Indicação aprovada na Câmara propõe reforma e construção de paradas de ônibus em Parauapebas

Indicação aprovada na Câmara pede melhorias na estrutura dos pontos e ampliação em áreas sem cobertura para usuários do transporte público

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (28), a Indicação nº 265/2026, de autoria do vereador Sargento Nogueira (Avante), que solicita ao Poder Executivo a reforma, manutenção das paradas de ônibus existentes e a construção de novas estruturas em diferentes pontos da cidade.

A proposta prevê o envio de ofício à Prefeitura, com encaminhamento à Secretaria Municipal de Obras (Semob), para que sejam adotadas medidas voltadas à melhoria da infraestrutura utilizada pelos usuários do transporte coletivo.

Estruturas precárias e falta de pontos

De acordo com a justificativa apresentada pelo parlamentar, diversas paradas de ônibus no município estão em condições consideradas precárias, com estruturas danificadas, ausência de cobertura e falta de assentos.

Além disso, há locais onde não existem pontos adequados, obrigando passageiros a aguardarem o transporte em áreas sem qualquer tipo de proteção ou segurança.

Impacto na população

A situação afeta diretamente trabalhadores, estudantes, idosos e demais usuários que dependem diariamente do transporte público. A exposição ao sol intenso e às chuvas, comuns na região, tem sido uma das principais reclamações.

Outro ponto destacado é a falta de iluminação em vários locais, o que aumenta a sensação de insegurança, principalmente durante a noite.

Proposta de melhorias

A indicação sugere que as novas paradas e as já existentes contem com estrutura adequada, incluindo cobertura, assentos e iluminação, além de serem instaladas em pontos estratégicos para atender melhor a população.

A medida também busca melhorar a organização dos locais de embarque e desembarque, contribuindo para a mobilidade urbana no município.

Próximos passos

Apesar de aprovada pelo Legislativo, a indicação não obriga a execução imediata das ações, cabendo ao Poder Executivo analisar a viabilidade técnica e orçamentária das medidas propostas.

Radialista Elson Brito denuncia ameaças após noticiar ataque com explosivos em fábrica de Parauapebas

Apresentador do Programa Alerta 96 registrou Boletim de Ocorrência contra empresário citado em investigações; “A imprensa é livre para informar”, declarou o comunicador

O radialista Elson Brito, figura conhecida da comunicação local e apresentador do Programa Alerta 96 (Rádio Arara Azul FM), denunciou formalmente nesta terça-feira (28) ter sido alvo de graves ameaças e ofensas verbais. O caso foi registrado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas após o comunicador repercutir as investigações sobre o ataque com explosivos ocorrido em uma fábrica de rações na no Bairro Palmares Sul.

A dinâmica das ameaças
Segundo o Boletim de Ocorrência, Elson Brito relata que, após a veiculação das notícias baseadas em documentos oficiais, passou a receber ligações de um dos empresários envolvidos na disputa judicial pela fábrica.

De acordo com o depoimento do radialista:

  • Foram realizadas pelo menos três tentativas de contato telefônico ao longo da tarde.
  • Na última ligação, atendida por volta das 16h09, o empresário teria proferido palavras de baixo calão e ofensas pessoais.
  • As ameaças incluíram insinuações de “consequências negativas” caso o radialista continuasse a abordar o assunto no rádio, afirmando que a situação agora seria “pessoal”.

Em vídeo gravado durante sua programação ao vivo, Elson Brito exibiu o documento policial e reafirmou seu compromisso com a verdade. “Nós lemos os boletins de ocorrência como faz o jornalismo sério. A imprensa é livre para exercer seu trabalho de informação e não vamos nos intimidar”.

Nota de solidariedade do Portal Pebinha de Açúcar
O Portal Pebinha de Açúcar vem a público manifestar sua total solidariedade ao colega radialista Elson Brito diante das ameaças sofridas no exercício de sua profissão.

Repudiamos veementemente qualquer tentativa de intimidação ou cerceamento do trabalho jornalístico. Lembramos que a Liberdade de Imprensa é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pilar essencial da democracia.

