimento total de R$ 3.246.630,99 provenientes do programa Novo PAC, a unidade será um marco na rede de reabilitação motora do município.

Execução e detalhes da obra
A construção está sob responsabilidade da empresa Miranda e Farias Construções LTDA. Localizada na Quadra 64, entre a Avenida dos Ipês e a Avenida C5, a oficina ocupará um terreno estratégico para atender os moradores da região. De acordo com a placa instalada no canteiro de obras, o cronograma prevê a conclusão dos serviços para o final de dezembro de 2026.

O documento publicado nesta terça-feira, que autoriza formalmente o início dos serviços, traz a assinatura de Luiz Antonio Mendes Veloso, que ocupava o cargo de secretário municipal de Saúde no período da formalização contratual.

Impacto na assistência especializada
A nova unidade faz parte do programa Brasil Bem Cuidado e será fundamental para a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Atualmente, muitos pacientes dependem de atendimento em outras cidades ou estados para conseguir órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Com a oficina própria, o objetivo é garantir:

  • Produção e adaptação local: Fabricação de equipamentos personalizados conforme as necessidades fisiológicas de cada paciente.
  • Manutenção ágil: Suporte técnico para reparos em equipamentos já utilizados.
  • Redução de filas: Fim do tempo de espera gerado pelo deslocamento para outros grandes centros.

A estrutura contará com espaços técnicos para moldagem, processamento de termoplásticos e salas de prova, assegurando um atendimento humanizado e de alta tecnologia.

Reportagem e fotos: Bariloche Silva |  Da redação do Portal Pebinha de Açúcar

PARAUAPEBAS: Mototaxista que alegou legítima defesa em morte de colega tem processo encerrado

Osmar Pessoa de Souza alegou legítima defesa após desentendimento com colega de profissão; Justiça considerou provas frágeis e ausência de testemunhas para levar o caso a júri popular

Um processo criminal que tramitava desde maio de 2017 teve seu desfecho nesta terça-feira (14). O mototaxista Osmar Pessoa de Souza foi impronunciado pela Justiça, o que significa que o magistrado considerou não haver indícios suficientes de autoria ou materialidade para levar o réu a julgamento pelo Tribunal do Júri. Com a decisão, o processo foi formalmente encerrado.

O caso remonta ao dia 31 de maio de 2017, quando um desentendimento entre dois mototaxistas em um ponto nas proximidades da PA-275, em frente ao shopping da cidade, terminou na morte de Abadias da Silva, de 46 anos.

Legítima defesa
Em entrevista exclusiva à equipe do Portal Pebinha de Açúcar, acompanhado de seu advogado, Dr. Thiago Aguiar, Osmar relatou sua versão sobre o fatídico dia. Segundo ele, houve um desentendimento e a vítima teria partido em sua direção armada com uma faca e um pedaço de ferro.

“Ele me deu umas lapadas e um empurrão; eu saí caindo por cima da moto e peguei o que eu tinha para me defender, que era uma chave de fenda. Foi onde aconteceu a fatalidade”, relembrou Osmar, visivelmente aliviado com a decisão judicial.

Decisão judicial
O advogado de defesa explicou que a audiência de instrução, realizada nesta terça-feira, foi determinante para o encerramento do caso. De acordo com a defesa, as provas apresentadas eram frágeis e as testemunhas arroladas no processo não compareceram para prestar depoimento.

“O senhor Osmar foi impronunciado, o processo se encerrou e ele não irá participar do júri. Meu cliente já pagou sua pena e agora poderá seguir sua vida em paz”, afirmou o Dr. Thiago Aguiar.

Relembre o caso
Na época do crime, a Polícia Civil trabalhou para identificar o autor do golpe de chave de fenda que atingiu Abadias no peito. No local, prevaleceu a “lei do silêncio” e poucas informações foram colhidas logo após o ocorrido. Osmar se apresentou à justiça espontaneamente tempos depois para responder ao processo em liberdade.

