Arte em Cores inicia montagem de exposição e leva artes visuais para a Feira do Produtor de Parauapebas

Com patrocínio da Vale, os preparativos da mostra, que abre oficialmente no dia 2 de maio, movimentam feirantes e aproximam a arte do cotidiano da população

A rotina da Feira do Produtor de Parauapebas, no sudeste do Pará, já começou a ganhar novas cores, formas e significados com a montagem da exposição da 6ª edição do projeto Arte em Cores. Tradicional ponto de encontro entre trabalhadores, produtores e consumidores, o espaço está sendo preparado para receber uma mostra que aproxima a arte do cotidiano e transforma a feira em um ambiente multicultural.

A exposição ocupará uma área de 300 metros quadrados dentro do galpão da feira, de 2 a 31 de maio de 2026, reunindo 30 obras de artistas de 16 cidades do interior do Pará e do Maranhão. A iniciativa tem o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, em parceria com o Instituto Tatajuba, e é realizada pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Entre caixas de frutas, bancas e o vai e vem dos feirantes e fregueses, as primeiras telas e pinturas começam a aparecer, despertando a curiosidade de quem passa. Os bastidores da montagem já mudam a dinâmica do local. Enquanto alguns trabalhadores acompanham de perto a instalação das obras, outros se surpreendem ao ver o cenário de todos os dias ganhar uma nova configuração.

Para quem vive esse cotidiano do mercado, a novidade traz ótimas expectativas, como conta Don Chico, trabalhador da feira: “O Arte em Cores traz movimento, alegria e mais clientela. E é muito lindo e importante o trabalho dos artistas, motivo de admiração. Eu acredito que a exposição vai ser um grande sucesso, é um projeto bem feito, bacana”, ele afirma. A feirante Vanessa Nunes também está animada: “As pessoas já gostam muito de vir aqui, mas, tendo arte, embeleza mais e desperta a curiosidade de quem vem de fora”.

Segundo o curador geral e coordenador do projeto, Gilberto Scarpa, a escolha da Feira do Produtor de Parauapebas como espaço expositivo é um dos pontos fortes da 6.ª edição do Arte em Cores, pois conecta artistas e público de uma forma diferenciada, expandindo o alcance da arte. “A montagem aqui tem um ritmo próprio, que acompanha o movimento da feira. A arte deixa de ser algo distante e passa a acontecer no meio das pessoas, no percurso delas. É nesse encontro inesperado que surgem novas conexões, novos olhares e uma relação mais verdadeira com o fazer artístico”, enfatiza.

Ao mesmo tempo em que inaugura possibilidades, esta edição do projeto também representa uma revisita às origens. “A proposta desta edição é muito especial. No início do Arte em Cores, nós convidamos artistas que já trabalhavam com pintura e desenho para levarem sua arte para os muros, ocupando as ruas e dialogando diretamente com a cidade. Agora, estamos fazendo um movimento de retorno, no qual esses artistas revisitam o suporte original de suas trajetórias, que são as telas, os quadros, o desenho mais intimista. É como um reencontro com a essência de cada um, sem perder tudo o que foi construído nas ruas. E fazer isso dentro de um mercado, um espaço vivo e cotidiano, torna essa experiência ainda mais potente. Depois, o projeto segue seu caminho de volta às ruas, na próxima edição, mas agora é o momento de pausa, de resgate e de aproximação”, explica Scarpa.

Além da diversidade de técnicas, a exposição também valoriza a identidade regional, com destaque para o Nanquim Amazônico, presente em cinco das obras selecionadas. O Arte em Cores, assim, reforça a importância de reconhecer e dar visibilidade a expressões artísticas que nascem da própria Amazônia.

A abertura da exposição será no dia 2 de maio, com visitação gratuita até 31 de maio. Após esse período presencial, as obras ficarão disponíveis na galeria virtual do projeto, ampliando o acesso do público ao trabalho de todos os artistas participantes.

Vale abre inscrições para edital nacional de R$ 30 milhões voltado à cultura

Este é a sétima edição da Chamada Instituto Cultural Vale, que seleciona projetos de todo o país. As inscrições podem ser feitas até 15 de maio

A Vale, maior investidora privada em cultura do país pelo quinto ano consecutivo, lançou a Chamada Instituto Cultural Vale 2026. O edital nacional oferece R$ 30 milhões para projetos culturais de todo o Brasil, por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com o objetivo de fomentar a cultura e o desenvolvimento territorial, fortalecer a economia criativa, valorizar as diversas expressões artísticas e democratizar o acesso à produção cultural brasileira.

As inscrições vão até dia 15 de maio e estão disponíveis no site institutoculturalvale.org, juntamente com o regulamento completo.