O jornalismo tem o dever de informar a sociedade sobre fatos de interesse público, especialmente aqueles que envolvem a segurança da comunidade. Ataques contra comunicadores são ataques contra o direito do cidadão de ser informado.

Reiteramos nosso apoio a Elson Brito, profissional que há anos contribui para o debate público em Parauapebas, e esperamos que as autoridades competentes apurem o caso com o rigor necessário para garantir a integridade física e profissional de quem atua na linha de frente da notícia.

PA-275: Vereador propõe retirada de rotatória em frente ao Assaí em Parauapebas

Indicação aprovada na Câmara pede estudo técnico para melhorar trânsito em área com congestionamentos e acidentes

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou por unanimidade, durante sessão realizada nesta terça-feira (28), a Indicação nº 270/2026, de autoria do vereador Sargento Nogueira (Avante)que solicita ao Poder Executivo a realização de um estudo técnico de viabilidade para a retirada da rotatória localizada em frente ao Assaí Atacadista, na PA-275.

A proposta prevê o encaminhamento da demanda à Prefeitura, com cópias à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e à Secretaria Municipal de Obras (Semob), para que seja analisada a possibilidade de alteração no sistema viário do local.

Ponto crítico do trânsito

A rotatória em questão está situada em uma das áreas de maior circulação de veículos do município, sendo utilizada diariamente por motoristas, motociclistas e pedestres. Segundo a justificativa apresentada, o dispositivo tem gerado dificuldades no fluxo de trânsito, além de contribuir para congestionamentos frequentes.

Entre os problemas apontados está a inadequação às normas técnicas de engenharia de tráfego, como raio de giro insuficiente e falta de espaço adequado para manobras, especialmente para veículos de grande porte.

Sargento Nogueira – Vereador do Avante

Riscos e limitações

Outro fator destacado é a localização da rotatória em um trecho de subida, o que pode comprometer a visibilidade e o controle dos veículos. Essa condição, aliada ao intenso fluxo, tem sido associada a situações de risco e à ocorrência de acidentes na região.

A área é considerada um importante corredor urbano, impactando diretamente trabalhadores, comerciantes e moradores que utilizam o trecho diariamente.

Possíveis mudanças

Com a aprovação da indicação, caberá ao Poder Executivo avaliar tecnicamente a situação e estudar alternativas para melhorar a mobilidade no local. Entre as possibilidades, está a retirada da rotatória e a adoção de soluções viárias mais adequadas às condições da via.

A realização do estudo deve considerar critérios de segurança, fluidez do trânsito e adequação às normas vigentes, antes de qualquer decisão sobre mudanças estruturais.

Próximos passos

A indicação não tem caráter obrigatório, mas funciona como uma sugestão formal do Legislativo ao Executivo. A partir de agora, a Prefeitura poderá analisar a proposta e decidir sobre a viabilidade de implementação de melhorias no trecho.

A medida ocorre em meio a discussões frequentes sobre mobilidade urbana em Parauapebas, especialmente em pontos considerados críticos pela população.

Secult cria equipe para planejar contratações em meio a cobranças por mais transparência

Portaria publicada no Diário Oficial institui grupo responsável por licitações, enquanto setor cultural ainda enfrenta questionamentos sobre gestão e execução de recursos

A Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas (Secult) publicou no Diário Oficial da última segunda-feira (27) a Portaria Interna nº 018/2026, que institui a Equipe de Planejamento das Contratações (EPC). A medida estabelece um grupo de servidores responsável por organizar e conduzir a fase preparatória de licitações e contratações dentro da pasta.

A iniciativa ocorre em um momento em que o setor cultural do município tem sido alvo de cobranças por maior transparência, eficiência e resultados práticos na aplicação de recursos públicos.

Nova estrutura para contratações

De acordo com a portaria, a equipe terá como função principal planejar as contratações da Secult, seguindo as diretrizes da Lei Federal nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) e normas municipais.

Entre as atribuições estão a elaboração de estudos técnicos preliminares, análise de riscos, definição de termos de referência e realização de pesquisas de preços — etapas consideradas essenciais para a legalidade e eficiência dos processos.

