Você sabia que o município de Parauapebas conta com dois cemitérios, sendo o Jardim Eterno, que fica localizado no Bairro Rio Verde, na Rua São João e o Jardim da Saudade, que fica localizado na Rodovia Municipal Faruk Salmen?

Pois é, o do Rio Verde não tem mais espaço para sepultamentos, porém, continua aberto para visitações e conta com manutenções que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo de Parauapebas (Semurb). Já o que fica localizado na Rodovia Faruk Salmen, continua ativo para enterros, porém, de acordo com o apurado pelo Pebinha de Açúcar, está com o “alerta vermelho” aceso, tendo em vista que por lá já foram sepultadas quase 13 mil pessoas e o espaço disponível está chegando ao fim.

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar entrou em contato com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Parauapebas e pediu esclarecimentos sobre o assunto, por sua vez, o Governo Municipal se posicionou sobre o caso.
De acordo com a Prefeitura de Parauapebas, “atualmente os enterros são realizados no Cemitério Jardim da Saudade, na Faruk Salmen e já conta com 12.570 sepultamentos. A desapropriação da área do terceiro cemitério foi realizada pelo Gabinete do Prefeito. E a construção do novo cemitério está em processo licitatório em fase interna, e está sendo analisada pelos órgãos de controle e orçamento, o prazo mínimo para conclusão da fase interna é de no mínimo 90 dias. Diante da emergência e da necessidade, estamos trabalhando uma modalidade mais rápida para construir uma área urbanizada disposta a atender a população de imediato até o fim do trâmite do processo licitatório.
A urbanização que está sendo trabalhada no processo licitatório totaliza uma área de 20 mil m² com 2.632 jazigos tradicionais, pórtico de entrada, estacionamento, capelas, sede administrativa e instalações”.