“A Vale acredita que a cultura é uma poderosa ferramenta para desenvolvimento dos territórios e transformação social. A cada ano, a Chamada Instituto Cultural Vale nos conecta com a potência artística do Brasil, impulsionando projetos que valorizam nossa diversidade, geram valor sociocultural e movimentam a economia criativa em todo o país”, diz Grazielle Parenti, vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale.

A sétima edição do edital vai selecionar projetos em sete áreas:

  • Artes cênicas: Eventos artísticos relativos às seguintes manifestações: circo, teatro, dança e ações de capacitação e treinamento.
  • Humanidades: Ações de incentivo a leitura e escrita criativa e eventos literários, como festas literárias, slams, saraus e outros formatos de ação literária.
  • Artes visuais: Exposições de artes visuais, em todas as técnicas, incluindo grafite, xilogravura, fotografia, bordado, serigrafia, escultura, arte digital, street art, instalação, entre outras, bem como ações educativas/capacitação nas Artes Visuais.
  • Música: Apresentações musicais ou itinerâncias de música erudita, instrumental, coral com viés de formação/capacitação musical.
  • Patrimônio cultural: Ações de preservação do patrimônio imaterial, incluindo os saberes e modos de fazer tradicionais, rituais e festividades que marcam as diversas religiosidades e outras práticas sociais.
  • Museu e memória: Exposições realizadas em Museus ou com acervos de museus.
  • Audiovisual: Festivais ou exibição de cinema.

Podem se inscrever pessoas jurídicas com sede no Brasil e atuação comprovada no setor cultural. A seleção dos projetos será realizada com a participação de pareceristas externos (profissionais de referência em suas áreas de atuação) e de comissões internas da Vale e do Instituto Cultural Vale.

Impacto e abrangência nacional

Desde sua criação, em 2020, o edital Chamada Instituto Cultural Vale já patrocinou 353 projetos em todo o país, com um investimento total de R$ 165 milhões por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2025, foram contemplados 65 projetos nas cinco regiões do Brasil.

A Chamada se integra a um conjunto de editais promovidos pelo Instituto Cultural Vale. Ao longo do ano, os quatro espaços que integram o Instituto – Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA), Centro Cultural Vale Maranhão (MA), Memorial Minas Gerais Vale (MG) e Museu Vale (ES) – realizam editais regionais com foco no fomento à arte e cultura locais. O Instituto Cultural Vale também é parceiro do Ministério da Cultura e da CUFA no programa “Rouanet nas Favelas”, que visa a nacionalizar os recursos de incentivo para territórios de favela.

Sobre a Vale

A Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quinto ano consecutivo é a maior apoiadora privada da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

REVIRAVOLTA: Investigação da Polícia Civil avança no caso do duplo homicídio de irmãos na ExpoCanaã

Ação estratégica da Delegacia de Homicídios de Parauapebas e da Superintendência Regional de Carajás resulta na prisão de ex-cunhada das vítimas e apreensão de arma de fogo

Um passo decisivo foi dado na manhã desta segunda-feira (27) para a elucidação de um dos crimes mais impactantes da região sudeste do Pará: a execução dos irmãos Gabrielle Souza Mota, de 25 anos, e Andrey Pereira Mota, de 31 anos. O caso, ocorrido em outubro de 2023 durante a ExpoCanaã, em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, ganhou novos e reveladores contornos após uma operação coordenada pela Polícia Civil.

A prisão e as buscas
A principal novidade é a prisão preventiva de uma mulher identificada como Andressa, ex-cunhada de uma das vítimas. Segundo as investigações, Andressa é suspeita de envolvimento direto no crime, sendo apontada como autora de mensagens ameaçadoras enviadas a Gabrielle dias antes da execução. A polícia também realizou buscas em sua residência e em uma loja ligada à investigada e a familiares do ex-companheiro da vítima.

Durante a diligência, o marido de Andressa, identificado como Maicon, foi preso em flagrante. Na residência do casal, os policiais encontraram um revólver calibre .38 — compatível com o calibre da arma utilizada no duplo homicídio — e munições de uso restrito de diversos calibres. Aparelhos eletrônicos também foram apreendidos para perícia técnica.

Estratégia investigativa: “Saindo do zero”
A virada no caso aconteceu após uma mudança na estratégia de investigação. Sob a liderança do Delegado Regional Dr. João Abel, o inquérito, que estava estagnado, foi centralizado e transferido para a Delegacia de Homicídios de Parauapebas (DH). A unidade especializada realizou um “pente-fino” em provas e depoimentos, o que permitiu os avanços atuais.

