A edição promete ser a maior de todos os tempos com 1.200 atletas
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizou na manhã desta terça-feira (7), uma reunião envolvendo a segurança da 20ª Corrida de São Sebastião, que abre oficialmente, o calendário esportivo da secretaria. O encontro mostrou o percurso da prova que terá a largada às 6h30min em ponto, com saída e chegada na Paróquia de São Sebastião, localizada na Rua D, no Bairro Cidade Nova.
“Temos agora, dia 20, a Corrida de São Sebastião. É uma corrida que já é tradicional na cidade. A gente enfatiza que é uma corrida que até então, a gente lida com o fator social. É uma corrida beneficente onde podemos ajudar muitas famílias pós-corrida e garanto que essa vai ser uma das maiores e melhores corridas de São Sebastião, com várias novidades diferentes”, afirma Adailson Silva, diretor de Esporte da Semel.
Participaram do evento realizado em uma das salas do Ginásio Poliesportivo Islander Souza, no Bairro Beira Rio, representantes da Policia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento de Trânsito e Transporte (DMTT), Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) e Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), além da Paróquia São Sebastião.
“É importante a gente ressaltar que essa parceria já vem desde lá do começo, como a corrida não é um patrimônio da igreja, mas é do município. Então, a prefeitura está sempre presente nessa organização e que nós estamos afinando toda essa organização da 20ª Corrida de São Sebastião juntamente com o poder público que participa sempre, e sem o poder público, a gente não teria o sucesso que é sempre a Corrida de São Sebastião”, enaltece José Melo, missionário da Paróquia São Sebastião.
A organização da corrida espera aproximadamente 1.200 atletas vindos de todas as partes do Brasil. O novo percurso será de 6,5km, com quatro pontos de água a cada 1,3 km para a hidratação dos competidores. Os interessados podem fazer as inscrições a partir desta quarta-feira (8), com horários e locais a serem divulgados. No ato da inscrição o corredor deverá fazer uma doação de uma cesta básica com 12 itens e passar por avaliação médica para saber de suas condições físicas.
“A Secretaria de Saúde vai disponibilizar três ambulâncias. Uma vai ficar na chegada do evento, outra a gente vai posicionar de forma estratégica na metade do trajeto e a outra vai fazendo a varredura, acompanhando sempre o último atleta até chegar na linha de chegada”, diz Manoel Ilson, coordenador do Samu.
Para as categorias masculina e feminina, o percurso será de 6,5km e uma rota especial para PCD e PCD cadeirantes. O percurso será sinalizado e fiscalizado pela organização da prova mantendo a segurança aos participantes com três ambulâncias para atendimento. A previsão de chegada para o primeiro colocado é de 20 minutos e para o último, mais de uma hora.
A Corrida de São Sebastião será no dia 20 de janeiro, feriado do dia do padroeiro da cidade.
“Nos preocupamos sim, em fazer uma corrida diferente. Estamos buscando informações, entender as várias edições, o que deveria ser melhor e como poderíamos melhorar. Então, estamos buscando a cada dia fazer uma edição melhor da Corrida de São Sebastião”, ressalta Célia Rocha, secretária de Esporte e Lazer.