Agora, quase nove anos após o episódio, a decisão de impronúncia coloca um ponto final jurídico na história que marcou a categoria dos mototaxistas em Parauapebas.

Reportagem e fotos: Bariloche Silva |  Da redação do Portal Pebinha de Açúcar

Caso de violência doméstica: Justiça mantém prisão de empresário e defesa recorre da decisão em Parauapebas

Acusado de agressão e cárcere privado contra a companheira, A.M.S.M. foi encaminhado ao Complexo VS-10 após audiência de custódia; advogado de defesa afirma que entrará com petições pertinentes

O desfecho da audiência de custódia realizada na manhã desta terça-feira (14) confirmou a manutenção da prisão do empresário A.M.S.M., detido pela Polícia Militar na última segunda-feira (13) sob a acusação de agredir e manter em cárcere privado a sua companheira no Bairro Guanabara.

Após a análise judicial, a prisão foi mantida e o acusado foi encaminhado para a unidade prisional no Complexo VS-10, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A versão da defesa
A equipe de reportagem do Portal Pebinha de Açúcar conversou com o advogado de defesa do empresário e ele confirmou que a audiência de custódia ocorreu nas primeiras horas do dia e que, apesar da manutenção da prisão, a defesa já prepara as medidas cabíveis.

“A defesa já irá entrar com as petições pertinentes para que a situação possa ser analisada pelo juiz competente e também pelo Ministério Público”, declarou o advogado. Ao ser questionado sobre o conteúdo das conversas com seu cliente e a versão do empresário sobre os fatos, o defensor preferiu manter cautela: “Em relação aos fatos, a defesa prefere se manter inerte para que o processo tramite sem alardes”.

Relembre o caso
A prisão ocorreu após policiais militares serem acionados por um popular que denunciou uma situação de violência em uma farmácia na Avenida Bom Jardim. No local, a vítima foi encontrada visivelmente abalada e relatou que sofria agressões desde o domingo anterior, tendo sido mantida trancada em casa e sofrido ameaças de morte.

A mulher ainda informou que o suspeito chegou a levá-la a um hospital para atendimento médico, mas teria coagido o profissional de saúde a não registrar a ocorrência.

A Polícia Militar reforça que denúncias são fundamentais para romper o ciclo da violência doméstica. O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que aguarda agora as manifestações do Poder Judiciário sobre os pedidos de liberdade que devem ser protocolados pela defesa nos próximos dias.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Portal Pebinha de Açúcar (@pebinhadeacucar)

Câmara aprova requerimento que questiona contrato de R$ 8,2 milhões para manutenção de ar-condicionado na Saúde

Vereadora Maquivalda aponta falta de transparência em adesão de ata com empresa de Minas Gerais; empenhos de R$ 1,7 milhão já foram realizados mesmo sem documentos no Portal da Transparência

A transparência nos contratos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) voltou a ser pauta central na Câmara Municipal de Parauapebas. Durante a sessão ordinária desta terça-feira (14), os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o Requerimento nº 127/2026, de autoria da vereadora Maquivalda Barros (PDT). A parlamentar exige explicações detalhadas sobre um contrato milionário destinado à manutenção de sistemas de climatização na rede pública de saúde.

O alvo da fiscalização é o Contrato nº 20260278, firmado com a empresa PASMA Engenharia LTDA, sediada em Salinas (MG). O valor global da contratação é de R$ 8.220.195,63, com vigência de um ano.

De acordo com a justificativa apresentada pela vereadora, o contrato é fruto de uma “carona” (adesão) a uma Ata de Registro de Preços de um consórcio de Minas Gerais. O ponto que acendeu o alerta da parlamentar foi a ausência de documentos essenciais tanto no Portal da Transparência municipal quanto no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

Apesar de o contrato ter sido assinado em 20 de março de 2026, Maquivalda destaca que já foram realizados empenhos (reserva de dinheiro para pagamento) que somam R$ 1.729.697,94. Esses valores estão distribuídos entre diversas unidades, como o Laboratório Municipal, Vigilância Epidemiológica, UPA, SAMU e Atenção Primária.