Em entrevista à reportagem, o Dr. João Abel destacou o trabalho técnico: “Desde que assumimos a superintendência, as investigações foram avocadas e redistribuídas para a Delegacia de Homicídios para que os fatos fossem apurados. Inúmeras diligências e técnicas investigativas foram empregadas para chegarmos a um dos investigados. Não descartamos a participação de outras pessoas, por isso manteremos o sigilo de certas técnicas por enquanto”.

O outro lado: O que diz a defesa
Nossa equipe também conversou com os advogados dos acusados. A defesa de Andressa, representada pelo advogado Dr. Joabe Brandão, contesta a prisão e afirma que não existem provas concretas de sua participação. “No momento da prisão, ela não estava com o telefone da vítima. O que se tem de prova nos autos não traz uma ligação direta da minha cliente com o fato ocorrido. Ela é cunhada de uma das vítimas, contudo, não há nenhum elemento fidedigno que a leve à cena do crime”.

Já o advogado de Maicon, preso pela posse da arma, sustenta a inocência de seu cliente em relação ao homicídio: “Ele é uma pessoa de bem, cidadão pioneiro de Canaã dos Carajás, empresário. A única acusação sobre ele é a questão do porte de arma, mas essa arma não tem nada a ver com a arma do crime. Temos certeza absoluta da inocência e da liberdade deles em breve”.

Relembre o caso
Na madrugada de 28 de outubro de 2023, Gabrielle e Andrey foram brutalmente assassinados a tiros na cabeça dentro de um veículo no estacionamento da ExpoCanaã. O executor, que fugiu em uma motocicleta, simulou um assalto antes de efetuar os disparos à queima-roupa. A perícia técnica já indicava crime premeditado, uma vez que os pneus do carro das vítimas haviam sido esvaziados para impedir qualquer tentativa de fuga.

A Polícia Civil reitera que as investigações continuam em estágio avançado e que os aparelhos eletrônicos apreendidos hoje podem revelar a identidade de outros envolvidos. O Portal Pebinha de Açúcar segue acompanhando o caso e trará atualizações assim que novas decisões judiciais forem proferidas.

Criminosos invadem supermercado durante a madrugada e furtam televisores em Parauapebas

Um supermercado localizado no Bairro Alto Boa Vista, em Parauapebas, foi alvo de criminosos na madrugada desta segunda-feira (27). A ação resultou no furto de diversos objetos, entre eles televisores de grande porte. Parte dos itens foi recuperada pela Polícia Militar.

De acordo com informações do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM), a ocorrência foi registrada por volta das 2h50, após o proprietário do estabelecimento, identificado como Antônio Augusto Ponsi Fabrício, acionar a polícia solicitando apoio.

Invasão por buraco na parede

A guarnição da VTR 2315, composta pelo 3º sargento Eliel e pelo soldado Moreira, se deslocou até o endereço informado, na Rua 02, quadra 75, lote 11. No local, os policiais constataram que o supermercado havia sido invadido por indivíduos ainda não identificados.

Durante a verificação, foi encontrado um buraco em uma das paredes do estabelecimento, que teria sido utilizado como acesso pelos criminosos para entrar no imóvel.

Objetos recuperados

Após diligências nas proximidades, os policiais localizaram três televisores de 70 polegadas que haviam sido separados pelos suspeitos, possivelmente para retirada posterior. Os equipamentos foram recuperados e devolvidos ao proprietário.

Segundo a vítima, outros televisores também foram levados, mas, até o momento, não foi possível precisar a quantidade exata nem os modelos dos produtos furtados.

Buscas sem sucesso

A Polícia Militar realizou rondas na região com o objetivo de localizar os suspeitos, mas ninguém foi preso até o momento.

O proprietário foi orientado a registrar boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, que ficará responsável pela investigação do caso.

Investigação

O crime deve ser apurado para identificar os autores e esclarecer como ocorreu a ação. A suspeita inicial é de que o furto tenha sido planejado, considerando o modo de acesso ao interior do estabelecimento e a escolha dos objetos.

Com vias deterioradas, Parauapebas recebe nova força-tarefa de tapa-buracos

Semob atua em pontos críticos enquanto população cobra melhorias mais amplas na infraestrutura

Após um período marcado por fortes chuvas e aumento significativo de buracos nas vias urbanas, a Prefeitura de Parauapebas iniciou, nesta segunda-feira (27), uma nova etapa da operação tapa-buraco em diversos pontos da cidade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) e busca melhorar as condições de tráfego e segurança para motoristas e pedestres.

A retomada dos serviços ocorre em meio a um cenário de críticas da população, já que diversos bairros do município vêm enfrentando problemas com a deterioração do asfalto, o que tem dificultado a mobilidade urbana e aumentado o risco de acidentes.