Quem compõe a equipe

A Equipe de Planejamento das Contratações será formada por quatro servidores:

  • Lucas de Oliveira Santos
  • Luciely Bordallo da Conceição Chagas
  • Wesley Sousa dos Santos
  • Wilton Carlos Aroucha Pereira

Os integrantes terão responsabilidades compartilhadas e deverão atuar conjuntamente na elaboração e validação dos documentos técnicos.

Questionamentos e desafios

Embora a medida tenha como objetivo aprimorar os processos internos, a publicação levanta questionamentos sobre a efetividade prática da iniciativa. Isso porque, na percepção de agentes culturais e da população, ainda há desafios relacionados à execução de projetos, acesso a recursos e apoio às atividades culturais no município.

Outro ponto que chama atenção é que a formalização de procedimentos, apesar de necessária, pode aumentar a burocracia caso não venha acompanhada de agilidade e resultados concretos.

Transparência e controle

A portaria também determina que a equipe assegure a rastreabilidade dos atos e decisões, seguindo princípios de transparência e publicidade. No entanto, a expectativa é de que essas diretrizes se reflitam, de fato, em maior clareza para a população sobre como os recursos da cultura estão sendo aplicados.

Vigência e próximos passos

O documento já está em vigor, com efeitos retroativos a 1º de abril de 2026. A Secretaria poderá ainda designar substitutos em caso de ausência de membros e solicitar apoio técnico de outros setores, como a Assessoria Jurídica.

Moradores denunciam falta de água há mais de uma semana no Bairro Novo Horizonte

Comunidade relata necessidade de comprar água para suprir necessidades básicas e cobra providências após mudança na gestão do serviço de abastecimento

Moradores do Bairro Novo Horizonte, em Parauapebas, denunciam estar há mais de uma semana sem abastecimento de água, situação que tem gerado transtornos e indignação na comunidade. Segundo relatos enviados ao Portal Pebinha de Açúcar, algumas famílias já enfrentam até oito dias consecutivos sem o fornecimento regular.

De acordo com uma internauta, a situação tem obrigado os moradores a recorrerem à compra de água para atender necessidades básicas do dia a dia, como higiene pessoal, preparo de alimentos e limpeza doméstica. “É um absurdo. Já são vários dias sem água e ninguém toma providência. A gente tem que comprar água para conseguir viver”, relatou.

A reclamação também destaca que o problema ocorre em meio a outros desafios enfrentados pela população, como as condições das vias urbanas, aumentando o sentimento de abandono por parte dos moradores.

Mudança na responsabilidade

Neste ano, o serviço de distribuição de água na zona urbana de Parauapebas passou por mudanças. A responsabilidade, que antes era do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), agora está sob gestão da empresa Águas do Pará.

Diante disso, moradores cobram respostas e soluções rápidas por parte da concessionária responsável, especialmente em situações prolongadas como a enfrentada no Novo Horizonte.

Cobrança por soluções

A comunidade pede que medidas emergenciais sejam adotadas para restabelecer o fornecimento o quanto antes e evitar que o problema continue afetando dezenas de famílias.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o que teria causado a interrupção no abastecimento nem previsão para normalização do serviço.

O Portal Pebinha de Açúcar segue acompanhando o caso e permanece à disposição para ouvir os esclarecimentos da empresa responsável e das autoridades competentes.

Atualização:

A Águas do Pará entrou em contato com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar e se posicionou sobre o assunto, confira abaixo na íntegra:

“A Águas do Pará informa que, no último sábado (25), foi necessária a realização de uma manutenção emergencial na rede de distribuição do reservatório que atende o bairro Novo Horizonte, em Parauapebas, o que impactou o fornecimento de água por aproximadamente 24 horas. Após a conclusão dos serviços, o abastecimento foi restabelecido e segue operando dentro da normalidade.

O bairro já funciona em sistema de rodízio de abastecimento, modelo adotado antes da entrada da concessionária na gestão dos serviços no município, em 5 de janeiro deste ano. O rodízio é uma medida necessária no cenário atual, enquanto a Águas do Pará trabalha para ampliar a capacidade do sistema e eliminar gradualmente essa necessidade — ação que já beneficiou os bairros Liberdade II e Novo Brasil, que hoje contam com abastecimento contínuo, 24 horas por dia.

