Até o dia 23 de maio, os visitantes do Parque Zoobotânico Vale (PZV) deverão utilizar o estacionamento do Núcleo Urbano de Carajás e acessar o parque, a pé, a partir do portão de acesso próximo a rodoviária do Núcleo. O estacionamento do PZV estará temporariamente fechado para montagem da estrutura que recebe o 3º Seminário Nacional de Governança para o Turismo e Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil, que acontece em Parauapebas de 19 a 21 de maio.
Neste período, apenas na quinta-feira (19), o Parque Zoobotânico ficou fechado. O reestabelecimento do acesso ao estacionamento e normalização da entrada de veículo será a partir da segunda, 23 de maio.
Parque Zoobotânico Vale
Inaugurado em 1985, mesmo ano de início das operações da Mina de Carajás e da Estrada de Ferro Carajás (EFC), o Zoobotânico é hoje uma das principais atrações turísticas e de lazer no Estado do Pará. Localizado em Carajás, no município de Parauapebas, o espaço se consolidou ao longo desse período como importante centro de conservação de espécies amazônicas e fonte para o desenvolvimento de pesquisas sobre a flora regional.
O Zoobotânico abriga aproximadamente 360 animais, distribuídos em mais de 70 espécies de aves, mamíferos e répteis, incluindo algumas raras ou ameaçadas de extinção, como o gavião-real, ararajuba, onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca e macaco cuxiú.
E quem quiser conhecer um pouco mais sobre o PZV, está disponível ao público um tour virtual no parque. O ambiente proporciona a experiência de visitar, os principais recintos, os animais, a botânica do local, além de algumas curiosidades do espaço. Você pode conferir o tour virtual no vale.com/pzv.