Ação em pontos estratégicos

De acordo com a prefeitura, as equipes estão atuando simultaneamente em várias frentes, priorizando áreas consideradas mais críticas. Entre os locais que já recebem os serviços estão importantes vias da cidade, como:

  • Avenida J, no trecho entre a delegacia e a rotatória da Prefeitura;
  • Rua 69, da rotatória da PMP até a Secretaria da Fazenda (Sefaz);
  • Avenida E, até a Avenida G, no semáforo da Fitmania;
  • Avenida G, até o semáforo da PA-160;
  • Rodovia Faruk Salmen.

Além desses corredores, a operação também alcança bairros como Parque dos Carajás, Beira Rio I e II, Jardim Canadá, Guanabara e Da Paz.

Planejamento após as chuvas

Segundo o secretário municipal de Obras, Roginaldo Rocha, a execução dos serviços foi reprogramada para garantir maior durabilidade nas intervenções, já que o período chuvoso compromete a eficácia de reparos emergenciais.

“Após o período de chuvas, iniciamos uma força-tarefa com planejamento técnico para recuperar as vias com mais qualidade e durabilidade. Nosso objetivo é atender os pontos mais críticos com agilidade”, afirmou.

Expectativa da população

Apesar do início dos trabalhos, moradores seguem cobrando soluções mais amplas para os problemas de infraestrutura urbana, já que os buracos têm sido registrados em praticamente todos os bairros da cidade.

A prefeitura informou que a operação seguirá de forma contínua, com cronograma ajustado conforme as demandas identificadas pelas equipes técnicas. Durante a execução dos serviços, a orientação é para que condutores e pedestres redobrem a atenção nas áreas em manutenção.

Ataque com explosivos em fábrica de rações mobiliza esquadrão antibombas em Parauapebas

Empresa no Palmares Sul foi alvo de criminosos que instalaram três bombas; Polícia Civil investiga se atentado possui relação com disputas judiciais e ameaças sofridas por proprietários

A segurança pública em Parauapebas está em alerta após um grave ataque criminoso registrado na noite de sábado (25), na empresa Rações Carajás (Ueoka Ferreira Nutrição Animal Ltda), localizada no Bairro Palmares Sul. Na manhã desta segunda-feira (27), peritos criminais e membros do esquadrão antibombas de Belém realizaram uma operação estratégica no local para neutralizar artefatos e coletar evidências.

A dinâmica do crime
De acordo com os relatos, criminosos invadiram as dependências da fábrica e instalaram três artefatos explosivos em pontos críticos para a operação da empresa: um silo de concreto, uma caldeira e um compressor. Apenas uma das bombas detonou, destruindo parte da estrutura do silo. Por sorte, os outros dois dispositivos não explodiram, o que evitou uma tragédia, já que havia seguranças trabalhando no local no momento das explosões.

Investigação e contexto de ameaças
O caso está sendo tratado como prioridade pela 20ª Seccional de Polícia Civil. Documentos oficiais analisados pela reportagem do Portal Pebinha de Açúcar revelam que o ataque pode estar inserido em um contexto de conflitos anteriores. Um Boletim de Ocorrência Policial (BOP) aponta que o evento pode guardar relação com ameaças que os sócios da empresa já vinham sofrendo.

Um ponto central das investigações é uma disputa judicial complexa (Processo nº 0801086-75.2026.8.14.0040), com valor de causa de R$ 2,4 milhões, envolvendo a posse de imóveis e a própria Nutrição Animal Ltda. O registro policial cita que o proprietário, João Paulo Elisiário, esteve no local em estado de exaltação, realizando insinuações sobre a autoria, que agora estão sendo formalmente apuradas pela polícia.

Histórico de conflitos e medidas judiciais
A gravidade do cenário é reforçada por outros documentos que mostram que pessoas ligadas aos envolvidos registraram ocorrências por ameaça e perseguição (stalking) recentemente, em março de 2026. Além disso, ofícios judiciais de abril deste ano já solicitavam reforço policial para o cumprimento de mandados de reintegração de posse em áreas ligadas ao caso, evidenciando que a animosidade na região vinha crescendo.

Operação especializada
Devido à periculosidade dos artefatos deixados pelos criminosos, a vinda do esquadrão antibombas de Belém foi necessária para garantir a segurança da perícia. A área foi isolada e os especialistas realizaram o procedimento de desativação e recolhimento de materiais que serão analisados em laboratório. O tipo de explosivo utilizado pode ajudar a polícia a chegar aos autores do crime.

O empresário João Paulo Elisiário destacou o susto e o prejuízo material, mas ressaltou o alívio por não haver feridos. “Foi providência divina que as outras bombas não tenham explodido”, afirmou.

O Portal Pebinha de Açúcar segue acompanhando os desdobramentos desta investigação e trará novas informações assim que as autoridades se manifestarem sobre possíveis suspeitos.

Deixe seu comentário