“Apesar do elevado valor e da formalização da adesão, não foram identificados documentos essenciais, como o processo administrativo completo, o contrato assinado, termo de referência e pareceres jurídicos”, argumentou a vereadora em sua justificativa, citando a obrigatoriedade da Lei Federal nº 14.133/2021.

O que a vereadora quer saber
Com a aprovação do requerimento, a Prefeitura e a SEMSA têm o dever de encaminhar à Câmara, no prazo legal, uma série de documentos técnicos, incluindo:

  • Cópia integral do processo de adesão: incluindo estudos técnicos e justificativa de por que foi vantajoso contratar uma empresa de outro estado.
  • Ordens de serviço: comprovando onde e quando as manutenções foram ou estão sendo realizadas.
  • Inventário de patrimônio: uma relação de todas as centrais de ar-condicionado atendidas pelo contrato, com o número de patrimônio e o setor onde estão instaladas.

Fiscalização necessária
Para Maquivalda Barros, a fiscalização é fundamental para garantir que o recurso público esteja sendo aplicado de forma eficiente, especialmente em uma área tão sensível quanto a saúde, onde o funcionamento adequado do sistema de climatização é vital para o conforto de pacientes e a conservação de insumos.

Empresário é preso apontado como autor de agressões contra companheira em Parauapebas

Vítima relatou agressões, ameaças e cárcere privado; suspeito foi conduzido à delegacia pela Polícia Militar

Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou a Polícia Militar do Pará na manhã da última segunda-feira (13), em Parauapebas, sudeste do estado.

De acordo com informações repassadas pela PM ao Portal Pebinha de Açúcar, a guarnição foi acionada após um cidadão abordar a viatura durante rondas e informar sobre uma possível situação de violência dentro de uma farmácia localizada na Avenida Bom Jardim com a Rua Daniella Peres, no Bairro Guanabara.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima saindo do escritório do estabelecimento visivelmente abalada. Ao ser questionada, ela começou a chorar e relatou que vinha sofrendo agressões por parte do companheiro desde o dia anterior.

Segundo o relato, a mulher teria sido mantida trancada em casa e, já nesta segunda-feira, teria sido ameaçada pelo suspeito. Ainda conforme a vítima, o homem a levou até uma unidade hospitalar para atendimento médico, mas teria pedido ao profissional de saúde que não registrasse a ocorrência.

Diante da situação, os policiais conduziram as partes envolvidas até a unidade policial para os procedimentos cabíveis.

O acusado foi identificado pelas iniciais A.M.S.M., e o caso foi registrado como violência doméstica. Não houve testemunhas no momento da ocorrência.

A Polícia Militar reforça a importância de denúncias em casos de violência doméstica e destaca que a colaboração da população é fundamental para coibir esse tipo de crime.

Estelionatário em série com 45 ocorrências é preso pela Polícia Civil em Parauapebas

Suspeito aplicava golpes na compra e venda de veículos, utilizando comprovantes falsos e causando prejuízos financeiros às vítimas

A Polícia Civil do Pará prendeu, na última segunda-feira (13), um homem identificado como Jose Pereira Viana, conhecido pelos apelidos “Zeca” ou “Zé Car”, suspeito de aplicar uma série de golpes no município de Parauapebas.

A prisão preventiva foi realizada por equipes de combate a estelionato e outras fraudes, com apoio da 16ª RISP – Superintendência Regional de Carajás. Contra o investigado, já haviam sido registrados 45 boletins de ocorrência, todos relacionados ao mesmo tipo de crime.

Como funcionava o golpe

De acordo com as investigações, o suspeito atuava principalmente no comércio de veículos, onde se apresentava como um empresário confiável e experiente. Com uma postura cordial, ele conquistava a confiança das vítimas e oferecia propostas consideradas vantajosas.