A empresa reforça que eventuais oscilações ou interrupções pontuais podem ocorrer temporariamente. Nesses casos, é fundamental que os moradores entrem em contato informando o endereço completo, para que as equipes possam realizar a verificação e restabelecer o fornecimento o mais breve possível.

As ocorrências devem ser registradas pelos canais oficiais: 0800 091 0091 (ligação e WhatsApp), aplicativo Águas APP (Android e iOS), ou presencialmente na Estação Cidadania ou na Sala 5 da Galeria Diamond, no Parque dos Carajás”.

Parauapebas amplia videomonitoramento e chegará a 243 câmeras espalhadas pela cidade

Com monitoramento 24 horas e equipamentos de leitura facial e de placas, sistema coordenado pelo CCO é peça fundamental no combate à criminalidade e apoio às forças policiais

O investimento em tecnologia tem sido um dos pilares da estratégia de segurança pública em Parauapebas. Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e do Centro de Controle e Operações (CCO), o município segue expandindo sua rede de videomonitoramento, que hoje já conta com 203 câmeras instaladas em pontos estratégicos.

O sistema opera de forma ininterrupta, com acompanhamento em tempo real, servindo como os “olhos” das forças de segurança em áreas de grande fluxo, entradas e saídas da cidade. Essa estrutura permite uma resposta mais rápida a incidentes e auxilia diretamente na elucidação de crimes e infrações de trânsito.

Tecnologia de ponta
O parque tecnológico de Parauapebas conta com equipamentos sofisticados e diversificados para diferentes tipos de monitoramento:

  • Câmeras LPR: Responsáveis pela leitura automática de placas de veículos, essenciais para identificar carros roubados ou envolvidos em ilícitos.
  • Modelos Speed Dome: Equipamentos com giro de 360º que permitem o acompanhamento de alvos em movimento com alta precisão.
  • Equipamentos multi-sensores: Proporcionam uma visão panorâmica completa dos ambientes.
  • Leitura facial: Tecnologia avançada que amplia a capacidade de identificação de indivíduos.

A meta da gestão municipal é elevar esse número para 243 câmeras, com novas instalações já em andamento, garantindo uma cobertura ainda mais robusta em novos bairros e setores comerciais.

Como solicitar imagens
Além do trabalho preventivo, o CCO também presta suporte direto ao cidadão que precisa de provas para processos judiciais ou boletins de ocorrência. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do órgão, localizada na Rua Karajá, no Bairro Parque dos Carajás II.

Para formalizar o pedido de acesso às imagens, o interessado deve apresentar:

  • Boletim de Ocorrência (BO) ou ofício de solicitação;
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de endereço;
  • Um dispositivo de armazenamento (como pendrive ou HD externo) para a cópia dos arquivos.

Com a expansão do sistema, a Prefeitura de Parauapebas reafirma seu compromisso em utilizar a inovação tecnológica para promover mais eficiência na segurança pública e, consequentemente, garantir mais qualidade de vida para quem vive e trabalha na “Capital do Minério”.

Em reunião com reitora, Keniston Braga destina R$ 500 mil para fortalecer campus da UFRA em Parauapebas

O deputado federal Keniston Braga (MDB-PA) recebeu em seu gabinete, em Brasília, a reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Janae Gonçalves, e sua equipe técnica para tratar dos desafios estruturais enfrentados pelo campus de Parauapebas e reforçar ações de apoio à instituição.

A UFRA é uma das principais instituições de ensino superior da região Norte, com atuação em diversos municípios paraenses, reunindo milhares de estudantes e ofertando dezenas de cursos de graduação e pós-graduação voltados ao desenvolvimento sustentável da Amazônia e à formação de profissionais em áreas estratégicas.

Durante o encontro, Keniston anunciou a destinação de R$ 500 mil em emendas parlamentares para auxiliar na manutenção e melhoria da infraestrutura do campus de Parauapebas, atendendo a uma demanda que já fora apresentada por estudantes do curso de Farmácia no ano passado, que relataram dificuldades estruturais e pediram apoio ao parlamentar.

