Mais de 45 professores da rede municipal de educação foram certificados pelo programa da Rede Nacional de Formação Continuada (RENAFOR), polo Parauapebas. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Universitário de Parauapebas(CEUP), no sábado (08).
Participaram do evento, além dos concluintes, o secretário municipal de educação, Shirlean Rodrigues, a representante da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), professora Liliane Cassiano, a ministrante do curso, professora Solange Batista e o tutor Daniel Evangelista.
O curso de Atendimento Educacional Especializado ofertado por meio de parceria entre Ministério da Educação, UFRA e Secretaria Municipal de Educação (Semed), com carga horário de 120 horas, foi destinado aos professores que estão em contato direto com alunos especiais em sala de aula e salas de recursos multifuncionais.
A ministrante do curso destacou a importância dos educadores darem continuidade às suas formações. “Parabenizo a todos os professores que concluíram o curso e se mostraram perseverantes mesmo com as dificuldades. Precisamos continuar estudantes, pois sempre iremos aprender. Agradeço a parceria da secretaria de educação”, finalizou a professora Solange Batista.
Shirlean Rodrigues ressaltou o compromisso da Semed com a educação de qualidade. “Todos estão de parabéns, pois só conseguimos fazer a educação por meio da colaboração de cada um. Nossa meta é multiplicar, temos muitos projetos para a educação e a parceria com os educadores é fundamental”, destacou o secretário.
Durante a cerimônia o secretário de educação aproveitou para anunciar investimentos que vão marcar positivamente o setor na cidade, principalmente a área de educação infantil. Shirlean anunciou que nove creches serão construídas, assim como seis quadras cobertas com vestiários e a reforma de várias escolas melhorando consideravelmente a estrutura física da rede de ensino.
Para os professores, o curso foi mais uma oportunidade de aprendizado, pois o município já realiza diversas formações. “Essa formação veio somar para o nosso trabalho, trocar experiências e atualizar nossos conteúdos e práticas de ensino”, disse a professora Jucicleide Mota.
Reportagem: Liliane Diniz