Após negociar a compra de veículos, o investigado utilizava diferentes artifícios para enganar os proprietários:

  • Simulava pagamentos por meio de comprovantes falsos;
  • Prometia transferências bancárias que nunca eram efetivadas;
  • Conseguia a posse dos veículos;
  • Em seguida, desaparecia ou apresentava justificativas evasivas.

Como resultado, as vítimas ficavam sem os veículos e, em muitos casos, ainda arcavam com dívidas de financiamentos em seus nomes.

Prisão e investigação

A prisão foi realizada na Avenida Sapoti, no Bairro Bela Vista, em cumprimento a um mandado expedido pela 1ª Vara Criminal de Parauapebas.

O trabalho de inteligência policial aponta que o suspeito agia de forma recorrente e estruturada, o que levou ao alto número de registros policiais com o mesmo padrão de atuação.

Polícia pede que vítimas procurem a delegacia

A Polícia Civil reforça que pessoas que possam ter sido vítimas desse tipo de golpe devem procurar a Seccional de Polícia Civil de Parauapebas para registrar ocorrência e contribuir com as investigações.

A instituição também destacou o compromisso no combate a crimes de estelionato, que vêm causando prejuízos significativos à população.

Adolescente de 12 anos está desaparecida e família pede ajuda em Parauapebas

Familiares de Emily Victoria Oliveira vivem momentos de angústia e buscam informações que levem ao paradeiro da jovem

Familiares de uma adolescente de apenas 12 anos de idade, identificada como Emily Victoria Oliveira, estão desesperados em busca de informações que possam ajudar a localizá-la. A jovem está desaparecida em Parauapebas, no sudeste do Pará.

De acordo com relatos da família, Emily saiu de casa sem avisar e, desde então, não retornou, o que tem causado grande preocupação e desespero entre parentes e amigos.

Sem pistas concretas até o momento, os familiares fazem um apelo à população para que qualquer informação que possa contribuir com a localização da adolescente seja repassada com urgência.

Como ajudar

Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Emily pode entrar em contato pelo número:

  • (94) 99105-4617

A família reforça que qualquer detalhe, por menor que pareça, pode ser fundamental para encontrar a jovem e pede a colaboração de toda a comunidade.

O Portal Pebinha de Açúcar acompanha o caso e pode trazer novas informações a qualquer momento.

Casamento comunitário gratuito abre 100 vagas para casais em Parauapebas

Uma oportunidade especial para quem sonha em oficializar a união, mas não tem condições financeiras de arcar com os custos de uma cerimônia tradicional. A Igreja do Evangelho Quadrangular – 2ª Região de Parauapebas está promovendo um casamento comunitário gratuito, com 100 vagas disponíveis para casais da região.

De acordo com a organização, a iniciativa tem como principal objetivo proporcionar um momento de amor, união e dignidade para casais que desejam dar um passo importante na vida a dois, mas enfrentam dificuldades financeiras para realizar o casamento.

O evento promete ser um momento especial, celebrando não apenas a formalização da união, mas também o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Inscrições abertas até 15 de abril

Os interessados devem se apressar: as inscrições seguem abertas até o dia 15 de abril de 2026 ou até que as vagas sejam preenchidas.

A procura já é grande, e a expectativa da igreja é alcançar casais de diferentes bairros de Parauapebas e até cidades vizinhas.

Como participar

Para garantir uma vaga ou obter mais informações, os casais podem entrar em contato diretamente com a organização pelo número:

  • (94) 99239-1434

Ação social e solidariedade

A ação reforça o papel social das igrejas na comunidade, indo além das atividades religiosas e contribuindo diretamente para a realização de sonhos. O casamento comunitário é uma alternativa para quem deseja oficializar a união de forma legal e simbólica, sem custos.

A organização destaca que mais do que uma cerimônia, o evento será um marco na vida dos participantes, oferecendo acolhimento, apoio e a oportunidade de começar uma nova etapa com dignidade.

Deixe seu comentário