“Educação é prioridade. Hoje recebi a reitora da UFRA e sua equipe para falar sobre os desafios do campus de Parauapebas. A gente já conhece essa realidade e sabe o quanto é urgente agir. Assumi o compromisso de destinar R$ 500 mil em emendas para ajudar na manutenção e melhoria da estrutura da universidade. A UFRA é essencial ao desenvolvimento da nossa região”, afirmou o deputado.

A reitora destacou a importância do apoio institucional e a receptividade do parlamentar. “Hoje é um dia muito feliz. Viemos esperançosos, representando toda a comunidade da UFRA de Parauapebas. Esse olhar para a educação transforma vidas e transforma a região. Daqui pra frente nós vamos estar juntos”, disse.

Keniston reforçou que a iniciativa busca garantir melhores condições de ensino e aprendizagem. “Demos sequência à visita ao campus de Parauapebas e assumimos a responsabilidade de iniciar esse apoio com recursos para manutenção e reforma de ambientes da universidade”, completou.

A situação do campus de Parauapebas, segundo relatos apresentados anteriormente ao deputado, inclui limitações na estrutura física, necessidade de manutenção em salas de aula e laboratórios, além de demandas por melhorias em espaços acadêmicos essenciais ao funcionamento dos cursos. A comunidade acadêmica vinha alertando para a urgência de investimentos que garantissem condições adequadas de ensino.

Para a reitora, o gesto representa um avanço importante. “Com certeza, os bons frutos desse momento serão colhidos por toda a comunidade universitária, por todos aqueles que lutam por dias melhores para a nossa universidade, para a nossa região e para o nosso país”, afirmou.

Ao final do encontro, Keniston Braga reafirmou o compromisso com a educação pública e com o desenvolvimento regional. “Investir na UFRA é investir no futuro de muita gente. Seguimos juntos, trabalhando por Parauapebas, pelo Pará e pelo Brasil”.

Mototaxista Gilberto é encontrado morto em Parauapebas após dias desaparecido

Profissional da concessão 647 estava sumido desde sexta-feira; segundo o Sindimoto, ele sofria de depressão e chegou a enviar mensagens de despedida à família

A categoria dos mototaxistas de Parauapebas está em luto. Após dias de buscas intensas, o corpo de Gilberto Oliveira da Rocha, mototaxista da concessão 647, foi localizado sem vida. O desfecho trágico foi confirmado por Francisco Tácio, representante do Sindimoto, em entrevista à nossa reportagem.

O desaparecimento
Gilberto estava desaparecido desde a última sexta-feira. De acordo com Tácio, o último contato do profissional foi uma mensagem enviada aos familiares em tom de despedida. Na segunda-feira, a Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) já havia localizado a motocicleta de Gilberto, o que aumentou a apreensão sobre o seu paradeiro. Infelizmente, o corpo foi encontrado nesta terça-feira (28).

Perfil do profissional
Gilberto era um veterano da profissão, com cerca de 12 anos de atuação como mototaxista em Parauapebas. Ele trabalhava no ponto localizado em frente ao SESP (antigo posto de saúde). Além da mototaxi, Gilberto também trabalhava “fichado” em outras áreas, atuando como maquinista e em serviços de terraplanagem para empresas que prestam serviço à Vale.

Segundo o representante do sindicato, Gilberto era uma pessoa mais reservada e isolada dentro da categoria, mas muito respeitada. Ele morava no Bairro Nova Carajás, era casado e tinha um filho (sua esposa também possui outros três filhos de um relacionamento anterior).

Luta contra a depressão
O Sindimoto destacou que o mototaxista vinha enfrentando a depressão, doença que o representante da categoria classificou como “o mal do século”. As mensagens enviadas à família antes do desaparecimento já indicavam o estado emocional crítico em que o profissional se encontrava.

O caso agora deve seguir os trâmites legais para a liberação do corpo e realização do sepultamento. O Portal Pebinha de Açúcar expressa as mais profundas condolências aos familiares, amigos e a toda a categoria dos mototaxistas de Parauapebas neste momento de dor.

Deixe seu comentário